Q

Previsão do tempo

14° C
  • Tuesday 17° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 23° C
14° C
  • Tuesday 18° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 24° C
14° C
  • Tuesday 19° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 25° C
“Obrigado #JuntosVamosConseguir”

Profissionais da linha da frente no combate à Covid-19 homenageados no 25 de abril

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um grupo de cidadãos acompanhados pelo executivo da União de Freguesias Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório e munidos de cartazes que compunham a frase “Obrigado #Juntos Vamos Conseguir”, dirigiu-se de carro ao Centro de Saúde, GNR, Bombeiros, PSP e Hospital das Caldas, agradecendo, com palmas, o trabalho que estão a fazer pela população.
Obrigado #Juntos Vamos Conseguir” no hospital das Caldas

Perto de vinte funcionários da unidade das Caldas da Rainha do Centro Hospitalar do Oeste cantaram “Grândola Vila Morena” no dia 25 de abril, depois de terem sido homenageados por volta do meio-dia.

Foi um momento simbólico que marcou o 46.º aniversário do 25 de Abril nas Caldas da Rainha, que pela primeira vez se assinalou no meio da luta contra uma pandemia. A ação não só sensibilizou os profissionais de saúde e de segurança como as pessoas que prestaram a homenagem.

Com uma demonstração de carinho pelo agradecimento, o enfermeiro no serviço de Urgência Pediátrica, Francisco Neto, retribuiu dizendo “Nós estamos aqui por vocês”.

A ideia desta ação surgiu de Sara De Neyman e de Carlos Gomes, da Ordem do Trevo que se conheceram no Speak Caldas, que liga pessoas através da língua e cultura. Juntaram-se à união de freguesias e agradeceram às entidades caldenses que estão na linha da frente no combate à Covid-19.

Sara De Neyman, que nasceu na Alemanha e vive há cerca de um ano e meio no Nadadouro, disse que “nunca como antes nos fez tanto sentido celebrar a liberdade, ainda por cima com um agradecimento a quem nos está a ajudar”.

O presidente da união de freguesias, Vítor Marques, disse que não podia recusar associar-se a esta “ação simbólica, mas com muito sentimento e paixão por aquilo que estes homens e mulheres têm feito no combate a um vírus que não dá tréguas”. “Na linha da frente há um grupo de pessoas que não pode ficar em casa. São médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de saúde, funcionários de limpeza, bombeiros, polícias, autarcas, colaboradores dos supermercados, dos centros de apoio domiciliário, de distribuição de correio e de produtos e serviços, e tantos outros profissionais que dia após dia arriscam tudo de si, para o bem de todos nós e por vezes sem materiais e espaços físicos adequados”, apontou.

Vítor Marques adiantou que a união de freguesias está disponível para ajudar outras entidades. “Agora surgiu a possibilidade de arranjar mais uns equipamentos para o hospital das Caldas e vamos aproveitar as pessoas que nos têm contactado para que mais esta ajuda aconteça”, revelou.

O enfermeiro-chefe do Serviço de Urgência do hospital das Caldas, Júlio Branco, disse que “são sinais de reconhecimento que numa altura desta apreciamos, e não ficamos indiferentes porque acredito que maioria de nós está nisto por vocação”. O enfermeiro falou da fase inicial difícil onde houve “falta de material de proteção individual”, agradecendo às “entidades locais, costureiras e todas as pessoas da comunidade que estão a contribuir para que o equipamento em número suficiente e adequado chegue e que nos tem permitido gerir toda esta situação com muita segurança”.

O profissional de saúde revelou que adaptaram um armazém intermédio onde preparam o equipamento de proteção.

Quanto à urgência pediátrica estar já a funcionar nas novas instalações, o enfermeiro disse que “ainda não está inaugurada, mas teve que começar a funcionar à pressa em função das circunstâncias”. “Permitiu-nos criar nas várias urgências circuitos distintos entre doentes suspeitos de Covid-19 e doentes não suspeitos de estarem infetados”, explicou. Júlio Branco lamentou “as implicações grandes em termos de atraso da obra que não está concluída que isto vai suscitar”, mas sustentou que “nesta fase foi uma ajuda muito grande podermos utilizar as novas instalações”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Interrupção de fornecimento de água

Vai decorrer a interrupção de fornecimento de água entre 17 de abril e 3 de maio, das 09h00 às 13h00 e as 14h00 e as 18h00, no centro de Salir do Porto, na zona limitada pelas ruas Humberto Delgado, Primeiro de Maio, Castelo e 25 de Abril.

Restrições à circulação rodoviária

Devido à execução de trabalhos de pavimentação, a circulação rodoviária será alvo de condicionamentos na cidade das Caldas da Rainha, na Rua 31 de janeiro entre 15 e 17 de abril, na Avenida Eng.º Marcelo Morgado, nos dias 18, 19, 22 e 23 de abril, e na Avenida General Pedro Cardoso nos dias 22, 23, 24 e 26 de abril.

Roadshow Eleições Europeias

Organizado pela Agência Nacional de Erasmus+ Juventude/Desporto e Corpo Europeu de Solidariedade, em parceria com os Multiplicadores da Rede Eurodesk - Município das Caldas da Rainha e Leader Oeste, o Roadshow Eleições Europeias passou pelas Caldas da Rainha no dia 9, entre as 10h00 e as 17h00, na Praça da Universidade.

road1