Q

Previsão do tempo

19° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 22° C
19° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C
20° C
  • Friday 22° C
  • Saturday 23° C
  • Sunday 24° C

Rastreio da Covid-19 sem sair do carro

8 de Abril, 2020
O “Drive-thru Test” para rastreio de Covid-19 dos concelhos da Nazaré e Alcobaça entrou em funcionamento nesta quarta-feira, permitindo a utentes devidamente prescritos pelas autoridades locais de saúde ou pela Linha de Saúde 24 realizarem os testes sem saírem das suas viaturas.
Espaço do MercoAlcobaça permite a utentes da Nazaré e Alcobaça realizarem os testes sem saírem das suas viaturas

Com o objetivo testar doentes fora de meio hospitalar, em condições de conforto e segurança coletiva e aliviar o afluxo de potenciais suspeitos portadores aos hospitais, este espaço dedicado à colheita de amostras para rastreio da doença permite aos pacientes suspeitos de infeção, com marcação prévia, deslocarem-se até ao ponto de recolha, junto ao MercoAlcobaça, à entrada da cidade de Alcobaça, sem entrarem em contacto com outras pessoas, reduzindo o risco de infeção em cada colheita até para os profissionais envolvidos. Os resultados serão depois enviados diretamente à pessoa testada e às autoridades de saúde pública.

Nestes primeiros dois dias (4ª e 5ª feira), o Grupo H Saúde, da Benedita, coordenador do “Drive-thru Test”, estima testar até dez pessoas por dia, número que espera duplicar quando retomar a sua atividade, após o período da Páscoa, altura em que o laboratório terá todo o material necessário às colheitas em maior escala.

“Este é um verdadeiro serviço público que conseguimos conquistar para os dois concelhos. A cooperação entre ambas as autarquias é muito importante para a otimização de recursos tão essenciais como são os cuidados de saúde”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal de Alcobaça, Paulo Inácio.

Para o autarca da Nazaré, Walter Chicharro, “esta é uma resposta importante para as nossas populações, para quem quero deixar uma mensagem de serenidade. Esta estrutura não deve resultar numa corrida desenfreada aos testes até porque a sua realização necessita sempre de prescrição médica”.

A diretora-executiva do Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte, Ana Pisco, destacou “a importância de servir as comunidades de uma forma mais próxima”.

Esta responsável adiantou que “serão testados todos os utentes prescritos pelas autoridades locais de saúde, pelo médico de serviço nas unidades de tratamento da Covid-19 ou pelo médico de família, e pela linha de apoio Saúde 24”.

Esclareceu ainda que “estes exames serão gratuitos para os utentes prescritos, suportados, em regime de convenção, pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo”.

Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Sardinha não vendida deitada para o chão

Dezenas de cabazes de sardinha foram descarregadas para o chão, no porto de pesca de Peniche, no passado dia 6, depois de não terem sido vendidas em lota.

sardinha