Esta comunidade de colegas e amigos, que apoia jovens autores na edição dos seus projetos e que tem como responsáveis Paulo Sellmayer, co-fundador e designer, e João Marcão, marketing communication manager, conta atualmente com uma rede de 16 designers/makers no seu catálogo.
A funcionar desde novembro do ano passado na nova sede, agora situada no espaço 0-B do edifício da antiga moagem Ceres, em Caldas da Rainha, a editora viu-se forçada a “repensar algumas estratégias e implementar outras”, bem como adaptar a sua realidade para “trabalhar a partir de casa”, o que permitiu que a marca continuasse a desempenhar o seu trabalho durante este “período desafiante para qualquer negócio”. Para além de terem alterado o seu dia-a-dia, os responsáveis também tiveram que acelerar o processo de transformação digital da Vicara, visto que o seu principal canal de vendas, o mercado retalhista, teve que encerrar portas.
“Logo o impacto nestes meses de confinamento foi considerável, visto que este mercado simplesmente parou de um dia para o outro”, sublinharam os jovens, adiantando que “felizmente já tínhamos loja online ativa no nosso site, o que ajudou nesta altura”.
Apesar de terem conseguido “aumentar substancialmente as vendas através do site”, a Vicara apostou sobretudo no crescimento online, através da inserção em diferentes marketplaces internacionais e lojas “físicas” com venda online, e lançamento de mais campanhas de promoção nas redes sociais.
Nesta fase, o “principal objetivo não foi tanto as vendas, mas sim pensar em novas estratégias, desenvolver ideias e criar novos conteúdos de comunicação, daí ter surgido o “Tasco Design Challenge”, sublinharam os responsáveis, adiantando que “no fundo quisemos aproveitar para envolver a comunidade, que nos segue nas redes sociais”.
Nesse sentido, Paulo Sellmayer e João Marcão pensaram que “seria bom lançar um concurso, totalmente virtual, a desafiar as pessoas a desenharem um prato decorativo, que posteriormente será integrado na coleção Tasco, que presta homenagem à cultura gastronómica portuguesa e à sua tradicional olaria”.
Para participar, basta cada criativo inserir um “post e story”, com os hashtags e tags #tascodesignchallenge #playingwithtraditions, nas suas redes sociais. “Estamos a aceitar propostas até ao dia 16 de maio, mas podemos adiantar que tem suscitado muita curiosidade e já tivemos várias propostas oriundas de pessoas de diferentes meios criativos, o que nos deixa contentes”, referiram os dois responsáveis.
As propostas serão avaliadas posteriormente por um júri, que será composto por Paulo Sellmayer e João Marcão da Vicara, Monica Braga dos Santos, da Monica Santos Studio, Emanuel Barreira e Mariana Branco, do Halfstudio, e Álbio Nascimento e Kathi Stertzig, do The Home Project design Studio, que no final deste mês anunciarão o vencedor.
A par disso, a editora caldense aproveitou estes últimos dois meses para renovar as suas instalações, de modo a criar “uma loja e uma galeria para que possamos futuramente proporcionar momentos de convívio entre a nossa comunidade”.
Para além da nova galeria e loja, a Vicara está a “preparar outras novidades e lançamentos para o Tasco”, bem como “um “briefing” com uma das turmas de Design Industrial da ESAD.CR, no sentido de aumentar a comunidade que une as pessoas à Vicara”, sendo esse “um dos nossos grandes objetivos para o futuro que se avizinha”.
Neste momento, a editora caldense está a repor os stocks nas lojas parceiras para “tentar dar resposta a futuros pedidos” e a promover o desafio.
0 Comentários