Q

Previsão do tempo

16° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 21° C
17° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 21° C
17° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 22° C

Rotários caldenses oferecem material de proteção ao CHO

Marlene Sousa
12 de Abril, 2020
O Rotary Club das Caldas da Rainha, em parceria com a Fundação Rotária Portuguesa, entregou no dia 3 de abril 1100 peças confecionadas com tecido próprio (100 batas, 150 pares de botas,100 macacões cirúrgicos, 300 pijamas cirúrgicos (casacos e calças) ao Centro Hospitalar do Oeste (CHO).
A primeira entrega do Rotary Clube das Caldas no Centro Hospitalar do Oeste

O material foi recebido pela diretora do serviço de urgência da unidade das Caldas, Cristina Teotónio, e distribuído por extensões de saúde do concelho conforme solicitado.

O clube caldense comprou o tecido (TNT), e para a confeção do equipamento contou com o apoio do movimento solidário “#juntos”, que nasceu através da costureira caldense Cheila Mendes, e que envolve cada dia mais pessoas empenhadas em contribuir com equipamentos de proteção individual.

“Vem do esforço coletivo de dezenas de costureiras voluntárias e de quarto fábricas de pequena dimensão de oito concelhos que estão muitas horas diárias a confecionar batas, pijamas e macacões cirúrgicos, cogulas e botas, em TNT e algodão”, disse José Correia, presidente do Rotary Club das Caldas da Rainha.

Este responsável intitulou as costureiras anónimas como “heroínas que estão a dar o melhor de si e só irão parar quando a crise terminar ou se, entretanto, o tecido acabar por falta de verbas para o comprar, oriundas dos donativos”.

Segundo o presidente do Rotary, é fundamental confecionar mais equipamento de proteção para que “os nossos profissionais de saúde do centro hospitalar, dos centros de saúde e das instituições sociais não fiquem desprotegidos”. “Se alguém ficar infetado será desastroso porque poderá encerrar unidades de saúde por falta de pessoal em quarentena”, salientou.

Os rotários caldenses pedem a colaboração de parceiros da sociedade civil que se queiram juntar a esta iniciativa e que podem colaborar com “doações, que transformaremos rapidamente em equipamentos de proteção individuais” com o objetivo de manter em segurança os profissionais de saúde do CHO.

Os donativospodem ser feitos por transferência bancária para o IBAN PT50004551304023167016051.

A entrega do equipamento é resultado do projeto ao combate à Covid-19, candidatura aprovada pela Fundação Rotária Portuguesa, que tem como parceiros as estruturas Rotary e Rotaract Club das Caldas, e o Núcleo Rotário de Desenvolvimento Comunitário de Caldas da Rainha. Contribuíram também para o projeto J.N.Seguros e Luisa Tody-operador turístico.

O valor atribuído pela Fundação Rotária Portuguesa foi de dois mil euros, o valor das parcerias foi mil euros e o valor dos fundos próprios do clube foi também de mil euros.

O tecido adquirido pelos rotários irá permitir a entrega de cerca de três mil unidades descartáveis.

Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Detido na Foz do Arelho por tráfico de droga

Um homem de 27 anos foi detido na Foz do Arelho na passada quarta-feira por tráfico de estupefacientes. No decorrer de uma ação de patrulhamento da GNR das Caldas da Rainha, com o reforço dos postos de São Martinho do Porto e do Bombarral, os militares depararam-se...

246347459 2428007130663237 4279653524251237677 n

Dupla fez roubo em supermercado e foi apanhada a assaltar restaurante

Dois jovens foram imobilizados por clientes quando tentavam assaltar um restaurante em Casais do Baleal, no concelho de Peniche, na noite de passada quinta-feira, depois de terem levado 290 euros de um supermercado na Foz do Arelho, sob ameaça de arma de fogo. Presentes a tribunal, foram deixados em liberdade com apresentações semanais às autoridades policiais, enquanto decorre o processo judicial.

assalto