Q

Previsão do tempo

15° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
15° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
16° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C

Junta de Freguesia ajuda produção de seis mil máscaras

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Desde o início do estado de emergência que a União de Freguesias de Caldas da Rainha - Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório colocou no terreno um conjunto de iniciativas de apoio ao Centro Hospitalar do Oeste (CHO), unidades de saúde, idosos e mais carenciados das freguesias.
A União de Freguesias arranjou a matéria-prima para preparar milhares de máscaras

Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, Vítor Marques, disse que “todas as juntas de freguesia do concelho uniram-se e disponibilizaram cerca de dezasseis mil euros para a compra de um ventilador para entregar ao CHO, unidade das Caldas da Rainha”.

Contudo, essa aquisição ainda não foi possível porque os fornecedores destes dispositivos estão com dificuldade em dar resposta aos pedidos.

O executivo da Junta de Freguesia ofereceu e montou na Urgência da Pediatria do CHO quatro separadores em acrílico para o atendimento médico.

Foram disponibilizadas as duas psicólogas do gabinete da Junta ao Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte, uma vez que “há um défice muito grande de profissionais para trabalhar nessa área”.

O autarca revelou que quatro empresários das Caldas vão oferecer ao CHO quatro monitores multiparâmetros de sinais vitais, que têm o custo de oito mil euros cada.

Vítor Marques destacou a operação “Máscara Para Todos”, em que já tem a matéria-prima para a produção de seis mil máscaras e centenas de viseiras com a colaboração de cerca de vinte costureiras e dez escuteiros que se voluntariaram.

Nos próximos dias deverá estar em condições de fazer a entrega de máscaras a todos os lares da freguesia, aos Centros de Apoio Social do Coto e S. Gregório e ao Centro de Saúde.

O autarca referiu que a União de Freguesias está a apoiar a compra e fornecimento de “alimentos e medicamentos, assim como outros produtos de primeira necessidade, nomeadamente aos mais idosos”, indicando que “esta iniciativa tem servido também para incentivar a população mais idosa a se manter em casa, um apelo que a Junta tem feito diariamente”.

A Auto Júlio, SA cedeu à União de Freguesias uma viatura (Mazda CX3) de apoio à população.

Vítor Marques adiantou que abrangeram nesta altura mais 14 utentes que estavam em lista de espera, no programa Cartão Abem – Rede Solidária do Medicamento, passando a financiar os medicamentos a 44 pessoas.

Livro árvore “Acer Negundo”

“Acer Negundo” – Amores de Berquó”, é como se designa o livro de histórias da natureza e vida para pequenos e grandes que foi editado pela União de Freguesias. O livro era para ser lançado no Dia Internacional da Árvore, a 21 de março, mas foi uma das iniciativas canceladas, devido às medidas de contingência devido à Covid-19.

No entanto, a União de Freguesias decidiu assinalar o Dia Internacional do Livro Infantil e o executivo entregou no dia 2 de abril vinte livros para as crianças da pediatria do CHO.

O livro é sobre a árvore de espécie designada por “Acer Negundo”, que está no Parque D. Carlos I e que sobreviveu devido à intervenção que foi alvo. “O que podia ser a história da morte anunciada de uma árvore antiga e cansada, mas esplendorosa, é só o início de um movimento, de um manifesto e da expressão da arte na defesa consciente da natureza”, disse Vítor Marques.

A concretização do livro foi, segundo o autarca, uma proposta de Fernando Contreras, de forma a “dignificar a intemporalidade da nossa árvore”. “Deu-lhe espaço, dignidade e hoje é muito mais que uma árvore. É arte e dá mote a esta e outras histórias”, apontou.

De um lado do livro está o conto com ilustração e do outro lado está um espaço em branco para “dar asas à imaginação com o convite para escrever e desenhar o parque com o olhar”.

No projeto, para além de Fernando Contreras, estão envolvidas Joana Rodrigues e Inês Milagres.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.