Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C

Voluntários pagam tecidos e costuram batas para o hospital

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
260 batas e perto de 100 cogulas (uma espécie de capuz de proteção) confecionadas por voluntários foram entregues esta semana à unidade das Caldas da Rainha do Centro Hospitalar do Oeste (CHO) para serem utilizadas pelos profissionais de saúde.
Algumas batas feitas por voluntárias

A ideia foi iniciada por duas irmãs, que conseguiram reunir mais de duas dezenas de pessoas a ajudar. Uma assistente social do hospital pediu a Cheila Mendes, costureira, para confecionar algumas batas, “num tecido baratinho”, porque seriam os próprios médicos e enfermeiros a suportar o custo daquele equipamento de proteção.

Empenhada em compensar os profissionais “pelo enorme esforço que estão a fazer”, Cheila resolveu ir mais longe e lançou na rede social Facebook um apelo a quem quisesse contribuir para a compra de tecido, para que pudesse costurar mais batas.

A irmã, Sónia Mendes, ficou com a gestão da página e desde então nenhuma das duas tem mãos a medir para levar por diante o movimento solidário.

Orlando Fernandes, proprietário da empresa Sonapel, nas Caldas da Rainha, entrou na parceria, comprometendo-se a vender a preço de custo, 90 cêntimos, o TNT (tecido não-tecido) usado para as batas.

Segundo a agência Lusa, entre transferências bancárias e pagamentos na loja foram vendidos, só na semana passada, “cerca de 600 metros de tecido” e, apesar de o espaço estar fechado ao público, vai continuar com o fornecimento.

Do ateliê das manas Mendes o tecido parte para “algumas pessoas que cortam, outras que cosem, outras que vão fazer as recolhas e as entregas para evitar que as pessoas andem na rua”, conta Cheila.

“Cada profissional usa cerca de três batas por dia, é preciso mais”, diz Cheila, a quem já pediram entretanto para “fazer botas que cubram os pés e as pernas”.

Uma marca de máquinas de costura disponibilizou máquinas para as costureiras e, asseguram as Mendes, “todos os dias há contactos de pessoas a quererem ajudar” na confeção de túnicas, batas e toucas para os profissionais de saúde.

“Há de facto muita dificuldade de fornecimento desses equipamentos, apesar de termos encomendas feitas e aguardarmos reposição”, disse à agência Lusa Elsa Baião, presidente do conselho de administração do CHO, saudando com “satisfação” esta “onda solidária”.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161