Q

Previsão do tempo

22° C
  • Friday 28° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 22° C
21° C
  • Friday 29° C
  • Saturday 27° C
  • Sunday 23° C
22° C
  • Friday 32° C
  • Saturday 29° C
  • Sunday 24° C

Álcool para produção de ginja transformado em desinfetante

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um empresário de Alcobaça entregou no Município da Nazaré várias embalagens de álcool gel, que foram distribuídas pelos agentes de proteção civil e profissionais da área social.
Lemos Figueiredo - Adega das Frutas de Alcobaça entregou produto desinfetante à Proteção Civil da Nazaré

A Lemos Figueiredo – Adega das Frutas de Alcobaça, uma empresa que produz Licor de Ginja de Alcobaça, doou um total de 595 embalagens à Proteção Civil Municipal da Nazaré, que as entregou aos Bombeiros Voluntários, PSP, GNR, Guarda Fiscal, Polícia Marítima, Associação de Dadores Benévolos de Sangue do concelho da Nazaré, Nadadores Salvadores e instituições particulares de solidariedade social do concelho da Nazaré.

“Considerando a falta de álcool gel, nomeadamente nas instituições e serviços de proteção e segurança, decidimos alocar o álcool que temos disponível para a produção de ginja e transformá-lo no produto desinfetante”, explicou Salomão Figueiredo.

O empresário destacou a “responsabilidade social” e a capacidade de produção da empresa, nomeadamente no enchimento e rotulagem, para a concretização desta ideia, que surgiu durante uma reunião de família.

“Alguém disse: deixemos a ginja para depois. Tentámos dar cobertura, dentro das nossas limitações, a Alcobaça e também dar um contributo à Nazaré, vila que nos une, e pela qual nutrimos um grande carinho. Sabemos que é uma gota de água no mar imenso da Nazaré, mas também sabemos que gota a gota se enche o balde. Disponibilizamos ainda a nossa capacidade instalada de enchimento para potenciais dadores de álcool-gel, estreitando assim laços comuns de apoio a esta causa”.

O presidente da Câmara Municipal da Nazaré, Walter Chicharro, agradeceu “a generosidade da oferta pelo empresário” que, veio “reforçar os meios de proteção individual dos profissionais que se mantêm em serviço, nas áreas da proteção, vigilância e assistência”.

O autarca fez também um agradecimento a todas as entidades, empresas e cidadãos que têm vindo a contribuir para o equipamento dos agentes da proteção civil.

A DF destilaria, do nazareno Dário Simãozinho, distribuiu pelos serviços de emergência e segurança dos concelhos da Nazaré e Alcobaça (Bombeiros Voluntários da Nazaré, GNR de Valado dos Frades, GNR de Alcobaça, GNR de Pataias, Polícia Marítima da Nazaré e Estação de Salva-vidas da Nazaré) várias embalagens de álcool gel desinfectante, “em quantidade suficiente de forma a garantir o stock nos próximos tempos difíceis a estes que trabalham para nos ajudar, acudir e defender”, referiu a empresa, com filial, destilaria, unidade de produção e armazenamento em Alcobaça.

Também a Carpilux Indústria de Carpintarias, através do empresário Serafim António, doou aos Bombeiros Voluntários da Nazaré material desinfetante que, nesta altura, “é gasto com maior rapidez dadas as sucessivas ações de limpeza dos equipamentos manuseados”, anunciou João Estrelinha, comandante dos soldados da paz.

Várias unidades hoteleiras e de alojamento do concelho disponibilizaram-se para acolher os agentes da proteção civil ou munícipes em quarentena ou isolamento obrigatórios. Várias costureiras estão a confecionar equipamentos de proteção individual para distribuir por profissionais da área social e do Município envolvidos no combate à pandemia Covid-19.

Fazem máscaras, cógulas (toucas) e batas, em “não-tecido”, adquirido pela Câmara e pela Confraria de Nossa Senhora da Nazaré.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Novo recorde de maior onda surfada na Praia do Norte

Há um novo recorde mundial de maior onda já surfada na Praia do Norte, na Nazaré, que foi alcançado pelo alemão Sebastian Steudtner, que em 29 de outubro de 2020 atingiu os 26,21 metros, segundo foi anunciado nesta terça-feira pela World Surf League (WSL), organizadora dos Red Bull Big Wave Awards.

onda

Câmara frigorífica convertida em galeria de arte

O Cadaval vai ser palco do inédito evento “Arte no Frio”, iniciativa de Jaime Rodrigues com a colaboração do Município do Cadaval, que consiste num ciclo de exposições de artesanato inusitadamente montadas no interior de uma câmara frigorífica.

frigorifica