Q

Previsão do tempo

9° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C
9° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C
9° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C

Comunidade piscatória testada à Covid-19

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Em resposta à preocupação demonstrada pela comunidade piscatória, no sentido de garantir um regresso seguro à sua atividade, o Politécnico de Leiria uniu esforços com o Ministério do Mar, o Ministério da Saúde, o Município de Peniche, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Peniche e a Organização de Produtores da Pesca do Centro para assegurar a realização de testes de diagnóstico à Covid-19 aos pescadores de Peniche.
Testes estão a ser realizados a pescadores de Peniche e Nazaré

Numa primeira fase, com recolha de amostras nos dias 14 e 15 de maio, são alvo de diagnóstico os primeiros 130 pescadores, cujas análises serão asseguradas pelo Centro Diagnóstico Covid-19 do Politécnico de Leiria, instalado no edifício Cetemares, em Peniche. Neste laboratório nas últimas duas semanas foram realizados, aproximadamente, mil testes aos trabalhadores dos lares das Comunidades Intermunicipais da Região de Leiria e Oeste.

Lacerda Sales, secretário de Estado da Saúde, declarou que “a questão das pescas é sensível, nomeadamente na pesca do cerco e da sardinha, pescas que se aproximam nesta fase. São embarcações onde confluem muita gente em aglomerados”.

“Garantiremos a logística para a realização dos testes e o respetivo pagamento dos mesmos, sendo os testes realizados no nosso porto e as análises feitas pelo laboratório do Instituto Politécnico de Leiria”, declarou Walter Chicharro, presidente da Camara da Nazaré.

Os testes não terão custos para os pescadores e deverão começar a ser realizados dentro de dias, no armazém 33. O investimento será repartido entre o Ministério da Saúde, a Docapesca e a Câmara.

Joaquim Zarro, presidente da Associação de Armadores de Pesca da Nazaré, fala “em mais-valia” para a comunidade local.

No total, serão testados mais de 150 pescadores, segundo dados da associação.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Infantis obidenses vencem em futsal

Em jogo da 4ª jornada da Divisão Distrital - Grupo B de futsal em infantis, no pavilhão da EB 2-3 D. Luís de Ataíde, em Peniche, defrontaram-se no passado dia 24 o Peniche Amigos Clube “B” e a Associação Desportiva de Óbidos. O resultado foi de 2-6.

futsal

Concerto solidário com Guiné

Um concerto solidário de angariação de bens para apoio do trabalho missionário na Guiné vai ter lugar no dia 30 de março, às 20h30, e no dia 31 de março, às 16h00, nos Pimpões, nas Caldas da Rainha.

concerto