Q

Previsão do tempo

10° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
11° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
12° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C

Câmara das Caldas está a criar bolsa de voluntariado para apoiar instituições

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara das Caldas da Rainha fez um levantamento das unidades hoteleiras existentes e a maioria está disponível para acolher os idosos internados em lares, caso seja necessário. “A Câmara de Óbidos disponibilizou, também, várias unidades hoteleiras que tem disponíveis, o que muito agradecemos”, informou a vereadora Maria da Conceição, responsável pelo pelouro de ação social.
As Misericórdias das Caldas e Óbidos mantêm em atividade as valências de apoio à terceira idade

Até este momento o quadro atual das instituições de apoio aos seniores no concelho das Caldas continua sem utentes infetados com a Covid-19.

O Município das Caldas fez um apelo ao voluntariado e já tem “vários voluntários disponíveis para colaborar em diversas áreas, desde a entrega de alimentos a apoio às instituições de solidariedade social”. A acrescentar a este número tem também, segundo a autarca, “auxiliares educativas que se disponibilizaram para colaborar em caso de necessidade urgente”.

“Por outro lado, as instituições também, se solidarizaram para o caso de surgir uma situação no concelho, para dar o apoio possível no tratamento a prestar aos idosos”, salientou, a vereadora, referindo que continua a apelar “a mais inscrições, que são sempre necessárias”.

Os voluntários já inscritos irão receber formação na área de primeiros socorros e de cuidados a ter perante a situação que estamos a viver. Esta formação será dada pela Cruz Vermelha Portuguesa, de modo a preparar esses voluntários para as tarefas a desempenhar.

O JORNAL DAS CALDAS falou com os provedores das misericórdias de Caldas e de Óbidos, que apesar de até ao momento não haver registo de alguém infetado, mostraram alguma preocupação por quem trabalha em residências e lares de idosos.

A Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha mantém as valências em atividade de apoio à terceira idade, com 100 idosos em lar e 56 em apoio domiciliário. O Centro de Acolhimento Temporário acolhe neste momento 15 crianças e jovens, com idades até aos 18 anos. O Jardim de Infância está fechado. A trabalhar estão 140 colaboradores.

O provedor, Lalanda Ribeiro, salientou que o Município das Caldas tem vindo a preparar, nos últimos dias, uma bolsa de voluntariado e um espaço para que, no “futuro, se surgir alguma eventualidade”, esteja já assegurado o isolamento.

O responsável revelou ao JORNAL DAS CALDAS que a dificuldade que surgiu foi com a falta de equipamento de proteção, mas que foi resolvida com a ajuda da autarquia e a União de Freguesias de N. Sra do Pópulo, Coto e São Gregório, que entregaram material.

Também o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Óbidos, Carlos Orlando, disse ao JORNAL DAS CALDAS que o lar, com 53 idosos, e o apoio domiciliário a 35 seniores, está a “funcionar com normalidade”. A creche está encerrada. A instituição tem um total de cerca de 60 funcionários, mas estão a trabalhar cerca de 45 porque alguns encontram-se em casa a dar apoio aos filhos.

O responsável destacou o cumprimento rigoroso do plano de contingência e revela que “a autoridade de saúde local e o Município de Óbidos estão sempre em contato com as instituições do concelho e sabemos quais são os recursos que existem no caso de haver aqui um desenvolvimento do vírus”.

O provedor não esconde a preocupação com o momento. “Se se verificar um ou dois casos, a instituição tem, felizmente, condições de isolar os idosos”. Se os números forem superiores, conta já com o “plano B”, que já está preparado pela autarquia.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Arte em posto Multibanco

Motivos alusivos ao ecossistema natural e animal do Paul de Tornada e a imagem da igreja da localidade embelezam um posto Multibanco naquela povoação das Caldas da Rainha, numa ideia do executivo da junta de freguesia concretizada pelo artista Ricardo Silva, que estudou na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha.

tornada 1

Vereador do PS explica aprovação do orçamento da Câmara para 2023

O orçamento da Câmara Municipal das Caldas da Rainha para 2023 foi aprovado na passada segunda-feira e nem foi preciso ao Vamos Mudar socorrer-se do voto a favor do vereador do PS, com quem tem um entendimento de compromisso, já que o PSD absteve-se, votando apenas contra o orçamento para os serviços municipalizados. O socialista Luís Patacho explicou concordar com as cautelas e critérios no investimento, tendo em conta “o atual contexto macroeconómico, marcado pela incerteza sobre o fornecimento de bens e serviços, com uma grande pressão inflacionista, especialmente ao nível da energia e dos combustíveis, mas também das matérias-primas, e enorme volatilidade dos mercados”.

ps