Q

Previsão do tempo

21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 21° C
22° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 21° C
22° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 25° C
  • Tuesday 23° C

Câmara de Alcobaça vai oferecer máscara reutilizável a cada munícipe

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara de Alcobaça vai oferecer uma máscara social lavável e reutilizável a cada munícipe do concelho, cumprindo, deste modo, a generalização do seu uso recomendado pela Direção-Geral de Saúde.
A cada munícipe do concelho de Alcobaça será oferecida uma máscara

A autarquia determinou já a abertura do procedimento de aquisição das máscaras.

O Município, em articulação com a Segurança Social, está a preparar, com partilha de custos, o rastreio integral, com realização de testes de Covid-19, a todos os funcionários dos lares e IPSS do concelho. Este rastreio será alargado aos utentes destas instituições no caso de haver alguma sintomatologia ou de algum funcionário acusar positivo.

Foi convocada para o dia 29 de abril uma reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil para fazer um ponto de situação da Covid-19 no concelho, com especial incidência à análise das condições de habitabilidade e salubridade da comunidade estrangeira que reside e trabalha sazonalmente na agricultura no concelho. Para esta reunião foram convocadas, para além das autoridades, o Instituto de Emprego e Formação Profissional e a Autoridade para as Condições do Trabalho.

Segundo o presidente da Câmara, Paulo Inácio, desde o início da pandemia até esta sexta-feira registam-se no concelho de Alcobaça 31 casos positivos de Covid-19, nos quais se incluem 25 casos ativos, 5 casos de recuperação (curados) e um falecimento, “no qual ainda não está comprovada uma relação direta com o novo coronavírus”, refere.

Na sequência da deteção de três funcionárias infetadas, o que levou ao encerramento do Modelo Continente de Alcobaça, foram feitos 105 testes aos funcionários. Dois deram resultado positivo e quatro deram inconclusivo, que serão novamente testados.

O presidente da Câmara efetuou com o coordenador do Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte uma vistoria às instalações do estabelecimento comercial, tendo sido sinalizadas melhorias e recomendações de funcionamento que o estabelecimento deveria de imediato adotar.

Foi comunicada como sendo de extrema importância a implementação de uma vigilância ativa, por parte dos responsáveis do Modelo Continente, junto dos seus trabalhadores.

Foi determinada pela autoridade de saúde a suspensão do encerramento temporário do estabelecimento, tendo sido considerado imprescindível que todos os trabalhadores que se encontravam ao serviço aquando do aparecimento dos casos positivos de Covid-19 sejam mantidos no seu domicílio até que seja dada autorização para o retomar da atividade normal de trabalho. Resulta assim uma equipa de trabalhadores completamente nova para a reabertura do estabelecimento, submetida a uma avaliação do seu estado de saúde.

Constatou-se que o estabelecimento já tinha procedido, através de empresa credenciada, a uma desinfeção integral do espaço interior e exterior.

Paulo Inácio, enquanto responsável máximo pela Proteção Civil Municipal, determinou que todas as grandes superfícies comerciais do concelho remetessem os respetivos planos de contingência para o Serviço Municipal de Proteção Civil.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Workshop de Forró 

A Associação Óbidos Dance organiza um Workshop de Forró com a colaboração do Espaço Baião - Centro Cultural e Escola de Dança, no dia 18 de maio, entre as 16h00 e as 18h00, no Largo de São Marcos, nas Gaeiras.

workshop forro

Colóquio “Portugal na Idade do Gelo”

A Arméria - Movimento Ambientalista de Peniche e o Rotary Clube de Peniche organizam no dia 10 de maio, pelas 21h00, no Auditório Municipal de Peniche, o colóquio "Portugal na Idade do Gelo: do sistema do Almonda à Gruta do Caldeirão, passando pela Furninha", tendo como orador convidado João Zilhão.

7ª Festa da Flor no Bairro Azul

A Associação Moradores e Amigos do Bairro Azul vai realizar a 7ª Festa da Flor nos dias 25 e 26 de maio, entre as 10h00 e as 22h00.

azul 1