Q

Previsão do tempo

19° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 22° C
19° C
  • Thursday 23° C
  • Friday 23° C
  • Saturday 23° C
19° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 25° C

Vigília pela cultura e pelas artes

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um grupo informal de profissionais da cultura e das artes vai promover uma vigília (Vigília Cultura e Artes) no dia 21 de maio, entre as 9h e as 19h. O evento vai acontecer, em Lisboa, em frente à Assembleia da República. Terá lugar também noutras cidades, descentralizando a ação e reforçando a importância de uma perspetiva que tenha em conta a realidade de todo o país. Até este momento, estão formadas comissões na Madeira, em Faro, nas Caldas da Rainha, em Setúbal, Porto, Aveiro e Vila do Conde.
A caldense Tânia Leonardo faz parte da comissão organizadora

A Vigília Cultura e Artes pretende dar visibilidade à luta travada por todos os profissionais da cultura e das artes que “ficaram sem qualquer fonte de rendimento ou que, perante as escassas medidas implementadas pelo Estado e Ministério da Cultura, não encontraram nas mesmas apoio suficiente”.

Junta-se ainda, não pretendendo substituir nenhum, a todos os movimentos e estruturas, formais e informais, que exigem uma estratégia a curto, médio e longo prazo para a cultura. A aprovação de um fundo de emergência efetivamente capaz de fazer face à presente situação, o reconhecimento das profissões ligadas à cultura, a criação de um estatuto que garanta uma proteção eficaz a todos os que nelas trabalham e a criação de uma política cultural ajustada às necessidades do setor são algumas das reivindicações que estão na base desta vigília.

“Esta é uma ação consciente e cumpre as normas de segurança em vigor por conta da situação de calamidade devido à pandemia Covid-19. Será, por isso, dividida em turnos que se vão revezando, fazendo assim cumprir a regra do distanciamento social”, refere a organização.

Da comissão organizadora da Vigília Cultura e Artes faz parte a caldense Tânia Leonardo (atriz, técnica de expressão dramática e diretora doTeatro da Pessoa.)

A vigília presencial será assegurada através de grupos (compostos por todos os que compõem o tecido cultural – desde profissionais do setor ao público). Cada pessoa deve segurar num cartaz com a frase “#VigiliaCulturaeArtes – E se tivéssemos ficado sem cultura?”. Estes cartazes serão devidamente higienizados na troca de turnos.

Nas Caldas da Rainha irá decorrer na Praça 25 de Abril, junto à Câmara, a partir das 9h. A hora de término será determinada em função do número de participantes, com limite às 19h.

Haverá o número máximo de três pessoas por cada turno de vinte minutos, mais dois membros fixos da comissão organizadora.

A inscrição prévia é obrigatória em função de serem cumpridas as normas de segurança devido à pandemia e pode ser feita pelo e-mail accaopelacultura2020c.darainha@gmail.com, indicando nome, número de telefone e disponibilidade horária.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste

Curso Técnico de Pastelaria/Padaria (nível IV) é novidade no próximo ano letivoA Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) está a preparar o próximo ano letivo com o grande objetivo de responder aosdesafios do desenvolvimento económico, social e ambiental em...

ehto

Simulacro de acidente rodoviário

Um exercício realizado em ambiente real, perante uma situação de acidente rodoviário, com multivítimas, que visou assegurar a mobilização, prontidão, empenhamento e gestão do emprego de meios e recursos de proteção e socorro, foi realizado no dia 4 de junho, no nó da A19/IC9 com o IC2, na localidade de Chão da Feira, Porto de Mós, com o envolvimento de várias forças de segurança e entidades do distrito de Leiria.

exercicio