Q

Previsão do tempo

17° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
17° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
18° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 16° C

Eu quero sempre abraçar abril…

Maria Dulce Horta

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Recordar o 25 de abril permanece um ato cívico e um dever ético. É uma data que não pode deixar ninguém indiferente. Aqui venho mais uma vez falar deste acontecimento histórico que mudou muitas vidas e também a minha.
Maria Dulce Horta

Até ao dia 25 de abril de 1974 fomos privados de liberdade. Salazar criou uma sociedade de rematados hipócritas e indiferentes. Vivíamos no “reino da opressão”, num regime execrável, horrendo, ignóbil, aterrorizador e obsceno…sinónimos que me ocorreram neste momento. A Pide defendia o regime e seguia ordens e cegamente obedecia sem dó nem piedade.

A fome habitava em casas de família. Foram anos de miséria e de guerra que empobreceram o país. Os jovens tinham como futuro certo a guerra de África. Atrasaram o comércio e a indústria, deram um golpe mortal na agricultura. Tínhamos uma agricultura atrasada, pobre, que desesperava camponeses que trabalhavam de sol a sol. A única saída era a emigração e assim foram embora milhares de portugueses, cujo único objetivo era a sobrevivência. Portugal despovoou-se.

O analfabetismo era o maior da Europa. Salazar conhecia os males do país, mas nunca quis enfrentar os opositores. Dialogar? Para quê?

Pertenço a uma geração portadora de um projeto que cultivou a paixão de modelar o mundo, que lutou e (luta até aos dias de hoje) pela independência, autonomia, emancipação, iniciativa, autodeterminação, direitos e deveres, confiança e liberdade!!!

No dia 25 de abril de 1974, a rádio anunciou às sete da manhã que tinha havido uma revolução. E ouvimos: “Aqui posto de comando das Forças Armadas. Conforme tem sido transmitido, as Forças Armadas desencadearam, na madrugada de hoje, uma série de ações com vista à libertação do país do regime que há longo tempo o domina”.

Uma alegria maior, coletiva, tomou conta do país. Na Rua Ator Isidoro, nº 28, junto ao Areeiro, juntaram-se a família e os amigos.

40 e muitos anos depois abraço de novo abril com toda a minha força e garra, recordando os amigos que o festejam num outro mundo, e com outros companheiros presentes, vamos todos soltar a memória e a euforia da festa dos cantares, da liberdade…cantaremos o hino de abril: “Grândola, vila morena…terra da fraternidade/em cada esquina, um amigo/em cada rosto igualdade”.

Afinal, as armas dos capitães que fizeram abril ostentaram cravos pregoeiros de que esta era uma revolução que acreditava que a terra prometida se albergaria neste país. Abril abrira os caminhos da paz, do convívio, da amizade. Éramos os conjurados da construção de um país de bem-querer. Havemos de construir um país de “amigos maiores que o pensamento”.

Quatro décadas e meia depois de abril, Portugal é um país melhor. Há idosos sós, solidão, famílias carenciadas, e aldeias despovoadas, violência, e muitas mais coisas feias? Há! Todavia, em traços largos, a construção de hospitais, de universidades, de escolas, o acesso ao ensino, a abertura de estradas, a criação do Serviço Nacional de Saúde, do salário mínimo nacional, as reformas, o alargamento dos direitos das mulheres…são reais conquistas de abril.

E relativamente às “melhores” conquistas do 25 de abril, escolho o fim da guerra colonial, a liberdade e democracia, o progresso e desenvolvimento económico de Portugal, o fim do isolamento internacional do país, e a criação do Serviço Nacional de Saúde (mau, mas nada havia, não esquecer…), mas sobre a medida que “mais” beneficiou os portugueses, se não se combinassem o SNS com a universalização da Segurança Social, a valorização do poder local, a democratização do acesso ao ensino…Portugal não era, hoje, o mesmo país, o sítio do poema.

O “ou” que anda por aqui é obtuso, oblíquo, trapaceiro. O “mais” e “melhor” são indecifráveis, impalpáveis… Lembram a velha pergunta de contos com moralidade de nariz de cera: Queres ser rico e doente ou pobre e ter saúde? Há escolha? Quero ser rico e ter saúde, óbvio. As opções pelas personalidades mergulham igualmente em narrativas de infância avelhentadas. O meu pai é melhor do que o teu, é mais alto…; o meu é melhor: é polícia… Este questionário pode tornar-se numa eleição de figuras como o que, há anos, colocou Salazar no pódio dos gostos dos portugueses…e não faltava mais nada se não acreditar que partidos políticos credíveis vão mobilizar as máquinas partidárias para este faz-de-conta que as percentagens a que chegarem são fiáveis.

Deixou-se de ser torturado com pontas de cigarros e arranhados com pregos até o sangue jorrar, deixou-se de se ser levado para dentro de uma praça de touros durante uma semana e mandarem fardos de palha para comerem, deixou de haver Tarrafal e isolamentos de um metro por dois, de semanas a fio fazer de estátua até se morrer, de se arrombarem portas às tantas da manhã tirando as pessoas da cama levando-as para celas nojentas e obscenas sem se perceber o porquê do estar ali, deixou-se de ouvir a frase “é proibido o ajuntamento de mais de duas pessoas”, e muito mais haveria para dizer.

Eu vi e senti na pele estas atrocidades, lutei e por uma vida melhor para todos…e sou quem sou hoje com um enorme orgulho.

Viva o 25 de abril, viva a liberdade.

A 25 de abril saiu à rua a liberdade, a guia do povo…e felizmente os cravos revolucionários, idealistas, únicos no mundo…estão vivos.

Esta é a madrugada que eu esperava

O dia inicial inteiro e limpo

Onde emergimos da noite e do silêncio

E livres habitamos a substância do tempo

(Sophia de Mello Breyner Andresen, O Nome das Coisas, 1974)

Quem desconhece tais situações, que saúdem o 25 de Abril e não caiam em cenas patéticas do…antigamente é que era bom!

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss