Q

Previsão do tempo

28° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 21° C
28° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 21° C
29° C
  • Saturday 29° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 22° C

Projeto da Misericórdia para responder a necessidades sociais

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Iniciou-se no passado dia 1 o projeto CLDS 4G Caldas da Rainha, da Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha, apesar de ainda não existir aprovação oficial do projeto, a executar até 2023, com financiamentos comunitários.

A Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha, em articulação com o município, decidiu concretizar já o início do projeto, considerando as necessidades sociais verificadas no contexto atual originadas pela Covid-19.

Em 2009, a Rede Social das Caldas da Rainha desafiou a Misericórdia para alargar o seu serviço à comunidade e promover o desenvolvimento social do concelho, através de um projeto novo, um Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS). Surgia assim o primeiro CLDS nas Caldas da Rainha, com o nome Ponto de Ajuda.

A Rede Social decidiu continuar a ação, surgindo então o CLDS + (2013-2015), depois o CLDS 3G (2015-2018), e agora o CLDS 4G (2020-2023).

Os CLDS constituem-se como um instrumento de combate à exclusão social com objetivos centrados na promoção da inclusão social das pessoas em situação de maior fragilidade social, de potenciação do desenvolvimento social do território, mas também como resposta a contextos de emergência social, mobilizando a ação integrada de diferentes agentes e recursos da rede.

O CLDS 4G das Caldas da Rainha atuará, nesta fase, essencialmente em dois eixos – promoção do emprego, formação e qualificação e promoção do envelhecimento ativo e apoio à população sénior, mas também irácdesenvolver ações no âmbito do eixo de intervenção familiar e parental.

Foram já iniciadas duas atividades para servir a comunidade caldense. A primeira é a Linha de Apoio Psicossocial (262 148 039), um projeto em parceria com o Município das Caldas da Rainha, e que consiste num apoio telefónico a pessoas com mais de 65 anos em situação de vulnerabilidade ou isolamento.

A outra atividade é o apoio na área do emprego e a empresas através de atendimento online e/ou telefónico (elaboração de currículo, esclarecimentos sobre medidas extraordinárias da Covid-19, procura de emprego, entre outras), através dos contactos telefónicos 262094146 e 915501783.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

João Almeida com Covid-19 desiste do Giro d’Italia

A 18ª etapa do Giro d’Italia, nesta quinta-feira, fica marcada pela ausência do ciclista caldense João Almeida, que acusou positivo à Covid-19, sendo assim forçado a abandonar a prova, quando ocupava o quarto lugar, a 1 minuto e 54 segundos do líder e a 49 segundos do pódio.

almeida 3

Aluna caldense “Embaixadora UC à Frente” 

A caldense Beatriz Lopes, estudante do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas na Universidade de Coimbra, recebeu o prémio “UC à Frente”, atribuído pela Reitoria da Universidade de Coimbra (UC).

premio 1

Vigília com “abraço” ao hospital das Caldas da Rainha

Uma vigília que terminou com um cordão humano em frente à urgência do hospital das Caldas da Rainha foi a forma encontrada pela população para exigir medidas do Governo para melhorar as condições em que trabalham os profissionais de saúde. O alerta foi feito na noite da passada sexta-feira.

vigilia2