Q

Previsão do tempo

22° C
  • Friday 28° C
  • Saturday 26° C
  • Sunday 22° C
22° C
  • Friday 29° C
  • Saturday 27° C
  • Sunday 23° C
25° C
  • Friday 32° C
  • Saturday 29° C
  • Sunday 24° C

Junta de Freguesia ajuda produção de seis mil máscaras

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Desde o início do estado de emergência que a União de Freguesias de Caldas da Rainha - Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório colocou no terreno um conjunto de iniciativas de apoio ao Centro Hospitalar do Oeste (CHO), unidades de saúde, idosos e mais carenciados das freguesias.
A União de Freguesias arranjou a matéria-prima para preparar milhares de máscaras

Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, Vítor Marques, disse que “todas as juntas de freguesia do concelho uniram-se e disponibilizaram cerca de dezasseis mil euros para a compra de um ventilador para entregar ao CHO, unidade das Caldas da Rainha”.

Contudo, essa aquisição ainda não foi possível porque os fornecedores destes dispositivos estão com dificuldade em dar resposta aos pedidos.

O executivo da Junta de Freguesia ofereceu e montou na Urgência da Pediatria do CHO quatro separadores em acrílico para o atendimento médico.

Foram disponibilizadas as duas psicólogas do gabinete da Junta ao Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte, uma vez que “há um défice muito grande de profissionais para trabalhar nessa área”.

O autarca revelou que quatro empresários das Caldas vão oferecer ao CHO quatro monitores multiparâmetros de sinais vitais, que têm o custo de oito mil euros cada.

Vítor Marques destacou a operação “Máscara Para Todos”, em que já tem a matéria-prima para a produção de seis mil máscaras e centenas de viseiras com a colaboração de cerca de vinte costureiras e dez escuteiros que se voluntariaram.

Nos próximos dias deverá estar em condições de fazer a entrega de máscaras a todos os lares da freguesia, aos Centros de Apoio Social do Coto e S. Gregório e ao Centro de Saúde.

O autarca referiu que a União de Freguesias está a apoiar a compra e fornecimento de “alimentos e medicamentos, assim como outros produtos de primeira necessidade, nomeadamente aos mais idosos”, indicando que “esta iniciativa tem servido também para incentivar a população mais idosa a se manter em casa, um apelo que a Junta tem feito diariamente”.

A Auto Júlio, SA cedeu à União de Freguesias uma viatura (Mazda CX3) de apoio à população.

Vítor Marques adiantou que abrangeram nesta altura mais 14 utentes que estavam em lista de espera, no programa Cartão Abem – Rede Solidária do Medicamento, passando a financiar os medicamentos a 44 pessoas.

Livro árvore “Acer Negundo”

“Acer Negundo” – Amores de Berquó”, é como se designa o livro de histórias da natureza e vida para pequenos e grandes que foi editado pela União de Freguesias. O livro era para ser lançado no Dia Internacional da Árvore, a 21 de março, mas foi uma das iniciativas canceladas, devido às medidas de contingência devido à Covid-19.

No entanto, a União de Freguesias decidiu assinalar o Dia Internacional do Livro Infantil e o executivo entregou no dia 2 de abril vinte livros para as crianças da pediatria do CHO.

O livro é sobre a árvore de espécie designada por “Acer Negundo”, que está no Parque D. Carlos I e que sobreviveu devido à intervenção que foi alvo. “O que podia ser a história da morte anunciada de uma árvore antiga e cansada, mas esplendorosa, é só o início de um movimento, de um manifesto e da expressão da arte na defesa consciente da natureza”, disse Vítor Marques.

A concretização do livro foi, segundo o autarca, uma proposta de Fernando Contreras, de forma a “dignificar a intemporalidade da nossa árvore”. “Deu-lhe espaço, dignidade e hoje é muito mais que uma árvore. É arte e dá mote a esta e outras histórias”, apontou.

De um lado do livro está o conto com ilustração e do outro lado está um espaço em branco para “dar asas à imaginação com o convite para escrever e desenhar o parque com o olhar”.

No projeto, para além de Fernando Contreras, estão envolvidas Joana Rodrigues e Inês Milagres.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

João Almeida com Covid-19 desiste do Giro d’Italia

A 18ª etapa do Giro d’Italia, nesta quinta-feira, fica marcada pela ausência do ciclista caldense João Almeida, que acusou positivo à Covid-19, sendo assim forçado a abandonar a prova, quando ocupava o quarto lugar, a 1 minuto e 54 segundos do líder e a 49 segundos do pódio.

almeida 3

Aluna caldense “Embaixadora UC à Frente” 

A caldense Beatriz Lopes, estudante do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas na Universidade de Coimbra, recebeu o prémio “UC à Frente”, atribuído pela Reitoria da Universidade de Coimbra (UC).

premio 1

Vigília com “abraço” ao hospital das Caldas da Rainha

Uma vigília que terminou com um cordão humano em frente à urgência do hospital das Caldas da Rainha foi a forma encontrada pela população para exigir medidas do Governo para melhorar as condições em que trabalham os profissionais de saúde. O alerta foi feito na noite da passada sexta-feira.

vigilia2