Q

Previsão do tempo

19° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
19° C
  • Wednesday 21° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 16° C
20° C
  • Wednesday 22° C
  • Thursday 18° C
  • Friday 16° C

Setor da restauração das Caldas adapta-se ao take away e entregas em casa

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Ao encerramento temporário de restaurantes, motivado pelo atual Estado de Emergência, causado pela pandemia de Covid-19, sucederam-se respostas com novos serviços de take away e entrega de comida ao domicílio.
Filipa Canoa, do Jardim Caffé, escreve uma mensagem de esperança a cada entrega ao domicílio

Tentando mitigar a quebra nas receitas, o setor da restauração das Caldas procura alternativas para chegar aos clientes. Alguns já dispensaram funcionários temporariamente.

São vários os restaurantes nas Caldas da Rainha que se reinventaram para contrariar a crise no sector.

Sabores d’Itália

O restaurante Sabores d’Itália, localizado na Praça 5 de Outubro, está de porta fechada, mas com o intuito de amenizar os impactos negativos, os proprietários, Norberto Marcelino e Maria João, estão a manter a venda de refeições à janela do estabelecimento.

Face à crise de saúde pública, Norberto Marcelino disse ao JORNAL DAS CALDAS que teve que aderir ao regime de lay-off dos seus oito empregados.

“Enfrentamos hoje o que será uma das maiores crises na indústria da restauração”, afirmou o responsável, que optou pelo serviço take away com a entrega pela janela, seguindo as normas de higiene.

“Em vez de estar em casa a ver televisão, decidimos eu e a minha esposa fazer algumas refeições”, adiantou, revelando que “não tenho tido muitas encomendas, mas que as poucas que vendo é melhor do que nada”.

Quanto às adaptações que teve que fazer, Norberto Marcelino declarou que não foram muitas porque já trabalhava com o serviço de take away.

Sabores d’Itália tem uma ementa com pizzas e alguns pratos de massas entre outros, que funciona mediante encomenda pelo telefone 262845600, sendo que a carta do restaurante pode ser consultada no Facebook.

Bar dos Bombeiros

Isolamento social e quarentena não têm de ser sinónimo de privação de comer em casa sem ter que cozinhar. O Bar dos Bombeiros, na Rua 31 de janeiro (edifício dos Bombeiros), nas Caldas, assegura o serviço de take away através da janela do estabelecimento.

Daniel Pereira, responsável pelo espaço, disse que tiveram que dispensar temporariamente três empregados. Está ele e outra pessoa a servirem refeições para levar para casa, permitindo-lhes manter a atividade com todas as regras de espaçamento e desinfeção respeitadas.

Na ementa que chega a casa inclui sopa, sandes e alguns pratos do dia, numa ementa especial elaborada. A oferta estende-se a alguns doces, como por exemplo, o bolo de canela devidamente embalado.

O responsável disse que já tinha o serviço take away e que os mesmos clientes que já vinham buscar continuam a levar as refeições quentes para casa.

As encomendas podem ser feitas pelo número de telemóvel 912974045.

Jardim Caffé

A dupla Filipa Canoa e o seu marido, responsável pelo Jardim Caffé, na Rua Alexandre Herculano (antiga Rua do Jardim), arregaçou mangas e definiu um novo plano: passar a servir em regime de take away e entregas ao domicílio, não só comida, mas também as bebidas.

A candidatura que se encontrava no Centro de Emprego para um empregado foi adiada. “O meu marido é músico e como não tem trabalho neste momento está a ajudar nas entregas ao domicílio”, explicou a responsável.

Numa altura de crise optou por fazer as entregas gratuitas e também não acresce valor nas embalagens descartáveis que usa para transportar comida. E em cada embalagem que envia aos clientes escreve “uma mensagem de esperança”. “Fizemo-lo de forma de conseguir servir, de alguma forma, os nossos clientes e algumas pessoas que trabalham, como os profissionais de saúde, PSP. GNR, pessoal das farmácias e alguns idosos que estão sozinhos”, disse Filipa Canoa, satisfeita com as encomendas que tem tido.

Por esse motivo, estão abertos das 8h00 às 14h00, com take away (serviço de cafetaria e refeições), disponíveis para “levar o almoço ao local de trabalho com todas as normas de higiene e segurança”.

A ementa é variada. Entre peixe e carne e há sempre uma sopa, hambúrgueres, bifanas, saladas, entre outras, mediante encomendas para o telemóvel 937270965.

Sabores da Rainha

Situado na rua do Sacramento 15A, o restaurante Sabores da Rainha serve em regime de take away e faz entregas ao domicílio, mediante encomenda para os seguintes números: 928103797 ou 262 836 111.

Elisangela Passos, responsável pelo restaurante, disse ao JORNAL DAS CALDAS que no meio de tanto sofrimento e desespero por conta da Covid 19 decidiu receber encomendas “tendo em vista as necessidades das pessoas”. Informou ainda que tomaram “todas as precauções de higiene e a entrega é de acordo com todos os parâmetros regulamentados pelo governo”.

Este restaurante, que tem como especialidade farofa, picanha e feijão, elaborou um cardápio especial para esta altura e toda a comida é feita na hora. Sempre que pode faz as suas compras no comércio local.

Elisangela Passos disse que uma das cozinheiras que estava com ela na cozinha foi para casa porque tem uma criança com menos de doze anos. Por isso, é com o seu marido, que foi dispensado de um restaurante que encerrou em Óbidos, que está a assegurar o serviço take away. Como 80 por cento dos seus clientes são de Lisboa e de outras zonas do país, não tem tido muitas encomendas. No entanto, vai continuar com o serviço, com o seu marido a fazer a entrega ao domicílio.

Restaurante Paraíso

O Paraíso de Tornada (Estr. Nacional 8, n.º 45) fechou a porta ao serviço de mesa e adaptou-se para continuar a responder à procura só com o regime take away.

Tem refeições quentes “prontas a levar, com a procura a aumentar”. Para encomendas o telefone é o 262881055. O serviço ao domicílio é feito pelo Chefs em Casa, pelo telemóvel 917824821.

Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, Rui Paulo disse que tem doze empregados e que “alguns estão em casa e com a evolução da situação vou ver o que vou fazer”.

Maratona

No Facebook, o restaurante Maratona, na Praça 25 de Abril, está a comunicar aos clientes o lançamento de novos serviços, adaptando-se às circunstâncias.

Segundo o responsável, José Elói, “no seguimento de uma primeira semana em que testámos o formato de levar um bocadinho do Maratona a vossas casas, iremos esta semana aprofundar um pouco mais o conceito, alterando horários e dias de entrega, assumindo a opção take away e mantendo o serviço de entrega ao domicílio com os Chefs em Casa”.

Além de quatro hambúrgueres, quatro sandes e quatro saladas, o Maratona também optou por ter refeições refrigeradas, para que os clientes possam congelar ou manter no frigorífico durante dois dias antes de consumirem.

José Elói tem entregas às segundas, quartas e sextas e está a pensar estender o serviço para sábado, com iguarias especiais para o jantar. Dividiu os funcionários em turnos e está à espera de mais informação sobre a evolução do vírus para ver o que vai fazer com os colaboradores.

Para encomendar comida do Maratona pode ligar para Chefs em Casa ou para o Maratona, pelo telemóvel 96 5579142.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Exposição de Thiago Gadelha

O Espaço AbraçAr-te, na Rua Principal, 56, na Mata de Porto Mouro, em Santa Catarina, acolhe a exposição "O Quarto”, de Thiago Gadelha, inaugurada no dia 20 de abril.

Caldense vice-campeão nacional em triatlo cross

No dia 20 de abril decorreu o Campeonato Nacional de Triatlo Cross na Golegã, onde o atleta caldense Diogo Carvalhinho se sagrou vice-campeão nacional no seu escalão (20-24 anos), com o tempo de 2h26m04s.

diogo

Torneio Inter Regional de Desenvolvimento

Aproveitando a realização da Final da Taça de Portugal Feminina, no Estádio Dr. José Luis de Melo Silveira Botelho, a Federação Portuguesa de Rugby (FPR), em colaboração com o Caldas Rugby Clube, levou a efeito, na manhã do passado domingo, o Torneio Inter-Regional de Desenvolvimento, no escalão Sub-14.

torneio 1