Estes galardões atestam a excelente qualidade das praias mas para que sejam hasteadas é necessária ainda uma vistoria técnica das condições exigidas pelas diversas entidades competentes: Agência Portuguesa do Ambiente, Capitania do Porto de Peniche e Delegação de Saúde das Caldas da Rainha.
A praia da lagoa recebe o galardão desde 1999 e a praia do mar desde 2012.
A Bandeira Azul é um galardão ambiental atribuído anualmente pela Foundation for Environmental Education às praias, marinas e portos de recreio que cumpram um conjunto de critérios de gestão ambiental, educação ambiental, informação, qualidade da água balnear, serviços e segurança dos utentes.
Este ano foram galardoadas 360 praias, 18 portos de recreio/marinas e 9 embarcações ecoturísticas, o que significa um aumento de nove Bandeiras Azuis em relação a 2019.
Na região Oeste são 28 as praias galardoadas, mais uma do que no ano passado. Doze são no concelho de Torres Vedras, sendo a praia da Foz do Sizandro – mar a novidade. Porto Novo, Santa Rita Norte, Santa Rita Sul, Navio, Mirante, Pisão, Física, Centro, Santa Helena, Formosa e Azul são as restantes praias.
O município da Lourinhã mantém a atribuição do galardão para as praias de Areia Branca, Areal Sul e Porto Dinheiro.
Em Peniche são sete as praias contempladas: Baleal Norte, Baleal Sul, Cova da Alfarroba, Gambôa, Medão-Supertubos, Consolação e São Bernardino.
No concelho de Alcobaça receberam a Bandeira Azul as praias de Paredes de Vitória e São Martinho do Porto, e na Nazaré, para além da praia da vila, foi distinguida a Praia do Salgado.
“De volta ao mar, com atitude de mudar” é o lema adotado este ano pelo programa da Bandeira Azul para assinalar o verão nas praias. Tem como função mudar a forma como nos relacionamos com o mar e com os outros, como usufruímos da praia e como nos comportamos social e ambientalmente.
0 Comentários