Q

Previsão do tempo

22° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 22° C
22° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 22° C
22° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 26° C
  • Friday 23° C

“Reciclar para Aprender” faz chegar equipamento informático a jovens carenciados

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Junta de Freguesia de Amoreira é parceira da iniciativa “Reciclar para Aprender”, que visa fazer chegar equipamento informático a crianças e jovens carenciados.

“Foi desta localidade do concelho de Óbidos que surgiu o primeiro pedido de ajuda que inspirou o projeto”, diz uma nota dos responsáveis, acrescentando que “o primeiro computador, doado pela própria presidente da Junta de Freguesia da Amoreira ao conceito do “Reciclar para Aprender”, foi só uma questão de motivar um grupo de pessoas a tornar isto útil para qualquer localidade”.

Ainda segundo a mesma nota, “detetámos que estudantes das nossas escolas não têm computador, ficando impossibilitados de aceder ao ensino remoto e essa realidade é transversal a nível nacional. De acordo com notícias publicadas na comunicação social, um em cada cinco estudantes não tem computador em casa”.

A partir de uma conversa informal, surgiu esta ideia de aplicar o conceito de economia circular para responder a esta necessidade: dar nova vida e novo dono a computadores ou dispositivos “similares” (tablets, smartphones) sem uso.

O objetivo do projeto “Reciclar para Aprender” é tirar os dispositivos eletrónicos “da gaveta para o ensino”, aplicando vários R da economia circular: reutilizar, reparar, reciclar.

Recolher, preparar e distribuir computadores sem uso para crianças em ensino remoto é o modelo que se pretende aplicar e replicar pelo país, através das comunidades locais.

Quem pretenda ajudar na angariação de equipamentos e promovendo o “Reciclar para Aprender” em qualquer localidade pode contactar através do e-mail reciclarparaaprensder@gmail.com.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

OesteCIM entregou prémios do concurso de empreendedorismo nas escolas

O município das Caldas da Rainha foi considerado o mais empreendedor e o mais criativo entre os vários concelhos cujas escolas se candidataram ao concurso de empreendedorismo promovido pela Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM), em parceria com a Associação Empresarial da Região Oeste.

Final regional do Concurso de Ideias de Negócio nas Escolas

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) realiza nesta quarta-feira, dia 7 de Junho, às 14h30, na Escola Superior de Tecnologia do Instituto Politécnico de Castelo Branco, a oitava edição do “Concurso Regional de Ideias de Negócio nas escolas”.

Justiça de menores

Celebrou-se a 1 de junho o Dia Internacional da Criança.

fatima2