Q

Previsão do tempo

16° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
16° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
17° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C

Comunistas distritais querem mais apoios para os pescadores

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Direção da Organização Regional de Leiria (Dorlei) do PCP considera “claramente insuficientes” as medidas para a defesa do setor da pesca no âmbito da Covid-19.
PCP considera “claramente insuficientes” as medidas para a defesa do setor da pesca no âmbito da Covid-19

“O setor está a sofrer um forte abalo e agrava-se a já difícil situação dos trabalhadores e das micro, pequenas e médias empresas. Um dos principais problemas neste momento é a acentuada quebra de rendimento por via da desvalorização do pescado na primeira venda, o que tem determinado a paragem de muitas embarcações de pesca”, referem os comunistas, adiantando que “nas lotas de Peniche e Nazaré, nas últimas semanas, as quebras de preço de espécies com alto valor comercial chegaram aos 50%, como são exemplos o cherne, o goraz, o peixe galo, o espadarte ou mesmo o robalo. No entanto, na grande distribuição, os preços não sofrem praticamente alterações”.

A Dorlei relata que foi chumbado, com os votos contra de PS, PSD, IL e PAN, um projeto-lei na Assembleia da República que o PCP apresentou e que procurava ajudar a minimizar os impactos deste surto, com medidas que visavam a garantia dos rendimentos dos pescadores, a proteção sanitária nos seus locais de trabalho, zonas de descarga e nos portos, o combate à desvalorização do pescado na primeira venda, assegurar a manutenção de abastecimento público de pescado e criação de regimes especiais de comercialização de pescado.

“As medidas tomadas pelo Governo são manifestamente insuficientes, limitando-se a criar linhas de crédito a que o sector dificilmente poderá aceder, pois significará mais endividamento. O governo suspendeu as taxas de acostagem (uma medida mínima), prometeu pagar as verbas do Fundo de Compensação Salarial (FCS) em atraso – medida que apenas resolverá problemas causados por esse atraso – e prometeu o alargamento deste fundo no âmbito da crise causada pela Covid-19”, descreve a Dorlei, alertando que “o FCS destina-se a compensar os trabalhadores da pesca quando confrontados com intempéries, impraticabilidade dos portos ou barras ou com as consequências dos planos de gestão das pescarias que obrigam a suspender a atividade”.

“Se este for agora esgotado como se compensarão os pescadores no futuro com as frequentes paragens com que se têm confrontado?”, interroga.

“O que o PCP defende é que os apoios específicos para enfrentar a actual situação devem ser garantidos por via do Orçamento de Estado e não esvaziando o actual FCS, que obrigará ao pagamento de, apenas, o ordenado mínimo nacional aos pescadores”, sustenta.

Quanto à pesca do cerco, que conta com uma significativa frota no distrito de Leiria, o PCP sublinha “os perigos que podem resultar de atrasos na atribuição da quota da sardinha para 2020”.

“Também neste importante segmento da pesca nacional, o governo deverá encontrar soluções que possam compensar as previsíveis quebras do preço da sardinha por causa do cancelamento expectável das festas populares e limitações à época estival que se aproxima”, consideram os comunistas distritais.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss