Q

Previsão do tempo

14° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
15° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 17° C
15° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 17° C

Alunos confiantes com o regresso às aulas nas Caldas

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os alunos regressaram à escola no dia 18 de maio depois de cerca de dois meses depois da suspensão das aulas devido à pandemia da Covid-19.
Mateus dos Santos

Não há beijinhos nem abracinhos. É um regresso à escola especial como nenhum outro vivido por estes alunos. Há algum nervosismo, mas a maioria está confiante e considera que a escola se preparou para receber os alunos.

À entrada recebem uma máscara e têm que desinfetar as mãos e o calçado. Mas no meio das novas regras corre a mensagem de esperança de que tudo vai realmente ficar bem.

O JORNAL DAS CALDAS falou com alguns estudantes que deram o seu testemunho de um tempo marcado pelo medo do coronavírus.

1 – Mateus dos Santos, 19 anos, das Caldas, do curso de Línguas e Humanidades da Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro (11º ano)

“Fiquei tranquilo quando soube que iria regressar às aulas. Gostei porque já estava cansado de estar em casa. Considero que a escola tomou as decisões corretas e toda esta organização no controlo na entrada e com o desinfetar das mãos. Sinto-me confiante e acho que isto tem tudo para correr bem.

Vou ter exame de geografia e filosofia e espero preparar-me bem para as provas. Gostava de tirar o curso de psicologia. É uma área que me interessa”

2 – Maria Constança Oliveira, 17 anos, das Caldas, do curso de Artes Visuais na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro (12º ano)

“Quando fui informada que ia voltar para as aulas fiquei com medo de ser infetada com o vírus. Mas esta escola é grande, com muito espaço e dá perfeitamente para cumprir o distanciamento obrigatório.

Acho que a escola tem as condições de segurança e está a assegurar o comportamento adequado.

Não me sinto insegura, pelo contrário, até estou confiante e tranquila, sem medo.

Vou fazer o exame de geometria descritiva e história e cultura das artes.

Para o exame de geometria considero importante ter as aulas presenciais, mas para história acho que à distância era suficiente”

3 – João Ferreira, 18 anos, das Caldas, do curso de Ciências e Tecnologias na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro (12º ano)

“Fiquei receoso quando soube que ia voltar para as aulas. Pensei que a escola em tão pouco tempo não ia conseguir organizar-se para criar as condições sanitárias adequadas. Excedeu as minhas expetativas, acho que está tudo bem. Acho que os professores também estão confiantes com o regresso depois de semanas a exercer à distância.

Os meus pais tentaram dar-me o máximo de segurança possível para eu voltar à escola.

Vou fazer os exames de matemática e português e considero importante esta preparação. O que acho mal é um aluno ter que frequentar as aulas todas se só vai fazer um certo exame a uma disciplina”

4 – António Lopes, 18 anos, das Caldas, do Curso de Ciências e Tecnologias da Escola Secundária Raul Proença (11º ano)

“Fiquei feliz quando soube que íamos começar algumas aulas presenciais. Tinha saudades de ver os colegas, mas queria regressar principalmente porque não me estava a safar com as aulas à distância. Em casa como tenho outras coisas que posso fazer acabo por me distrair com as aulas virtuais.

Não consigo concentrar-me. Vou fazer exame de geometria descritiva e preciso das aulas com o professor presente para compreender melhor a matéria.

Não tive medo de voltar porque não tenho ninguém em casa que seja de risco e agora que estou na escola sinto-me confiante. Acho que estão preparados para nos receber com segurança”

5 – Beatriz Silva, 16 anos, das Caldas, do Curso de Ciências e Tecnologias da Escola Secundaria Raul Proença (11º ano)

“Fiquei satisfeita com o regresso porque é uma melhor preparação para os exames de biologia e físico-química que vou fazer. É melhor ter o professor a explicar a matéria em vez de estarmos a estudar sozinhos. Agora posso colocar as dúvidas mais facilmente.

Tenho algum medo de ser infetada com a Covid-19 mas considero que se todos cumprirem as regras que estão a ser impostas pela escola e tiverem as proteções necessárias vai correr tudo bem. Acho que a escola está bem preparada para nos receber com segurança e sinto-me confiante e sem medo. Quero seguir o curso de veterinária”

6 – Verónica Gomes, 18 anos, de Óbidos, do curso de Línguas e Humanidades da Escola Secundária Raul Proença (11º ano)

“É um dia diferente para todos nós e sabemos que temos que manter a máscara sobre o rosto durante todo o tempo na aula e escola.

Estava com algum receio de voltar, mas agora que estou aqui estou bem. Os professores estão a dar-nos segurança e estão aqui as funcionárias para assegurar que todos cumpram o comportamento adequado. Acho que vai tudo correr bem.

Os meus pais incentivaram-me a regressar à escola e disseram-me que tinha que ser eu a perceber se me sentia segura ou não.

Vou fazer apenas o exame de matemática aplicada às ciências sociais e apesar das aulas em casa serem boas acho as presenciais mais eficazes para a aprendizagem”

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Motoclube Star Riders realizou evento solidário Egg Run

O Moto Clube Star Riders Portugal dedicou a sua iniciativa solidária Egg Run 2024 a cerca de 80 crianças e jovens da Ordem do Trevo (OT) e do Centro de Educação Especial Rainha D. Leono (CEERDL).
A festa, com direito a animação e almoço, decorreu no dia 21 de abril na Expoeste. Além da entrega de bens alimentares, roupa, artigos de higiene, material escolar e brinquedos, as crianças e jovens também realizaram um “batismo motard”, com um passeio de motorizada. Para muitos, foi a primeira vez que andaram de mota.

egg run 1

Inauguração do Parque das Lavadeiras

O Município das Caldas da Rainha e a Junta de Freguesia do Nadadouro inauguram no dia 27 de abril, pelas 15h00,  no Parque das Lavadeiras, no cruzamento da Rua Principal com a Rua 21 de Agosto.

Praxe solidária com crianças

A Távola Elíptica Veterânica e a Comissão de Praxe da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha realizam uma iniciativa de praxe solidária no dia 25 de abril, a favor das crianças mais necessitadas de diversos países em desenvolvimento.

praxe