Q

Previsão do tempo

17° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 22° C
17° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 23° C
17° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 25° C

Editora de design lança desafio à comunidade virtual

Mariana Martinho

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Tasco Design Challenge" é o novo projeto da editora caldense de design Vicara, que apesar da crise provocada pela pandemia da Covid-19 decidiu desafiar a comunidade virtual a criar uma proposta para um prato decorativo, que posteriormente será integrado na coleção “Tasco”, que presta homenagem à cultura gastronómica portuguesa e à sua tradicional olaria. As propostas, que terão de ser enviadas até ao próximo sábado, já contam com participação de pessoas oriundas de diferentes meios criativos.
Os responsáveis pela editora caldense de design Vicara

Esta comunidade de colegas e amigos, que apoia jovens autores na edição dos seus projetos e que tem como responsáveis Paulo Sellmayer, co-fundador e designer, e João Marcão, marketing communication manager, conta atualmente com uma rede de 16 designers/makers no seu catálogo.

A funcionar desde novembro do ano passado na nova sede, agora situada no espaço 0-B do edifício da antiga moagem Ceres, em Caldas da Rainha, a editora viu-se forçada a “repensar algumas estratégias e implementar outras”, bem como adaptar a sua realidade para “trabalhar a partir de casa”, o que permitiu que a marca continuasse a desempenhar o seu trabalho durante este “período desafiante para qualquer negócio”. Para além de terem alterado o seu dia-a-dia, os responsáveis também tiveram que acelerar o processo de transformação digital da Vicara, visto que o seu principal canal de vendas, o mercado retalhista, teve que encerrar portas.

“Logo o impacto nestes meses de confinamento foi considerável, visto que este mercado simplesmente parou de um dia para o outro”, sublinharam os jovens, adiantando que “felizmente já tínhamos loja online ativa no nosso site, o que ajudou nesta altura”.

Apesar de terem conseguido “aumentar substancialmente as vendas através do site”, a Vicara apostou sobretudo no crescimento online, através da inserção em diferentes marketplaces internacionais e lojas “físicas” com venda online, e lançamento de mais campanhas de promoção nas redes sociais.

Nesta fase, o “principal objetivo não foi tanto as vendas, mas sim pensar em novas estratégias, desenvolver ideias e criar novos conteúdos de comunicação, daí ter surgido o “Tasco Design Challenge”, sublinharam os responsáveis, adiantando que “no fundo quisemos aproveitar para envolver a comunidade, que nos segue nas redes sociais”.

Nesse sentido, Paulo Sellmayer e João Marcão pensaram que “seria bom lançar um concurso, totalmente virtual, a desafiar as pessoas a desenharem um prato decorativo, que posteriormente será integrado na coleção Tasco, que presta homenagem à cultura gastronómica portuguesa e à sua tradicional olaria”.

Para participar, basta cada criativo inserir um “post e story”, com os hashtags e tags #tascodesignchallenge #playingwithtraditions, nas suas redes sociais. “Estamos a aceitar propostas até ao dia 16 de maio, mas podemos adiantar que tem suscitado muita curiosidade e já tivemos várias propostas oriundas de pessoas de diferentes meios criativos, o que nos deixa contentes”, referiram os dois responsáveis.

As propostas serão avaliadas posteriormente por um júri, que será composto por Paulo Sellmayer e João Marcão da Vicara, Monica Braga dos Santos, da Monica Santos Studio, Emanuel Barreira e Mariana Branco, do Halfstudio, e Álbio Nascimento e Kathi Stertzig, do The Home Project design Studio, que no final deste mês anunciarão o vencedor.

A par disso, a editora caldense aproveitou estes últimos dois meses para renovar as suas instalações, de modo a criar “uma loja e uma galeria para que possamos futuramente proporcionar momentos de convívio entre a nossa comunidade”.

Para além da nova galeria e loja, a Vicara está a “preparar outras novidades e lançamentos para o Tasco”, bem como “um “briefing” com uma das turmas de Design Industrial da ESAD.CR, no sentido de aumentar a comunidade que une as pessoas à Vicara”, sendo esse “um dos nossos grandes objetivos para o futuro que se avizinha”.

Neste momento, a editora caldense está a repor os stocks nas lojas parceiras para “tentar dar resposta a futuros pedidos” e a promover o desafio.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

“A água é o elemento essencial para o desenvolvimento desta cidade”

A conferência sobre “Turismo e Termalismo”, organizada pela concelhia do PSD das Caldas da Rainha, que decorreu no passado dia 25, no café concerto do Centro Cultural e Congressos de Caldas da Rainha, deu início a um ciclo de eventos de debate em torno das questões mais relevantes para o concelho.

psd

Feira das Traquitanas

A Associação Nova Versão, com sede na cidade das Caldas da Rainha, realizou no passado sábado a 1ª Feira de Traquitanas, na Rua Dr. Leão Azedo.

feira

Orquestra Ligeira do Exército deu concerto

Inserido nas comemorações do 42º aniversário da Escola de Sargentos do Exército (ESE), sediada nas Caldas da Rainha, decorreu na noite da passada sexta-feira, na Praça 25 de Abril, um concerto pela Orquestra Ligeira do Exército.

orquestra