No ensino Pré-escolar, em complemento à emissão televisiva, serão enviadas tarefas às crianças para manter a rotina e o contacto com a escola.
Nos 1º, 2º e 3º ciclos e ensino secundário, o 3º período decorrerá com sessões síncronas em todas as áreas/disciplinas, de acordo com um horário semanal.
“Neste horário, para além das sessões síncronas, estão contemplados alguns tempos para esclarecimento de dúvidas aos alunos que as colocarem. Nas horas estipuladas para este efeito, os professores estarão disponíveis online. Também está previsto no horário dos professores tutelares de turma ou diretores de turma tempo para atendimento aos encarregados de educação”, explica João Magueta, diretor do AEN.
Para as sessões síncronas serão utilizados os meios tecnológicos que auxiliem o ensino à distância.
Serão usadas a Hangouts Meet, Google Classroom, Zoom, +Sucesso Escolar e outras já anteriormente utilizadas, como o Skype ou WhatsApp, tendo sido solicitada autorização aos encarregados de educação para a utilização dos meios tecnológicos.
Para os alunos sem meios digitais à disposição, “os casos que mais preocupam a escola, que não pode deixar agravar as diferenças sociais já existentes e que tenderão a agravar-se com esta pandemia”, João Magueta refere que “serão elaborados Planos de Trabalho Semanais, que serão entregues em papel”.
Os alunos terão acesso a estes Planos na Escola Básica e Secundária Amadeu Gaudêncio, na Biblioteca Municipal, na Escola EB1 de Famalicão e no Centro Escolar do Valado.
A entrega dos deveres e informações escolares será feita pela equipa do Centro de Apoio à Aprendizagem.
Quanto às refeições dos alunos com o Escalão A, a Câmara Municipal irá garantir o seu fornecimento em todo o concelho.
0 Comentários