Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C

Projeto de conservação da ilha da Berlenga é finalista em prémio europeu

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O projeto LIFE Berlengas surge entre os cinco finalistas deste ano do Prémio Europeu Natura 2000, na categoria “Conservação”. Coordenado pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), foi selecionado entre 36 candidaturas nessa categoria. Para além do prémio atribuído por um júri, o projeto está também a votação para “escolha do público” até dia 15 de setembro, no site da Rede Natura 2000.
O LIFE Berlengas teve como principal objetivo criar melhores condições às espécies nativas daquele habitat único (foto Isabel Fagundes)

O LIFE Berlengas, em parceria com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, Câmara Municipal de Peniche, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e com a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar como observadora, decorreu entre 2014 e 2019 e teve como principal objetivo devolver a essência da ilha, criando melhores condições às espécies nativas daquele habitat único, sobretudo as aves marinhas e as plantas nativas.

A seleção como finalista deste prémio europeu reconhece o sucesso das ações de recuperação de habitat, através do controlo de espécies exóticas invasoras e construção de ninhos artificiais.

Outro importante resultado do projeto foi a caraterização dos visitantes e a criação do barómetro de visitação, que pretende ser um instrumento de apoio à gestão, permitindo não só compreender e avaliar a perceção dos visitantes, mas também aferir eventuais impactos de mudanças introduzidas na gestão desta área.

Entre os sucessos do projeto destaca-se o nascimento da primeira cria de roque-de-castro na ilha da Berlenga, a remoção da quase totalidade do chorão da ilha (um “tapete” que cobria de verde uma boa parte da ilha, mas que impedia as plantas nativas de se desenvolverem), e as câmaras online que permitiram a todos seguir em direto o desenvolvimento de crias de cagarra e galheta.

Segundo Joana Andrade, coordenadora do Projeto LIFE Berlengas, “ser finalista do prémio Natura 2000 mostra que o nosso trabalho na Berlenga é um caso de sucesso e um exemplo a seguir. Estamos muito satisfeitos com este reconhecimento de todo o trabalho de conservação e recuperação que aqui fizemos ao longo de cinco anos, graças a uma equipa técnica de excelência e a centenas de voluntários dedicados”.

O Prémio Natura 2000 foi criado pela Comissão Europeia para celebrar e promover as melhores práticas para a conservação da natureza na Europa. Os vencedores nas cinco categorias serão revelados a 14 de outubro, em Bruxelas.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss