Q

Previsão do tempo

14° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 17° C
14° C
  • Wednesday 20° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 17° C
14° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 18° C

Projeto da Misericórdia para responder a necessidades sociais

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Iniciou-se no passado dia 1 o projeto CLDS 4G Caldas da Rainha, da Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha, apesar de ainda não existir aprovação oficial do projeto, a executar até 2023, com financiamentos comunitários.

A Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha, em articulação com o município, decidiu concretizar já o início do projeto, considerando as necessidades sociais verificadas no contexto atual originadas pela Covid-19.

Em 2009, a Rede Social das Caldas da Rainha desafiou a Misericórdia para alargar o seu serviço à comunidade e promover o desenvolvimento social do concelho, através de um projeto novo, um Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS). Surgia assim o primeiro CLDS nas Caldas da Rainha, com o nome Ponto de Ajuda.

A Rede Social decidiu continuar a ação, surgindo então o CLDS + (2013-2015), depois o CLDS 3G (2015-2018), e agora o CLDS 4G (2020-2023).

Os CLDS constituem-se como um instrumento de combate à exclusão social com objetivos centrados na promoção da inclusão social das pessoas em situação de maior fragilidade social, de potenciação do desenvolvimento social do território, mas também como resposta a contextos de emergência social, mobilizando a ação integrada de diferentes agentes e recursos da rede.

O CLDS 4G das Caldas da Rainha atuará, nesta fase, essencialmente em dois eixos – promoção do emprego, formação e qualificação e promoção do envelhecimento ativo e apoio à população sénior, mas também irácdesenvolver ações no âmbito do eixo de intervenção familiar e parental.

Foram já iniciadas duas atividades para servir a comunidade caldense. A primeira é a Linha de Apoio Psicossocial (262 148 039), um projeto em parceria com o Município das Caldas da Rainha, e que consiste num apoio telefónico a pessoas com mais de 65 anos em situação de vulnerabilidade ou isolamento.

A outra atividade é o apoio na área do emprego e a empresas através de atendimento online e/ou telefónico (elaboração de currículo, esclarecimentos sobre medidas extraordinárias da Covid-19, procura de emprego, entre outras), através dos contactos telefónicos 262094146 e 915501783.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Pensado um grande parque que crie nas Caldas uma centralidade urbana de cultura, saúde e bem-estar

O Masterplan do Termalismo, apresentado pelo arquiteto urbanista Bruno Soares, na sessão da Assembleia Municipal que decorreu a 16 de abril, defende criar nas Caldas da Rainha um grande Parque das Termas, que totaliza cerca de 40 hectares no seu conjunto. O objetivo principal é fazer a ligação entre o Parque D. Carlos I, a Mata D. Leonor, a Quinta da Boneca, Centro de Artes, o Museu de Cerâmica e o Centro Histórico das Termas, com a instalação de um percurso pedonal estruturante transversal.

masterplan 1

“É preciso criar uma maior consciencialização ambiental na população”

Emídio Sousa fez o seu primeiro ato público como secretário de Estado do Ambiente nas Caldas da Rainha, no âmbito da sessão de abertura da 30ª edição das Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental, que decorreram no Centro Cultural e de Congressos (CCC) entre os dias 19 e 21 de abril.

jornadas

Dino D’ Santiago no concerto de 14 de maio

Este ano o tradicional concerto de 14 de maio com o palco colocado na Praça 25 de Abril, junto ao edifício da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, será protagonizado pelo músico e compositor Dino D' Santiago, atualmente um dos artistas mais aclamados pelo público em Portugal.

dino santiago