Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
15° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
15° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C

Assinados protocolos para mais testes a pescadores

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foram assinados na passada quarta-feira mais protocolos de colaboração para a realização de testes laboratoriais de diagnóstico Covid-19 e reforço das medidas de proteção individual dos profissionais da pesca, ampliando a capacidade para 500 exames aos pescadores que exercem a sua atividade nos portos de Peniche e da Nazaré.
A assinatura decorreu no Edifício Cetemares, em Peniche, onde está o laboratório para o tratamento dos testes

Os documentos foram subscritos pelos titulares do Politécnico de Leiria, Câmara Municipal de Peniche, Câmara Municipal da Nazaré, Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Direção Geral dos Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, Docapesca, Opcentro – Cooperativa da Pesca Geral do Centro, CAPA – Cooperativa dos Armadores de Pesca Artesanal e Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Peniche, em cerimónia presidida pelo ministro do Mar que, com o secretário de estado da Saúde, homologou os protocolos.

Tendo como pano de fundo um roll-up que referia que “estamos todos no mesmo barco”, o ato de assinatura decorreu no Edifício Cetemares do Politécnico de Leiria, em Peniche, local onde está instalado o laboratório certificado para o tratamento das amostras / testes à Covid-19, recolhidas no quartel dos bombeiros.

Os pescadores abrangidos exercem a sua atividade nos portos de pesca de Peniche e da Nazaré, em embarcações associadas da Opcentro e da CAPA, ambas sediadas no porto de Peniche.

Durante a cerimónia, o diretor-geral dos recursos naturais, segurança e serviços marítimos procedeu à entrega de equipamentos de proteção individual às duas entidades cooperativas.

No setor das pescas, a atividade obriga à proximidade física, o que determina o reforço de medidas de proteção de modo a que, com o seu trabalho, se mantenha a cadeia de produção e o regular abastecimento do mercado alimentar.

O centro de diagnóstico em Peniche, que entrou em funcionamento no dia 27 de abril, é certificado pelo Instituto Nacional Dr. Ricardo Jorge e funciona com a colaboração de professores e investigadores voluntários do Politécnico de Leiria.

Esta estrutura está particularmente dedicada à realização de 3.000 testes aos utentes e trabalhadores das estruturas residenciais para idosos e dos serviços de apoio domiciliário nas Comunidades Intermunicipais da Região de Leiria e Região Oeste e noutros locais que se mostre necessário, sob coordenação do Instituto da Segurança Social, através de um protocolo assinado com o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss