Lançado há vários anos pelas cidades cerâmicas italianas, este ano o “Bom Dia Cerâmica”, até pelos trágicos acontecimentos ocorridos naquele país com a Covid-19, pretende chamar a atenção do público para a importância da cerâmica na Europa e estende-se a cerca de duas centenas de cidades cerâmicas daquele país, bem como de França, Espanha, Roménia, Alemanha, República Checa, Polónia e Portugal.
Em Portugal a cerâmica tem também uma importante expressão na construção, nas decoração das fachadas, nos objetos utilitários e decorativos que a quase totalidade da população usa, bem como na expressão museológica.
O “Bom Dia Cerâmica” será este ano repartido pela participação virtual na Internet através da apresentação de filmes e séries de fotografias nas plataformas Facebook, Instagram, Twitter e YouTube de todas as cidades e vilas cerâmicas europeias, bem como dos ceramistas, oleiros e empresas de cerâmica de referência.
Será ainda lançada uma iniciativa intitulada “Selfies Cerâmicas”, dedicada a ceramistas, entusiastas, operadores, stakeholders e, em geral, ao que seria o público “tradicional” do Bom Dia Cerâmica, convidando todos os que quiserem a publicar as fotos diretamente nas suas redes sociais usando as hashtags #buongiornoceramica e #selfieceramico, marcando também as contas sociais do Buongiorno Ceramica (Facebook e Instagram).
Deverá ser tido em conta o objetivo de fazer uma promoção económica, comercial e cultural da cerâmica portuguesa, produzida pelas oficinas, ateliês e/ou empresas da cerâmica tradicional ou criativa, dando informação de como poderá ser adquirida pelos públicos internacionais.
Existe uma consciência comum de que o atual momento é muito sensível e problemático para toda a cerâmica europeia, e especialmente para a portuguesa, em que poderá ser posta em causa a sua viabilidade e rentabilidade, deixando muitos ceramistas com dificuldades de subsistência.
Portugal é o segundo produtor mundial de cerâmica de mesa e decorativa, bem como de olaria, logo a seguir à China.
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