Q

Previsão do tempo

14° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 19° C
14° C
  • Thursday 21° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 20° C
14° C
  • Thursday 22° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 20° C

Carrinha da Junta de Santa Catarina transmite apoio à população por altifalante

Marlene Sousa
14 de Abril, 2020
Santa Catarina foi a primeira freguesia do concelho das Caldas da Rainha com um caso confirmado de Covid-19, chegando a ter seis pessoas infetadas. Uma morreu mas outras três recuperaram.
O presidente da Junta de Santa Catarina, Rui Rocha, tenta impedir a propagação do vírus na sua freguesia

Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, o presidente da Junta de Freguesia de Santa Catarina, Rui Rocha, revelou que quando souberam que havia um infetado “ficámos todos apreensivos e não foi fácil gerir a situação”, mas com “o apoio e acompanhamento da Câmara, das restantes freguesias do concelho, da Proteção Civil e da Delegação de Saúde, iniciou-se imediatamente o plano de contingência a fim de não haver propagação”.

O autarca recorda que “todos os esforços” foram feitos “para que os habitantes se mantivessem em segurança nas suas casas, saindo o mínimo possível e somente para o estritamente necessário”.

Entre as iniciativas tomadas pela Junta constam a “restrição do acesso ao interior da sede da junta a uma pessoa de cada vez, colocação de desinfetante e álcool na junta e em outros locais estratégicos da freguesia, e distribuição de máscaras de proteção individual pelos colaboradores da junta”.

O autarca manifestou agrado com o apoio “responsável e solidário das pessoas e instituições das Caldas”. “Num momento muito difícil como o que estamos a atravessar são gestos como estes que fazem toda a diferença”, afirmou.

“Se todos cumprirmos com as orientações que são do conhecimento geral da população, será mais fácil eliminarmos as redes de contágio, para que possamos voltar à normalidade o mais rapidamente possível”, referiu o presidente da Junta.

À semelhança de outras freguesias do concelho, também o executivo de Santa Catarina está a mobilizar-se para criar respostas de apoio à população mais idosa e carenciada, através da entrega de bens de primeira necessidade e do reforço do apoio social.

Rui Rocha revelou que disponibilizou uma carrinha com altifalante para comunicar às pessoas que quem precisar de apoio pode contactar a Junta de Freguesia. “Foi uma forma de chegar às pessoas que não têm acesso às redes sociais”, indicou.

O autarca revelou ainda que está em contato permanente com o serviço da ação social da Câmara das Caldas para que “não falte nada a ninguém, nomeadamente às pessoas de mais risco”.

Rui Rocha destacou o Centro Social Paroquial de Santa Catarina, que está a prestar o serviço de apoio domiciliário na freguesia. “Vão a casa dos utentes, fazendo visitas diárias, dependendo das necessidades de cada pessoa”, apontou, considerando este apoio fundamental às populações mais idosas sujeitas a medidas de isolamento no contexto da luta contra a pandemia Covid-19.

Segundo o autarca, “até este momento não há problema com os lares de Santa Catarina, que têm o seu plano de contingência e estão em contato permanente com a Junta, Câmara e Delegação de Saúde”.

Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Pizza Hut abre na entrada sul da cidade

Abriu nesta terça-feira o 99º Pizza Hut em Portugal e o primeiro nas Caldas da Rainha, criando 25 postos de trabalho neste restaurante especializado em pizzas e massas cujo estabelecimento original surgiu nos Estados Unidos da América.

pizza hut1

Caldas venceu dérbi do Oeste

À sexta jornada, o Caldas Sport Clube impôs a primeira derrota ao Torreense, líder da Série B da Liga 3, com 13 pontos, vencendo no passado domingo, por 2-0. Somou o seu terceiro triunfo na competição, registando agora 10 pontos.

caldas1 1