Q

Previsão do tempo

12° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 12° C
12° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 12° C
14° C
  • Tuesday 14° C
  • Wednesday 12° C
  • Thursday 12° C

Biofarmacêutica em projeto de investigação contra o vírus

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A CellmAbs, empresa da comunidade Óbidos Parque - Parque Tecnológico de Óbidos, integra o Glycovid-19, um projeto de investigação liderado por Paula Videira, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, que tem como objetivo desenvolver fármacos que combinem glicanos e anticorpos para neutralizar a entrada do novo coronavírus durante a infeção.

A participação e contributo através dos seus tratamentos acontece no âmbito de um consórcio composto por entidades do sistema nacional de saúde, científico e empresarial, no âmbito do qual a CellmAbs obteve um financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia tendo em vista a realização de vários ensaios colaborativos. “Um exemplo claro de como as empresas, as universidades e entidades do Serviço Nacional de Saúde conseguem trabalhar com uma enorme sinergia”, aponta Nuno Prego Ramos, CEO da biofarmacêutica.

Apesar de focada no desenvolvimento de tratamentos inovadores na área da oncologia, as terapêuticas que têm vindo a ser trabalhadas pela CellmAbs “têm como alvo principal um subconjunto específico de estruturas moleculares aberrantes que existem apenas nas células cancerígenas e, coincidentemente, em alguns vírus como o SARS-CoV-2”.

“No seguimento das recentes evidências científicas que demonstram que estas estruturas expressas no vírus podem ser um bom alvo para um anticorpo neutralizador, a CellmAbs decidiu realizar uma prova de conceito com um dos seus anticorpos com o vírus. Os resultados obtidos foram muito promissores, tendo revelado uma excelente capacidade de neutralização do vírus SARS-CoV-2. Acreditamos que será possível concluir um plano de desenvolvimento que permita iniciar os ensaios clínicos em humanos no espaço de oito a dez meses”, explica Nuno Prego Ramos.

A esperança é a de que “esta nova terapêutica possa revelar uma maior eficiência, melhorar a qualidade de vida dos pacientes e os resultados em saúde, reduzindo a pressão nos hospitais públicos devido a hospitalizações ineficazes/prolongadas dos pacientes infetados, e aliviando o peso individual e socioeconómico desta pandemia”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Teatro da Rainha encerra temporada

O Teatro da Rainha vai encerrar a temporada de 2024 no dia 14 de novembro, às 15h00, na Sala-Estúdio, com o colóquio "Teatro, Espaço Vazio e Democracia", dedicado ao tema "Novas Dramaturgias: o processo de 4 autores à procura de voz".

Conferência espírita

O Centro de Cultura Espírita de Caldas da Rainha vai levar a cabo, no dia 13 de dezembro, às 21h00, uma conferência espírita subordinada ao tema "Casamento e divórcio", com Catarina Fernandes.

“Óbidos + Saúde” tenta combater falta de médicos

Com 82% da população ainda sem médico de família, o Município de Óbidos prepara-se para estender o “Óbidos + Saúde” para 2025, na sequência da forte adesão ao plano lançado no início do ano e que surge em complemento ao Serviço Nacional de Saúde. Neste momento, o concelho dispõe apenas de um dos sete médicos de família de que necessita, razão pela qual o executivo municipal decidiu avançar com este plano de saúde, que foi subscrito gratuitamente, até ao final de outubro, por 5931 cidadãos recenseados em Óbidos.

saude