Q

Previsão do tempo

19° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 21° C
19° C
  • Saturday 21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 22° C
19° C
  • Saturday 22° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 23° C

Dois mortos e 83 doentes infetados na região Oeste

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Um idoso do Bombarral que estava hospitalizado com Covid-19 morreu na passada segunda-feira, informou a Câmara Municipal, sendo o primeiro falecimento no concelho devido ao vírus e o segundo na região Oeste, depois da morte ocorrida no dia 1 de abril, no hospital das Caldas da Rainha, de um residente no concelho de Peniche.
Hospital das Caldas da Rainha

A vítima bombarralense foi, no dia 23 de março, o primeiro caso positivo de um doente infetado pela Covid-19 registado naquele concelho. Tinha cerca de 70 anos, apresentava vários problemas de saúde e estava acamado na sua residência, em Vale Covo, antes de ser hospitalizado nas Caldas da Rainha. O teste de despistagem à senhora que também vivia no mesmo domicílio deu negativo.

Doze técnicas de apoio domiciliário de uma equipa que trabalha com idosos, nomeadamente com a vítima do Bombarral, ficaram em quarentena à espera da realização de testes. Oito já fizeram e o resultado foi negativo e quatro aguardam a vez, sem apresentarem sintomas.

“O senhor tinha uma infeção respiratória pulmonar e foi inúmeras vezes no mês de março ao hospital por não se encontrar bem de saúde. Chegou a ir duas vezes no mesmo dia ao hospital, pois mandavam-no sempre para casa”, descreveu uma das técnicas.

Os restantes três doentes com Covid-19 no concelho do Bombarral são residentes na União de Freguesias de Bombarral e Vale Covo.

O segundo caso foi uma mulher que contraiu o vírus após contacto com outro caso, no âmbito da sua atividade profissional, fora do concelho do Bombarral, informou a autarquia em comunicado, no dia 25 de março.

“Encontra-se em isolamento ativo e devidamente acompanhada pelas autoridades de saúde”, revelou a Câmara.

Um elemento do corpo de bombeiros do Bombarral foi diagnosticado positivo no teste ao novo coronavírus, no dia 3 de abril, encontrando-se em isolamento profilático na sua residência, seguindo as orientações da autoridade de saúde, anunciou a corporação. Outros doze bombeiros foram rastreados para despiste da Covid-19, tendo recebido a notícia de que não estão infetados.

“Nesta fase de emergência o socorro à população está a ser garantido por um grupo reduzido de bombeiros que seguem as orientações técnicas da Direção-Geral da Saúde e Inem no que diz respeito ao uso de equipamento de proteção individual, sendo este grupo reforçado, em caso de necessidade, pelos bombeiros voluntários que se encontram em pré-alerta”, revelou a corporação bombarralense.

O quarto caso confirmado de Covid-19 foi anunciado nesta segunda-feira. Trata-se de uma mulher que “encontra-se estável e em isolamento ativo, estando a situação a ser acompanhada pelas autoridades de saúde”, indicou a autarquia.

Idoso da Serra d’El Rei foi a primeira vítima

Um homem de 84 anos morreu no dia 1 no hospital das Caldas da Rainha, onde estava internado por ter sido diagnosticado com Covid-19. O idoso, que padecia de outras complicações de saúde, residia na freguesia da Serra d’El Rei, em Peniche.

Quando foi confirmada a análise positiva, no dia 24, “de imediato foram tomadas as medidas de prevenção junto da comunidade próxima”, avançou a Câmara Municipal de Peniche.

No fecho desta edição a situação epidemiológica no concelho de Peniche dava conta de outros seis casos confirmados (dois casos nas freguesias de Peniche e Ferrel, um na Serra D’El-Rei e um em Atouguia da Baleia).

Nas Caldas da Rainha há quinze doentes infetados. Seis na União de Freguesias de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, cinco em Santa Catarina, dois na União de Freguesias de Tornada e Sair do Porto e dois na União de Freguesias de Santo Onofre e Serra do Bouro.

Os quatro bombeiros da Benedita, com idades entre 24 e 49 anos, que estiveram em isolamento profilático devido a transporte de uma vítima contaminada de Santa Catarina, nunca tiveram sintomatologia de infeção, tendo entrado novamente ao serviço depois de cumprido o período.

Em Óbidos está apenas registado o caso de um doente infetado. Trata-se de um espanhol que está internado no Hospital de Santa Maria e que tem uma moradia no resort do Bom Sucesso mas que não reside no concelho.

O presidente da Câmara da Nazaré, Walter Chicharro, anunciou no dia 2, o primeiro caso de um doente infetado com Covid-19 em território nacional residente no concelho da Nazaré.

“O dia do primeiro infetado tinha que chegar. Trata-se de alguém que foi infetado no meio hospitalar e que está internado, não tendo visitas desde 8 de março, ou seja, o eventual contágio da nossa comunidade estará para já controlado”, relatou.

Este era o segundo caso envolvendo um residente na Nazaré, mas o primeiro não foi em solo nacional. Recorde-se que Adriano Maranhão foi infetado a bordo do Diamond Princess, ao largo do Japão, mas regressou recuperado a Portugal.

Foi entretanto revelada a existência de um segundo doente residente na Nazaré com Covid-19.

No Cadaval três casos de Covid-19 foram confirmados no dia 1, na Vermelha. De acordo com José Bernardo Nunes, presidente da Câmara Municipal, são situações “que já se encontravam em confinamento no seu domicílio, uma vez que são todos da mesma família”. Atualmente há mais um caso confirmado na União de Freguesias de Painho e Figueiros.

Os dados apurados até às 20 horas de 6 de abril dão conta de 28 infetados em Torres Vedras, o concelho do Oeste com mais doentes. Alcobaça (dez), Alenquer (nove), Arruda dos Vinhos (um) e Lourinhã (quatro) completam a lista da região, onde aparece Sobral de Monte Agraço como conseguindo até agora não ter nenhum infetado. Há o registo de dois recuperados, em Alenquer e Torres Vedras.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Beatriz Monteiro nos Jogos Paralímpicos Paris 2024

Beatriz Monteiro, atleta com experiência da Unidade de Apoio ao Alto Rendimento na Escola (UAARE) do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, nas Caldas da Rainha, garantiu a qualificação para os Jogos Paralímpicos Paris 2024.

beatriz

Os Golpe lançaram novo álbum “Terra do Diabo”

O grupo musical Golpe lançou um novo álbum, intitulado “Terra do Diabo”. O quinteto é da Benedita, mas tem dois elementos que são das Caldas da Rainha.
Da banda fazem parte Carlos Marques (voz, baixo e guitarra acústica), Samuel Lucas (guitarra e back vocals), João Carlos (teclados) e os músicos das Caldas da Rainha, Luís Agostinho (teclados) e Louie Russo (bateria e back vocals).

golpe 1

Papagaios gigantes coloriram o céu na Foz do Arelho

O passado fim-de-semana foi de grande animação na Foz do Arelho, com diversos eventos a terem lugar, no âmbito do 2º Festival da Lagoa. No domingo, os papagaios tomaram conta do céu.

primeira