Q

Previsão do tempo

19° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
19° C
  • Saturday 27° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
19° C
  • Saturday 29° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 25° C

Câmara de Alcobaça vai oferecer máscara reutilizável a cada munícipe

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara de Alcobaça vai oferecer uma máscara social lavável e reutilizável a cada munícipe do concelho, cumprindo, deste modo, a generalização do seu uso recomendado pela Direção-Geral de Saúde.
A cada munícipe do concelho de Alcobaça será oferecida uma máscara

A autarquia determinou já a abertura do procedimento de aquisição das máscaras.

O Município, em articulação com a Segurança Social, está a preparar, com partilha de custos, o rastreio integral, com realização de testes de Covid-19, a todos os funcionários dos lares e IPSS do concelho. Este rastreio será alargado aos utentes destas instituições no caso de haver alguma sintomatologia ou de algum funcionário acusar positivo.

Foi convocada para o dia 29 de abril uma reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil para fazer um ponto de situação da Covid-19 no concelho, com especial incidência à análise das condições de habitabilidade e salubridade da comunidade estrangeira que reside e trabalha sazonalmente na agricultura no concelho. Para esta reunião foram convocadas, para além das autoridades, o Instituto de Emprego e Formação Profissional e a Autoridade para as Condições do Trabalho.

Segundo o presidente da Câmara, Paulo Inácio, desde o início da pandemia até esta sexta-feira registam-se no concelho de Alcobaça 31 casos positivos de Covid-19, nos quais se incluem 25 casos ativos, 5 casos de recuperação (curados) e um falecimento, “no qual ainda não está comprovada uma relação direta com o novo coronavírus”, refere.

Na sequência da deteção de três funcionárias infetadas, o que levou ao encerramento do Modelo Continente de Alcobaça, foram feitos 105 testes aos funcionários. Dois deram resultado positivo e quatro deram inconclusivo, que serão novamente testados.

O presidente da Câmara efetuou com o coordenador do Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte uma vistoria às instalações do estabelecimento comercial, tendo sido sinalizadas melhorias e recomendações de funcionamento que o estabelecimento deveria de imediato adotar.

Foi comunicada como sendo de extrema importância a implementação de uma vigilância ativa, por parte dos responsáveis do Modelo Continente, junto dos seus trabalhadores.

Foi determinada pela autoridade de saúde a suspensão do encerramento temporário do estabelecimento, tendo sido considerado imprescindível que todos os trabalhadores que se encontravam ao serviço aquando do aparecimento dos casos positivos de Covid-19 sejam mantidos no seu domicílio até que seja dada autorização para o retomar da atividade normal de trabalho. Resulta assim uma equipa de trabalhadores completamente nova para a reabertura do estabelecimento, submetida a uma avaliação do seu estado de saúde.

Constatou-se que o estabelecimento já tinha procedido, através de empresa credenciada, a uma desinfeção integral do espaço interior e exterior.

Paulo Inácio, enquanto responsável máximo pela Proteção Civil Municipal, determinou que todas as grandes superfícies comerciais do concelho remetessem os respetivos planos de contingência para o Serviço Municipal de Proteção Civil.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Novo recorde de maior onda surfada na Praia do Norte

Há um novo recorde mundial de maior onda já surfada na Praia do Norte, na Nazaré, que foi alcançado pelo alemão Sebastian Steudtner, que em 29 de outubro de 2020 atingiu os 26,21 metros, segundo foi anunciado nesta terça-feira pela World Surf League (WSL), organizadora dos Red Bull Big Wave Awards.

onda