Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C

Câmara de Óbidos aprova medidas de apoio às famílias e empresas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Foram aprovadas no dia 3 de abril, por unanimidade, em reunião de Câmara, medidas extraordinárias de apoio às famílias e às empresas do Município de Óbidos. As medidas foram debatidas e aprovadas em reunião de Câmara, que se realizou através de vídeoconferência.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Óbidos, “a aprovação destas medidas de forma unânime mostra como todos, sem excepção, queremos que esta situação tenha o menor impacto na vida das pessoas, mas também na economia, que, como se sabe, é também a vida das pessoas”.

Humberto Marques diz que “os munícipes têm sido muito disciplinados e têm ficado em casa, mas a economia não pode ser deixada para segundo plano”. “As famílias e as empresas têm aqui um conjunto de medidas que, na nossa opinião, vão ao encontro das suas necessidades mais imediatas”, afirma, concluindo que “à medida que o tempo for avançando, ajustaremos tudo o que nos for possível”.

Todos os interessados poderão obter mais informações sobre o conjunto de todas as medidas em www.cm-obidos.pt. No site clicar em “Apoios” e depois escolher se são apoios a famílias, ou a empresas. O processo de candidatura é todo feito on-line. Todos os que não possam, por algum motivo, avançar com a candidatura de forma digital, deverão entrar em contacto, via telefone, com os serviços municipais.

As principais medidas, em resumo, passam por isenção/redução do pagamento das faturas relativas ao consumo de água, com prazo limite de pagamento entre abril e junho de 2020 (inclusive), às famílias cujo rendimento se confirme ter sido afetado pela situação excecional decorrente da Covid-19.

Está prevista a isenção do pagamento das facturas dos programas municipais, até 30 de julho, isenção do pagamento das rendas relativas aos contratos celebrados ao abrigo do Regulamento Re-Habitar – Gestão das Unidades Habitacionais de Arrendamento Social, até junho.

Haverá reforço da base de apoio aos medicamentos a agregados em dificuldade, aceleramento do pagamento de apoios no âmbito dos programas sociais, culturais e desportivos, aquisição de material informático para as escolas com o objectivo de combate à info-exclusão e que todos possam ter condições para o tele-ensino e reforço de apoio financeiro às instituições sociais, que lhes permita liberdade para contratação de mais recursos humanos.

Para as empresas foi determinado maior redução do prazo médio de pagamentos a todos fornecedores do Município, pleno funcionamento do licenciamento urbanístico de forma on-line, isenção do pagamento da taxa turística até 31 de dezembro, manter o plano de investimento já contratado e em procedimento, como forma de alavancar a economia, e fomentar a aquisição de produtos frescos diretamente aos produtores que comercializavam nos mercados e feiras para cantinas de escolas, instituições, restaurantes de take-way, entre outros.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Óbidos Vila Gaming regressa de 4 a 12 de maio

Estava previsto realizar-se de dois em dois anos, mas o sucesso da primeira edição em 2023 fez com que o Óbidos Vila Gaming voltasse a repetir-se já este ano, de 4 a 12 de maio.

obidosgaming2

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss