Q

Previsão do tempo

12° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
11° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
12° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C

Onze trabalhadores da central fruteira O Melro com Covid-19

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Em trinta testes efetuados, foram detetados com Covid-19 onze trabalhadores da central fruteira O Melro, no Sanguinhal, Bombarral, levando à realização de exames por equipas do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) aos restantes trezentos colaboradores, cujos resultados deverão ser conhecidos neste fim de semana.
Enquanto os resultados dos testes não são conhecidos a central fruteira mantém-se em funcionamento

Enquanto os resultados dos testes não são conhecidos cerca de trinta pessoas, entre funcionários e familiares, encontram-se em isolamento profilático em casa, mas a central fruteira mantém-se em funcionamento.

A situação está a preocupar a Câmara Municipal, porque no concelho do Bombarral até agora o número de infetados era escasso. “O comportamento da população foi exemplar e isso traduziu-se no número de casos sempre baixo. A situação alterou-se radicalmente a partir do primeiro dia da terceira fase de desconfinamento”, manifestou o presidente da Câmara do Bombarral, Ricardo Fernandes, que alertou, em conferência de imprensa, que “comportamentos menos cuidados poderão colocar tudo a perder”.

“Temos uma cadeia de transmissão ativa no concelho com repercussões nos concelhos vizinhos”, admitiu o autarca. Dos onze infetados, cinco são residentes no concelho do Bombarral.

A autarquia está a acompanhar a evolução dos casos e consoante os resultados dos testes irá definir medidas. “É expectável que se venha a verificar um aumento do número de casos confirmados nos próximos dias, estando a situação a ser devidamente acompanhada pelas autoridades de saúde”, referiu Ricardo Fernandes.

Há no entanto o receio de que a pandemia chegue a outras centrais fruteiras do Bombarral (foi identificado um caso na Primofruta, em Azambujeira dos Carros) e uma das medidas que a Câmara admite tomar poderá passar pelo encerramento de esplanadas na vila para diminuir o risco de propagação do vírus.

Num primeiro momento, foi decidido fazer um reforço da sensibilização junto dos estabelecimentos de restauração e bebidas, no sentido de adotarem a melhores práticas no que diz respeito ao distanciamento entre clientes e com vista à redução dos ajuntamentos de pessoas

No concelho do Bombarral foram hoje registados mais quatro novos casos positivos de Covid-19, passando a um total de onze ativos. “Com exceção de um dos novos casos, os restantes estão relacionados com a atual situação que se verifica na empresa O Melro, revelou a Câmara.

A empresa assegurou que no âmbito do plano de contingência tinha aumentado para hora e meia o intervalo entre o fim do primeiro turno e o início do segundo para não haver cruzamento de trabalhadores, e para evitar a aglomeração de pessoas tinha também dividido os colaboradores por várias pausas para o almoço e lanche.

Uma trabalhadora do turno da noite contou que “usamos desinfetante, tapetes com desinfetante, estamos sempre a lavar as mãos e usamos máscaras e viseiras”.

Outra trabalhadora do turno de dia que estava de folga foi à central fazer o teste e disse que recebeu como recomendações “usarmos a máscara e não nos aproximarmos demasiado das pessoas enquanto não soubermos o resultado”.

“O ambiente está tranquilo e quem não está infetado pode vir trabalhar”, declarou outra trabalhadora.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Infantis obidenses vencem em futsal

Em jogo da 4ª jornada da Divisão Distrital - Grupo B de futsal em infantis, no pavilhão da EB 2-3 D. Luís de Ataíde, em Peniche, defrontaram-se no passado dia 24 o Peniche Amigos Clube “B” e a Associação Desportiva de Óbidos. O resultado foi de 2-6.

futsal

Concerto solidário com Guiné

Um concerto solidário de angariação de bens para apoio do trabalho missionário na Guiné vai ter lugar no dia 30 de março, às 20h30, e no dia 31 de março, às 16h00, nos Pimpões, nas Caldas da Rainha.

concerto