Q

Previsão do tempo

16° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 21° C
13° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 24° C
  • Saturday 21° C
14° C
  • Thursday 21° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 23° C

Vigília pela cultura e pelas artes

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um grupo informal de profissionais da cultura e das artes vai promover uma vigília (Vigília Cultura e Artes) no dia 21 de maio, entre as 9h e as 19h. O evento vai acontecer, em Lisboa, em frente à Assembleia da República. Terá lugar também noutras cidades, descentralizando a ação e reforçando a importância de uma perspetiva que tenha em conta a realidade de todo o país. Até este momento, estão formadas comissões na Madeira, em Faro, nas Caldas da Rainha, em Setúbal, Porto, Aveiro e Vila do Conde.
A caldense Tânia Leonardo faz parte da comissão organizadora

A Vigília Cultura e Artes pretende dar visibilidade à luta travada por todos os profissionais da cultura e das artes que “ficaram sem qualquer fonte de rendimento ou que, perante as escassas medidas implementadas pelo Estado e Ministério da Cultura, não encontraram nas mesmas apoio suficiente”.

Junta-se ainda, não pretendendo substituir nenhum, a todos os movimentos e estruturas, formais e informais, que exigem uma estratégia a curto, médio e longo prazo para a cultura. A aprovação de um fundo de emergência efetivamente capaz de fazer face à presente situação, o reconhecimento das profissões ligadas à cultura, a criação de um estatuto que garanta uma proteção eficaz a todos os que nelas trabalham e a criação de uma política cultural ajustada às necessidades do setor são algumas das reivindicações que estão na base desta vigília.

“Esta é uma ação consciente e cumpre as normas de segurança em vigor por conta da situação de calamidade devido à pandemia Covid-19. Será, por isso, dividida em turnos que se vão revezando, fazendo assim cumprir a regra do distanciamento social”, refere a organização.

Da comissão organizadora da Vigília Cultura e Artes faz parte a caldense Tânia Leonardo (atriz, técnica de expressão dramática e diretora doTeatro da Pessoa.)

A vigília presencial será assegurada através de grupos (compostos por todos os que compõem o tecido cultural – desde profissionais do setor ao público). Cada pessoa deve segurar num cartaz com a frase “#VigiliaCulturaeArtes – E se tivéssemos ficado sem cultura?”. Estes cartazes serão devidamente higienizados na troca de turnos.

Nas Caldas da Rainha irá decorrer na Praça 25 de Abril, junto à Câmara, a partir das 9h. A hora de término será determinada em função do número de participantes, com limite às 19h.

Haverá o número máximo de três pessoas por cada turno de vinte minutos, mais dois membros fixos da comissão organizadora.

A inscrição prévia é obrigatória em função de serem cumpridas as normas de segurança devido à pandemia e pode ser feita pelo e-mail accaopelacultura2020c.darainha@gmail.com, indicando nome, número de telefone e disponibilidade horária.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira

Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos continuam fechados ao fim de semana

A Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos no hospital das Caldas da Rainha, na Unidade Local de Saúde (ULS) do Oeste, vão continuar a não receber utentes entre as manhãs de sexta-feira e de segunda-feira e quem necessitar de assistência médica deverá dirigir-se ao Hospital de Santarém, pertencente à ULS da Lezíria.

urgencia

“Mural dos afetos” dá as boas-vindas a quem chega à cidade

A imagem de uma mãe abraçada à filha embeleza a fachada de um edifício na Rua General Amílcar Mota, na entrada sul da cidade. Trata-se de um mural de arte urbana, da autoria de Daniel Eime, que identifica Caldas da Rainha como uma cidade que há uma dezena de anos faz parte do Movimento Cidade dos Afetos.

afetos