A Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha, em articulação com o município, decidiu concretizar já o início do projeto, considerando as necessidades sociais verificadas no contexto atual originadas pela Covid-19.
Em 2009, a Rede Social das Caldas da Rainha desafiou a Misericórdia para alargar o seu serviço à comunidade e promover o desenvolvimento social do concelho, através de um projeto novo, um Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS). Surgia assim o primeiro CLDS nas Caldas da Rainha, com o nome Ponto de Ajuda.
A Rede Social decidiu continuar a ação, surgindo então o CLDS + (2013-2015), depois o CLDS 3G (2015-2018), e agora o CLDS 4G (2020-2023).
Os CLDS constituem-se como um instrumento de combate à exclusão social com objetivos centrados na promoção da inclusão social das pessoas em situação de maior fragilidade social, de potenciação do desenvolvimento social do território, mas também como resposta a contextos de emergência social, mobilizando a ação integrada de diferentes agentes e recursos da rede.
O CLDS 4G das Caldas da Rainha atuará, nesta fase, essencialmente em dois eixos – promoção do emprego, formação e qualificação e promoção do envelhecimento ativo e apoio à população sénior, mas também irácdesenvolver ações no âmbito do eixo de intervenção familiar e parental.
Foram já iniciadas duas atividades para servir a comunidade caldense. A primeira é a Linha de Apoio Psicossocial (262 148 039), um projeto em parceria com o Município das Caldas da Rainha, e que consiste num apoio telefónico a pessoas com mais de 65 anos em situação de vulnerabilidade ou isolamento.
A outra atividade é o apoio na área do emprego e a empresas através de atendimento online e/ou telefónico (elaboração de currículo, esclarecimentos sobre medidas extraordinárias da Covid-19, procura de emprego, entre outras), através dos contactos telefónicos 262094146 e 915501783.
0 Comentários