Q

Previsão do tempo

13° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
14° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 17° C
14° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 17° C

Uma semana sem óbitos e com redução de doentes ativos

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Durante a última semana não se registaram mais mortes na região Oeste associadas à Covid-19 e a situação epidemiológica sofreu uma ligeira melhoria da evolução dos dados, com a redução de doentes ativos de 62 para 53, apesar de haver no total mais casos confirmados, que passaram de 176 para 196. Os que recuperaram passaram de 105 para 134.

Já foram registadas nove mortes na região Oeste. A primeira aconteceu no dia 1 de abril, no hospital das Caldas da Rainha, onde um idoso de 84 anos, que residia na freguesia da Serra d’El Rei, em Peniche, estava internado por ter sido diagnosticado com Covid-19.

Um idoso de 78 anos, do Vale Covo, Bombarral, que estava hospitalizado nas Caldas da Rainha com Covid-19, morreu no dia 6 de abril.

No dia 9 de abril, uma mulher de 82 anos, da Nazaré, morreu no hospital de Leiria, onde estava internada. No dia seguinte faleceu um idoso de 94 anos, residente na Nazaré, que estava internado no hospital de Alcobaça.

No dia 11 de abril foi registada a primeira vítima com residência no concelho das Caldas – uma mulher de 88 anos, de Santa Catarina, que estava num lar naquela freguesia e tinha dado entrada no hospital poucos dias antes do falecimento.

No dia 18 de abril foi registada outra morte de um doente com residência nas Caldas da Rainha (União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório). A vítima foi um homem de 65 anos, que se encontrava internado num hospital lisboeta.

Foi registada no dia 23 de abril a terceira morte de um doente com Covid-19 com residência no concelho das Caldas da Rainha. Trata-se de um homem na casa dos 60 anos, da freguesia de Alvorninha. Faleceu no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

No dia 24 de abril foi registada uma morte em Alcobaça, inscrita na tabela de óbitos da situação epidemiológica apesar de a Câmara Municipal fazer constar que “não está comprovado que tenha relação direta com o novo coronavírus”.

No dia 1 de maio o Município de Arruda dos Vinhos anunciou a primeira morte naquele concelho, constituindo o nono óbito na região Oeste. André Rijo, presidente da autarquia, revelou tratar-se de “um homem com mais de setenta anos, que residia há muitos anos na zona de Alcobela, na freguesia de Arranhó, apesar de ser natural do concelho vizinho Sobral de Monte Agraço”.

Na maioria dos casos foi relatada a existência de outras complicações de saúde.

O concelho das Caldas é o que, entre os doze municípios do Oeste, apresenta mais óbitos devido à Covid-19.

53 casos ativos

Se o concelho das Caldas é o que apresenta mais mortos, não é o que regista mais casos confirmados. No total são 196 na região Oeste, sendo 43 em Torres Vedras, 41 em Alenquer, 38 em Alcobaça, 32 em Caldas, 10 em Peniche, 9 na Lourinhã, 6 no Cadaval, 6 em Arruda dos Vinhos, 5 no Bombarral, 2 na Nazaré, Óbidos e Sobral de Monte Agraço.

Torres Vedras teve mais infetados mas também mais casos recuperados – 42. Na lista de recuperações seguem-se-lhe Alcobaça (28), Caldas da Rainha (20), Alenquer (17), Lourinhã (9), Peniche (8), Cadaval (4), Bombarral (3), Óbidos (2) e Arruda dos Vinhos (1). Na Nazaré e Sobral de Monte Agraço não houve doentes recuperados.

Feito o encontro entre casos confirmados e recuperados, importa saber os casos realmente ativos e agora Alenquer é o mais problemático, pois tem 24 doentes. Depois aparecem Alcobaça e Caldas da Rainha (9), Arruda dos Vinhos (4), Cadaval e Sobral de Monte Agraço (2). Torres Vedras, Bombarral e Peniche só têm um e Lourinhã, Óbidos e Nazaré não têm casos ativos.

Não fazendo parte da região Oeste mas sendo um concelho confinante com o de Caldas da Rainha, em Rio Maior a Proteção Civil divulgou a existência de 17 casos, sendo 2 ativos e 15 recuperados.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Exposição de Thiago Gadelha

O Espaço AbraçAr-te, na Rua Principal, 56, na Mata de Porto Mouro, em Santa Catarina, acolhe a exposição "O Quarto”, de Thiago Gadelha, inaugurada no dia 20 de abril.

Caldense vice-campeão nacional em triatlo cross

No dia 20 de abril decorreu o Campeonato Nacional de Triatlo Cross na Golegã, onde o atleta caldense Diogo Carvalhinho se sagrou vice-campeão nacional no seu escalão (20-24 anos), com o tempo de 2h26m04s.

diogo