Q

Previsão do tempo

9° C
  • Sunday 11° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 16° C
9° C
  • Sunday 11° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 17° C
9° C
  • Sunday 11° C
  • Monday 15° C
  • Tuesday 17° C

Rafael Oliveira dá aulas de pilates em direto no Facebook e Instagram

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Rafael Oliveira, diretor técnico no ginásio das Caldas Bestlife Fitness e instrutor de pilates no Oxygen Gym & Fitness, quer promover o bem-estar físico e mental das pessoas enquanto estão em casa durante a pandemia da Covid-19. Para isso iniciou aulas pelo https://www.facebook.com/rafael.oliveira.372 e Instagram (@master.rafa) para que “as pessoas que me acompanhavam nos ginásios ou outras pessoas que tenham interesse, possam continuar ou começar a fazê-lo”.
Rafael Oliveira promove sem custos aulas de Pilates

Segundo este responsável, que recentemente terminou o seu doutoramento em Ciências do Desporto na Universidade da Beira Interior, na Covilhã, “existem muitos efeitos nefastos para qualquer pessoa que tenha hábitos de treino físico e que agora, devido à pandemia, os cesse por completo. Assim, junta-se uma forma fácil e sem custos de treinar em casa e promover o bem-estar físico, psicológico e fisiológico”.

Dado os momentos difíceis em que a socialização presencial não é permitida “felizmente as redes sociais contribuem para evitar esta “anti-socialização”, promovendo a prática de atividade física”, disse o docente na Escola Superior de Desporto de Rio Maior.

A grande maioria dos técnicos de exercício ou ginásios adaptou-se a esta nova realidade e publica diariamente treinos com imagens ou vídeos. O que recomenda é que “procurem atividades que gostem, com profissionais devidamente certificados, e que pratiquem, no mínimo, trinta minutos diários de atividade física”.

O docente esclarece que não está a fazer desta atividade um negócio, pois “não ganho qualquer quantia financeira para o fazer e o meu único objetivo é poder ajudar, de alguma forma, quem está do outro lado”.

Rafael Oliveira não consegue precisar quantas pessoas fazem as suas aulas em direto, pois “não estou preocupado com isso, mas sim em explicar o conteúdo da aula”.

“Os oito princípios de Pilates são o alinhamento, relaxamento, respiração, consciencialização corporal, controlo, coordenação, fluidez de movimento e energia”, explicou o docente, acrescentando que também ajuda na prevenção de desequilíbrios musculares.

Esta técnica também faz o desenvolvimento da força de músculos estabilizadores (principalmente da coluna e da bacia), bem-estar e autoestima.

É uma atividade que pode ser praticada por várias faixas etárias, desde que adaptadas “às necessidades de cada um”.

O docente interessou-se por este método “por verificar que existia possibilidade no mercado de trabalho na zona das Caldas da Rainha, onde achei que teria algum espaço de intervenção”. “Uma vez que os feedbacks foram bons, acabei por continuar a investir e a atualizar-me para conseguir melhorar a minha oferta”, contou.

Rafael Oliveira iniciou aulas de Pilates em 2013 para funcionários administrativos na prisão de Caldas da Rainha, onde se deslocava por estar envolvido no “Programa Revive+”, como voluntário da Cruz Vermelha Portuguesa.

Em 2014 começou a trabalhar no ginásio “To Be Fit”, que desde 2015 passou a Oxygen Gym & Fitness. Em 2015 também começou no ginásio BestLife Fitness. No ano letivo de 2019-2020 foi convidado a lecionar Pilates na Escola Superior de Desporto de Rio Maior pela professora que o formou nesta área.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Jogo de futsal interrompido por “episódio de violência”

O jogo de futsal do escalão de juvenis “b” entre o Peniche Amigos Clube (PAC) e a Associação Desportiva de Óbidos, realizado na tarde do passado dia 27, no Pavilhão da EB 2,3 D. Luís de Ataíde, em Peniche, não chegou ao fim, devido ao comportamento agressivo de um jogador, o que levou a dupla de árbitros a entender não existirem condições para prosseguir o jogo e disputar-se o último minuto que faltava.

pac

Bombeiros do Cadaval vencem 2.º Torneio “Comandante Saroca”

A equipa dos Bombeiros Voluntários (BV) do Cadaval sagrou-se campeã do Torneio de Futsal Inter-Bombeiros “Comandante Saroca”, que reuniu oito equipas compostas por elementos de várias corporações, nos dias 26 e 27 de novembro, no pavilhão Gimnodesportivo do Cadaval.

saroca

Acordo permite alargar horário de 18 creches

Acordos de financiamento assinados no passado dia 29 pelo Centro Distrital de Segurança Social de Leiria vão permitir alargar o horário de funcionamento das creches geridas por dezoito Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), sete do concelho das Caldas da Rainha, sete de Peniche, três de Óbidos e uma do Bombarral.

creche