Q

Previsão do tempo

18° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 22° C
18° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 23° C
18° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 24° C

Sim

Isabel Vasco Amaral

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Esta a palavra que convém dizer nestes momentos que o mundo atravessa. Tem sido uma palavra esquecida, desprezada até, por estar conectada com a obediência, o compromisso e a fortaleza, conceitos que as ideologias e políticas dos dois últimos séculos nos têm levado a esquecer e abandonar. Venho em sua defesa.
Isabel Vasco Amaral

Sim. É chegado o momento de a reabilitar. Esta é uma palavra com futuro. Sempre que a humanidade se enfrenta com uma nova aventura, com um perigo, com uma…pandemia, é bom dizer sim. Não é obrigatório, que as coisas boas não são obrigatórias, mas os resultados são melhores quando se diz sim.

Também comecei há dias a tomar mais consciência de dizer sim. Comprometi-me a obedecer às orientações dos médicos e das autoridades, sigo as normas de higiene e comportamento aconselhados, mas procuro ir mais além. Aproveito esses momentos para pensar no meu sim e procurar torná-lo mais dinâmico e abrangente. O dinamismo refere-se a mim, é pessoal: devo ir pensando, pondo em prática, exercitando-me e, se der bons resultados, comunicá-lo.

Sim, é uma palavra que se pronuncia para manifestar assentimento ou concordância: é usada para fechar contratos, para afirmar a verdade de algum facto, para concordar com um desejo ou iniciativa, para aceitar uma tarefa ou missão… Contrariamente ao não, que é uma palavra final, isto é, que põe fim às questões, diálogos, relações… o sim é a palavra da continuação, da criatividade, da busca de soluções, do compromisso da entrega, da identidade.

Sim é a palavra mais solene. É aquela que se pronuncia no momento do matrimónio ou de outra vocação. É desse modo, resoluta e firmemente (como é próprio da generosidade da juventude), que desejo afirmar o meu sim, a minha sujeição às normas ditadas para travar o avanço do surto desta devastadora gripe. Não sou a única, mas sou eu. Quero identificar-me, nesta vontade, com os meus concidadãos, com os meus compatriotas, com todos os povos.

O dia 25 de março devia ser chamado o Dia do Sim, pois festeja-se o sim mais poderoso jamais proferido por criatura humana. Refiro-me ao momento da Anunciação do Arcanjo S. Gabriel à Virgem Maria. O sim da Senhora levou-a a integrar o projeto divino de salvar a humanidade do pecado. O seu sim valorizou-se por ter sido dito e vivido em plena liberdade, como tu e eu, caro leitor desejamos fazer agora, até que este mal passe.

Unimo-nos também em oração por quantos estão infetados ou doentes, e pelas almas daqueles que já sucumbiram. Um sim não termina com a vida terrena, tem valor de eternidade.

Vale a pena vivermos momentos destes para compreender o valor do sim.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Bombeiros pedem criação de carreira

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Bombarral entregou na tarde da passada quarta-feira, na Câmara Municipal, uma carta a alertar para a necessidade da criação da carreira de bombeiro.

carta

Concurso de Ideias de Negócio

O Município do Bombarral encontra-se a promover o Concurso de Ideias de Negócio “Bombarral – Coração do Oeste”, iniciativa que pretende captar ideias de negócio que sejam desenvolvidas no território e que fixem no concelho a sua sede social.