Q

Previsão do tempo

20° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 21° C
20° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 22° C
19° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 23° C

DECO esclarece medidas excecionais e temporárias no setor do turismo

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Governo tem vindo a aprovar medidas excecionais em vários setores e tendo em conta os constrangimentos causados no setor do turismo, identificou-se a necessidade de proceder a melhorias, através do Decreto-Lei nº17/2020, de 23 de abril.
Viagens e alojamentos com medidas excepcionais em decreto governamental

Este diploma legal aplica-se assim às viagens organizadas por agências de viagens e turismo ao cancelamento de reservas em empreendimentos turísticos e estabelecimentos de alojamento local e às relações entre agências de viagens e turismo, operadores de animação turística e os empreendimentos turísticos e os estabelecimentos de alojamento local.

Os viajantes que tinham viagens marcadas entre 13 de março de 2020 e 30 de setembro de 2020, inclusive viagens de finalistas, que não sejam efetuadas ou que sejam canceladas por facto imputável ao surto da pandemia da doença Covid-19, têm excecional e temporariamente o direito de optar:

a) Pela emissão de um vale de igual valor ao pagamento efetuado pelo viajante e válido até 31 de dezembro de 2021;

b) Pelo reagendamento da viagem até 31 de dezembro de 2021.

Caso não haja utilização do vale ou o reagendamento da viagem até 31 de dezembro de 2021, o viajante tem direito ao reembolso no prazo de 14 dias.

No entanto, os viajantes que se encontrem em situação de desemprego, podem desde já e até ao dia 30 de setembro de 2020, pedir o reembolso da totalidade do valor despendido, que terá ser feito no prazo de 14 dias.

As reservas de serviços de alojamento em empreendimentos turísticos e em estabelecimentos de alojamento local situados em Portugal, para o período de 13 de março de 2020 a 30 de setembro de 2020, que não sejam efetuadas ou que sejam canceladas por facto relacionado com a declaração de estado de emergência decretado no país de origem ou em Portugal ou, ainda, com o encerramento de fronteiras imputável ao surto da pandemia da doença Covid-19, na modalidade de não reembolso das quantias pagas, conferem, excecional e temporariamente, aos hóspedes o direito de optar:

a) Pela emissão de um vale de igual valor ao pagamento efetuado pelo hóspede e válido até 31 de dezembro de 2021;

b) Pelo reagendamento da reserva do serviço de alojamento até 31 de dezembro de 2021, por acordo entre o hóspede e o empreendimento turístico ou o estabelecimento de alojamento local.

Caso não haja utilização do vale ou o reagendamento da viagem até 31 de dezembro de 2021, o hóspede tem direito ao reembolso no prazo de 14 dias.

Também neste caso, até ao dia 30 de setembro de 2020, os hóspedes que se encontrem em situação de desemprego podem pedir o reembolso da totalidade do valor despendido, a efetuar no prazo de 14 dias.

A Delegação do Ribatejo e Oeste da DECO – Defesa do Consumidor continua a prestar informação e a assegurar o atendimento jurídico em dias úteis das 9.30h às 13h e das 14h às 18h, telefonicamente através do 243 329 950 e do 961 734 186 e por escrito para deco.ribatejoeoeste@deco.pt.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Empate com o Amora mantém o Caldas em segundo lugar

Amora FC e Caldas SC disputaram no passado sábado, no estádio da Medideira, uma partida a contar para a jornada 8 que terminou com igualdade a uma bola. Com este resultado, o Caldas soma 18 pontos e mantém-se em segundo lugar, mantendo tudo em aberto para as últimas duas jornadas na Série 2 de manutenção na Liga 3.

caldas2

Rampa Foz do Arelho

O cenário deslumbrante da Foz do Arelho, no último domingo de abril (dia 28), vai ser palco de uma das mais tradicionais provas de Regularidade Sport Plus de Rampa, que integra o calendário da Series by NDML, organizada pelo Núcleo Desportos Motorizados de Leiria.

rampa

Apresentado livro “Doce Viagem”

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), no âmbito do Festival “Latitudes – Literatura e Viajantes”, organizado pela Câmara Municipal de Óbidos, realizou no dia 12 de abril uma sessão de apresentação e lançamento do livro “Doce Viagem – Um roteiro dos doces de Natal na América Latina”, um projeto que resultou de uma parceria entre a Casa da América Latina (CAL) e a EHTO.

doce