Fazem parte a Procissão Penitencial da Ordem Terceira de S. Francisco, a Procissão da Mudança de Imagens, a Procissão do Domingo de Ramos, a Procissão do Senhor Jesus dos Passos, o Auto do Descimento da Cruz e a Procissão do Enterro.
A Misericórdia de Óbidos refere-se à Semana Santa como um ex-libris, pois Óbidos é palco privilegiado de celebrações de acontecimento de índole histórico-religiosa. Evocando a paixão e a morte de Cristo, a Semana Santa atrai à vila muitas pessoas, portugueses e estrangeiros, unidos pela devoção ou simplesmente por curiosidade cultural e turismo religioso.
Na candidatura é ainda explicado que a Semana Santa desperta o maior interesse do ponto de vista cultural e turístico, pois desde cedo se revelou como “o melhor cartaz” de Óbidos.
A mesa administrativa aguarda a segunda fase da decisão, em que o painel de especialistas vota para fazer a escolha, regionalmente, num total nacional que pode chegar a 420 patrimónios.
Luminárias de São José selecionadas
As Luminárias de São José, no Carvalhal, Bombarral, também passaram a primeira fase de seleção dos eventos candidatos às “7 Maravilhas da Cultura Popular”, cujos vencedores serão conhecidos na gala finalíssima que está agendada para o dia 5 de setembro.
Com cerca de 170 anos de existência, este evento religioso realiza-se anualmente, a 19 de março, na aldeia histórica do Carvalhal, e foi selecionado pelo painel de especialistas deste concurso, na categoria de Procissões e Romarias.
As Luminárias de São José são um evento religioso dinamizado pela Junta de Freguesia do Carvalhal, Câmara Municipal do Bombarral, Irmandade do Santíssimo Sacramento e população em geral.
Realizando-se ininterruptamente há cinco décadas, o evento constitui-se como um dos acontecimentos de maior relevância para a comunidade local, que anualmente se envolve com grande dedicação e empenho no embelezamento das suas casas e dos arruamentos da localidade, recorrendo a cascas de caracol.
Preenchidas com azeite e um pavio, as cascas iluminam todo o percurso, por onde passa a procissão com as imagens de São José e de Nossa Senhora, dando um brilho e um colorido inigualáveis às ruas da aldeia, atraindo a curiosidade de muitos turistas, que na noite de 19 de março se deslocam de vários locais para presenciar o evento.
0 Comentários