Será sempre privilegiado o tratamento de assuntos online, sendo apenas admitidos presencialmente os casos onde tal não seja possível. Quem não tiver computador e/ou internet, poderá ligar para o telefone geral da Câmara Municipal de Óbidos, onde um funcionário ajudará o munícipe no pré-agendamento do atendimento presencial.
Estão disponíveis os serviços de Secretaria, Loteamentos e Obras Particulares, Tesouraria, Água e Saneamento, Desenvolvimento Comunitário, Coesão Social, Atendimento pelo Executivo Municipal, Consulta de Processos, Atendimento Assistido (Balcão Virtual) e Espaço do Cidadão. Ao clicar no serviço pretendido, basta preencher os campos e esperar que a Câmara Municipal de Óbidos entre em contacto.
Em todos os pré-agendamentos terão de ser preenchidos obrigatoriamente os campos do nome, e-mail, NIF, sendo opcionais o número de telefone e o dia de atendimento. Nas piscinas municipais foi criado um espaço de atendimento assistido, onde os munícipes podem fazer, de forma acompanhada, o registo no balcão virtual e tratar de forma virtual os seus assuntos com o município.
Na deslocação aos Paços do Concelho, deverá identificar-se ao segurança, entrar pelo tapete de desinfeção e deslocar-se diretamente ao serviço pretendido. O uso de máscara é obrigatório, só sendo permitido o acesso aos locais de atendimento de uma pessoa de cada vez, devendo as restantes aguardar fora das instalações municipais, cumprindo a distância de segurança entre pessoas, de acordo com as recomendações das autoridades de Saúde. No atendimento presencial, também deverá ser salvaguardada a distância de segurança e os pagamentos deverão ser realizados preferencialmente por via eletrónica.
Estão neste momento em fase de conclusão as obras de remodelação de parte do edifício dos Paços do Concelho onde é feito o atendimento presencial. São trabalhos que vão permitir reformular a organização do espaço de atendimento ao público, permitindo manter as distâncias de segurança necessárias, entre outras medidas, devido à pandemia de Covid-19.
Desde o início da situação pandémica foi alargado o conjunto de serviços no balcão virtual, permitindo aos munícipes tratarem dos seus assuntos através de sua casa. A título de exemplo, passou a ser possível proceder à leitura do contador de água no balcão virtual, ou mesmo aceder às medidas de apoio às famílias e empresas, ou ainda a inscrição em programas municipais.
Assuntos relacionados com toponímia, cemitérios, águas, bolsas de estudo e apoio social já eram possíveis tratar no balcão virtual. Em breve um conjunto de novos serviços vai ser disponibilizado através do balcão virtual.
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