Q

Previsão do tempo

16° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
16° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 15° C
17° C
  • Friday 17° C
  • Saturday 15° C
  • Sunday 16° C

Pimpões reinventaram-se no mundo virtual para diminuir impacto da crise

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Com as instalações dos Pimpões encerradas devido à pandemia da Covid-19, e sem previsão de reabertura, a sociedade de instrução e recreio reinventou-se no mundo virtual, onde as aulas e atividades foram retomadas online.
No Grupo “Pimpões Ativo” estão a ser dadas várias aulas virtuais

“Criatividade não falta” às pessoas que todos os dias abraçam a coletividade caldense e que se reorganizam para que todos os membros da família Pimpões continuem “ativos, saudáveis e felizes, no recato dos seus lares”.

No grupo “Pimpões Ativo” estão a ser dadas aulas virtuais de pilates, treino funcional, hip-hop, zumba, ginástica sénior e fit 30. Os vídeos dos diretos podem ser acedidos posteriormente, uma vez que ficam publicados no grupo.

Nas férias escolares da Páscoa, decorreu o MultiAtividades que habitualmente os Pimpões promovem. Teve início a 30 de março, e durante duas semanas, os mais pequenos estiveram entretidos em suas casas, através de um grupo no facebook, com muitas atividades para as crianças.

Os responsáveis pelo campo de férias animaram os mais pequenos com exercício físico e dança com aulas em vídeo, desafios diários, culinária, diversos jogos e contador de histórias. Aprenderam a fazer uma pizza e houve uma aula de karate, entre outras atividades.

Antevendo o prolongamento da quarentena e depois do Governo ter na passada quinta-feira anunciado aulas à distância, os Pimpões começam “também a preparar-se para a possibilidade de disponibilizar atividades pedagógicas e um acompanhamento mais personalizado através das redes sociais”, disse Susana Chust, presidente dos Pimpões.

Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, Susana Chust afirmou que tiveram que se reorganizar, para diminuir o impacto da crise. “O objetivo foi continuar a dar resposta cultural, física e desportiva aos nossos utentes e atletas e também manter alguns dos nossos colaboradores em teletrabalho”, apontou.

Segundo a responsável, dos vinte funcionários do clube, oito estão em regime de lay-off com suspensão total de contrato de trabalho, cinco em lay-off por redução de horário de trabalho e cinco (professores e treinadores das atividades físicas) em teletrabalho. Os Pimpões têm ainda dois estagiários (estágio profissional) que continuam ativos em teletrabalho.

Susana Chust referiu que mantêm as “despesas com os colaboradores que se encontram em teletrabalho e a água das nossas piscinas continua a ter que ser tratada”. Nesse sentido apelou à “compreensão e solidariedade” dos utentes no sentido de manterem o pagamento de, pelo menos, 50 por cento do valor das mensalidades dos meses em que se encontrarem encerrados.

A presidente da direção do clube destacou a aderência nas aulas e atividades online e a solidariedade das pessoas que têm contribuído para que continuem ativos. “Há pessoas que estão a pagar a mensalidade total e outras que pagam metade, mas o feedback do nosso trabalho tem sido espetacular, o que nos dá ânimo para continuar”, salientou, acrescentando que “estamos a pedir, mas temos de dar qualquer coisa em troca”. “É essencial para o nosso bem-estar, tanto físico como mental, que nos movimentemos e que façamos exercício”, sublinhou.

Segundo a presidente da direção, as aulas de hip-hop em direto têm sido um sucesso. “A monitora está sempre em contato com os alunos, e, entretanto, vão ser editados vídeos que fizeram”, adiantou.

É com orgulho que a presidente do clube vê “o resultado do empenho e dedicação dos colaboradores numa altura em que tudo era suposto parar”. “Eles não só não pararam como se superaram e conseguiram transmitir-nos que podemos ser ativos em qualquer circunstância”, declarou, agradecendo também a “todos aqueles que nos acompanham, que nos fazem sentir vivos”.

As aulas online estão abertas também a não utentes dos Pimpões mediante o pagamento para aderir ao grupo no facebook.

Quanto ao protocolo entre esta coletividade e a Câmara Municipal das Caldas da Rainha com vista à implementação do programa “Seniores+”, a responsável revelou que continuam a trabalhar para que seja lançado em setembro.

“Como o programa tem como objetivo levar aos seniores das Caldas a prática regular de exercício físico e vai funcionar em parceria com as juntas de freguesia do concelho e outras entidades, estamos a fazer os contatos para que o projeto seja uma realidade”, explicou Susana Chust.

Os Pimpões têm também um grupo no facebook intitulado “Seniores+”, acessível a toda a população, onde disponibilizam alguns vídeos com exercícios adequados à terceira idade.

Treinadora diária para os vizinhos deu aula para a RTP

Depois dos treinos diários para os vizinhos na Cidade Nova se terem tornado um sucesso mediático, Carla Ferreira, treinadora de natação e de triatlo nos “Pimpões”, esteve em direto na passada segunda-feira no programa da RTP “A Nossa Tarde”, com Tânia Ribas de Oliveira. A treinadora e atleta foi convidada para dar uma aula por videoconferência para todos os telespetadores, “para abater os excessos da páscoa”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161