Q

Previsão do tempo

19° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 21° C
19° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 22° C
19° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 23° C

Criado o aspiring Geoparque Oeste

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foi criado o aspiring Geoparque Oeste – Terras do Jurássico (GO-TJ), que surgiu de um sonho do Grupo de Etnologia e Arqueologia da Lourinhã, dos municípios do Bombarral, Lourinhã, Óbidos, Peniche e Torres Vedras, e da Sociedade de História Natural.
Os 61 km de costa atlântica deste território proporcionam excelentes condições de observação da geologia regional

Com este desejo, estas entidades assinaram um memorando de entendimento e apresentaram-se como dinamizadores de uma candidatura a geoparque mundial da UNESCO. Foi criada a Associação Geoparque Oeste (AGEO), constituída por uma equipa com dois coordenadores (executivo e científico) e três técnicos responsáveis pelas áreas da geologia, administração e comunicação, tendo como objetivo dinamizar a candidatura a médio prazo.

Desde então, a AGEO tem participado em encontros nacionais e internacionais de geoparques mundiais, com o propósito de divulgar a riqueza geológica, mas também turística, que carateriza este território.

A área territorial do aspiring GO-TJ é constituída, na sua totalidade, por 879km2, com cerca de 158.000 habitantes, correspondendo ao conjunto dos municípios referidos.

Em termos geológicos, em cerca de 2/3 deste território encontram-se à superfície rochas do Jurássico, 1/5 rochas do Cretácico e 1/8 rochas de outras idades. Abrangendo quase todo o Mesozóico e uma parte do Cenozóico, no aspiring GO-TJ conta-se assim uma história com mais de 200 milhões de anos.

Os 61 km de costa atlântica deste território proporcionam condições de observação da geologia regional, com afloramentos de excecional continuidade ao longo das suas falésias. Em algumas destas podem ser observados fósseis, com claro destaque para os dinossauros, atraindo o turista regular, bem como cientistas e turismo científico de todo o mundo. Por outro lado, também as praias de areia são um grande atrativo local e trazem numerosos visitantes e veraneantes durante todo o ano.

“No entanto, o território do aspiring GO-TJ não é só dinossauros e rochas antigas. Aqui é possível conhecer e vivenciar, como em mais nenhum território, o sucesso que as tropas luso britânicas tiveram nas diversas invasões francesas, experimentar uma das melhores aguardentes vínicas do mundo, passear e conhecer os vinhos e a vinha do Oeste com visitas inesquecíveis a quintas e solares, saborear a verdadeira pêra Rocha na sua capital, o Bombarral, sonhar com os amores de Pedro e Inês, enquanto se passeia pelas muralhas de um dos castelos mais belos de Portugal – Óbidos”, descreve o departamento de comunicação e imagem.

“Estas caraterísticas ilustram a relevância e o potencial científico, educativo e geoturístico deste território, que tem por base três principais objetivos: Promover a preservação, conservação, valorização e divulgação do património natural e cultural, com especial ênfase no território geológico, contribuir para o aumento do bem-estar e da melhoria de qualidade de vida das populações, e contribuir para a criação de condições de usufruto responsável do património natural e cultural do aspiring GO-TJ, pelas populações locais e visitantes”, adianta.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Os Golpe lançaram novo álbum “Terra do Diabo”

O grupo musical Golpe lançou um novo álbum, intitulado “Terra do Diabo”. O quinteto é da Benedita, mas tem dois elementos que são das Caldas da Rainha.
Da banda fazem parte Carlos Marques (voz, baixo e guitarra acústica), Samuel Lucas (guitarra e back vocals), João Carlos (teclados) e os músicos das Caldas da Rainha, Luís Agostinho (teclados) e Louie Russo (bateria e back vocals).

golpe 1

Empate com o Amora mantém o Caldas em segundo lugar

Amora FC e Caldas SC disputaram no passado sábado, no estádio da Medideira, uma partida a contar para a jornada 8 que terminou com igualdade a uma bola. Com este resultado, o Caldas soma 18 pontos e mantém-se em segundo lugar, mantendo tudo em aberto para as últimas duas jornadas na Série 2 de manutenção na Liga 3.

caldas2

Rampa Foz do Arelho

O cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no último domingo de abril (dia 28), vai ser palco de uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integra o calendário da Series by NDML, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

rampa