Q

Previsão do tempo

19° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
19° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 24° C
19° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 25° C

Rotários caldenses oferecem material de proteção ao CHO

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Rotary Club das Caldas da Rainha, em parceria com a Fundação Rotária Portuguesa, entregou no dia 3 de abril 1100 peças confecionadas com tecido próprio (100 batas, 150 pares de botas,100 macacões cirúrgicos, 300 pijamas cirúrgicos (casacos e calças) ao Centro Hospitalar do Oeste (CHO).
A primeira entrega do Rotary Clube das Caldas no Centro Hospitalar do Oeste

O material foi recebido pela diretora do serviço de urgência da unidade das Caldas, Cristina Teotónio, e distribuído por extensões de saúde do concelho conforme solicitado.

O clube caldense comprou o tecido (TNT), e para a confeção do equipamento contou com o apoio do movimento solidário “#juntos”, que nasceu através da costureira caldense Cheila Mendes, e que envolve cada dia mais pessoas empenhadas em contribuir com equipamentos de proteção individual.

“Vem do esforço coletivo de dezenas de costureiras voluntárias e de quarto fábricas de pequena dimensão de oito concelhos que estão muitas horas diárias a confecionar batas, pijamas e macacões cirúrgicos, cogulas e botas, em TNT e algodão”, disse José Correia, presidente do Rotary Club das Caldas da Rainha.

Este responsável intitulou as costureiras anónimas como “heroínas que estão a dar o melhor de si e só irão parar quando a crise terminar ou se, entretanto, o tecido acabar por falta de verbas para o comprar, oriundas dos donativos”.

Segundo o presidente do Rotary, é fundamental confecionar mais equipamento de proteção para que “os nossos profissionais de saúde do centro hospitalar, dos centros de saúde e das instituições sociais não fiquem desprotegidos”. “Se alguém ficar infetado será desastroso porque poderá encerrar unidades de saúde por falta de pessoal em quarentena”, salientou.

Os rotários caldenses pedem a colaboração de parceiros da sociedade civil que se queiram juntar a esta iniciativa e que podem colaborar com “doações, que transformaremos rapidamente em equipamentos de proteção individuais” com o objetivo de manter em segurança os profissionais de saúde do CHO.

Os donativospodem ser feitos por transferência bancária para o IBAN PT50004551304023167016051.

A entrega do equipamento é resultado do projeto ao combate à Covid-19, candidatura aprovada pela Fundação Rotária Portuguesa, que tem como parceiros as estruturas Rotary e Rotaract Club das Caldas, e o Núcleo Rotário de Desenvolvimento Comunitário de Caldas da Rainha. Contribuíram também para o projeto J.N.Seguros e Luisa Tody-operador turístico.

O valor atribuído pela Fundação Rotária Portuguesa foi de dois mil euros, o valor das parcerias foi mil euros e o valor dos fundos próprios do clube foi também de mil euros.

O tecido adquirido pelos rotários irá permitir a entrega de cerca de três mil unidades descartáveis.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

7ª Festa da Flor no Bairro Azul

A Associação Moradores e Amigos do Bairro Azul vai realizar a 7ª Festa da Flor nos dias 25 e 26 de maio, entre as 10h00 e as 22h00.

azul 1

Jantar convívio em Santa Catarina

O Centro Pastoral de Santa Catarina é palco no dia 4 de maio de um jantar convívio promovido pela Comissão de Pais de Santa Catarina no âmbito das comemorações dos 30 anos da escola da freguesia.

jantar

Semana Hortícola do Oeste

A Semana Hortícola do Oeste realiza-se no auditório da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche, no dia 2 de maio. Na sua 11ª edição, o tema é “A terra das couves e as couves sem terra”.