Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 12° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 13° C
13° C
  • Thursday 12° C
  • Friday 12° C
  • Saturday 13° C
14° C
  • Thursday 12° C
  • Friday 13° C
  • Saturday 12° C

Bombeiros de Óbidos fazem vídeo após quinze dias sem irem a casa

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Os bombeiros de Óbidos fizeram um vídeo, que se tornou viral nas redes sociais, que retrata o final do ciclo de quinze dias de atividade de um grupo de nove operacionais que esteve em regime de internato no quartel sem ir a casa. Entre outras ocorrências, realizaram vários transportes de doentes suspeitos e confirmados com Covid-19.
A bombeira estagiária Inês Oliveira cantou "Hallelujah"

A bombeira estagiária Inês Oliveira, da corporação de Óbidos, cantou “Hallelujah”, no final do ciclo de quinze dias de atividade operacional da Brigada Charlie.

A música, cujo significado é “louvar a Deus”, simboliza, segundo a corporação, “a fé e espiritualidade que todos os operacionais vivenciaram”, durante o regime de internato no quartel, “podendo agora regressar a casa com pleno sentimento de ‘missão cumprida’ e afirmando: ‘Aleluia, chegámos ao fim'”.

Este momento tem sido apontado como uma inspiração para os soldados da paz prosseguirem com o seu trabalho, mais difícil em tempos de pandemia.

“Dedicámos este tema a todos os bombeiros a nível nacional e internacional, como uma mensagem de coragem e de esperança. Acho que nenhum de nós está habituado a ficar confinado duas semanas no quartel. O pior foram as saudades da família”, comentou Inês Oliveira.

Durante o regime de internato, realizaram transportes de doentes suspeitos e confirmados com Covid-19, responderam a dezenas de missões de emergência pré-hospitalar, combateram incêndios urbanos e até eliminaram três ninhos de vespas velutinas.

“Tivemos muito serviço operacional, para além da média, e muita formação”, relatou José Carlos, bombeiro chefe.

No quadro da corporação de Óbidos existem 110 elementos, dos quais 27 são profissionais, que foram divididos em três brigadas que rotativamente asseguram o serviço operacional de primeira intervenção, dispensando assim os que são voluntários, com o objetivo de não os expor ao risco de contágio com o coronavírus.

“Inicialmente dispensámos todos os voluntários do serviço operacional e numa segunda fase, por proposta dos profissionais, estabelecemos medidas relevantes à proteção deles e dos colegas e familiares, ou seja, quantas menos pessoas estivessem dentro do quartel menor era a probabilidade de contágio”, explicou Marco Martins, comandante dos bombeiros de Óbidos.

Os elementos da brigada Charlie puderam voltar para junto das suas famílias, das quais estiveram privados durante quinze dias. Vão ficar um mês em casa, entrando ao serviço a Brigada Alfa.

Os operacionais da Brigada Charlie são David Santos, Vítor Felizardo, João Delgado, André Duarte, Louis Azevedo, Rodolfo Ramos, André Costa e Inês Oliveira, liderados pelo bombeiro chefe José Carlos.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Acesso aos serviços de urgência no Oeste passa a ser através do SNS24

A partir de 12 de dezembro, quem quiser recorrer aos serviços de urgência dos hospitais na área da Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO), que compreende Caldas da Rainha, Peniche e Torres Vedras, deverá contatar primeiro a linha SNS 24 (808 24 24 24), a partir da qual será encaminhada para o local onde será atendido.

462574919 999277628706454 4829995837449407503 n

Caldas Food Festival animou Avenida 1º de Maio com 16 carrinhas de comida

O Caldas Food Festival, que decorreu de 6 a 8 de dezembro, na Avenida 1º de Maio, nas Caldas da Rainha, voltou a conquistar o paladar de centenas de pessoas. O evento contou com 16 food trucks que ofereceram aos visitantes uma oferta gastronómica diversificada, com iguarias de diferentes origens, criando um ambiente de partilha cultural e de celebração da gastronomia nacional e internacional.

Caldas Food Festival 1

Hospital das Caldas vai voltar a realizar cirurgias ao cancro da mama

O Hospital das Caldas da Rainha, integrado na Unidade Local de Saúde do Oeste (ULSO), vai retomar as cirurgias ao cancro da mama. O anúncio foi feito ao JORNAL DAS CALDAS pelo deputado caldense na Assembleia da República, Hugo Oliveira, que destacou a importância desta decisão para os utentes e para a região.

cirurgia