Q

Previsão do tempo

11° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C
12° C
  • Wednesday 17° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C
12° C
  • Wednesday 18° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 17° C

Dois pavilhões desportivos transformados em hospitais para doentes com Covid-19

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara Municipal das Caldas da Rainha e o Centro Hospitalar do Oeste (CHO) prepararam dois hospitais de campanha com capacidade de sessenta camas, para acolher doentes com a Covid-19. O Centro de Alto Rendimento (CAR) de Badminton e o Pavilhão Desportivo Municipal da Mata foram transformados para funcionarem, se necessário, como unidades de acolhimento de infetados.
Pavilhão da Mata com 30 camas

O CAR e o Pavilhão da Mata receberam cada um trinta camas para acolher doentes infetados com a Covid-19. Caso a lotação do hospital local seja atingida, estes dois espaços transformados serão utilizados.

“Destina-se a doentes que eventualmente poderiam estar nas suas casas resguardados mas que não têm apoio familiar ou estão isolados e vivem sozinhos, pelo que terão de estar num espaço em que tenham facilmente acesso a respostas a todas as necessidades essenciais”, manifestou a presidente do Conselho de Administração do CHO, Elsa Baião.

Os pavilhões desportivos foram agora transformados em hospitais por iniciativa da Câmara Municipal, que envolveu diversas entidades. A Escola de Sargentos do Exército cedeu as camas e o Caldas Internacional Hotel forneceu toalhas e lençóis. Já a Federação Portuguesa de Badminton disponibilizou o pavilhão que gere, dotado de boas condições para ser um hospital de campanha.

Cada um dos edifícios foi totalmente preparado para esta função, com desinfeções totais, levadas a cabo por empresas especializadas, e adaptação de algumas infraestruturas como revestimento total do piso por um material lavável e fácil de desinfetar.

Caso entrem efetivamente em funcionamento, a autarquia irá assegurar também a água, luz, aquecimento, limpeza, alimentação e oxigénio.

Ao hospital cabe a responsabilidade de funcionamento, nomeadamente a gestão de resíduos hospitalares e a organização de recursos humanos, estando a preparar a contratação de 24 médicos, 30 enfermeiros, 30 auxiliares de ação médica.

O melhor que podia acontecer, segundo o presidente da Câmara, Tinta Ferreira, “era que não fossem utilizados os hospitais”. Todavia, o autarca sublinha que é “preciso estar preparado para a eventualidade” de ser necessário aumentar a capacidade hospitalar instalada uma vez que, segundo os dados epidemiológicos, os casos vão continuar a aumentar até meados de abril.

Para o autarca, as condições criadas no CAR tornam o espaço “seguramente um dos melhores hospitais de campanha do país”. O pavilhão tem dez anos e “está muito bem cuidado, com todas as condições de conforto, climatização, balneários diversos, postos médicos, zona social e de estar, o que tornará menos difícil o momento em que aqui estão”. Na cozinha serão confecionadas as refeições para os dois hospitais.

A directora clínica do CHO, Filomena Rodrigues, acrescentou que devido à proximidade da unidade das Caldas da Rainha do CHO, o Pavilhão da Mata “poderá ser utilizado para o tratamento de doentes infetados com outro tipo de situações, quando esgotada a capacidade do CHO.

Os dois hospitais de campanha resultam de um investimento superior a 20 mil euros por parte da autarquia, que irá ainda investir cerca de cinco mil euros na aquisição de garrafas de oxigénio.

A administradora do CHO sublinhou que o hospital das Caldas da Rainha foi reestruturado para ter um circuito para doentes com a Covid-19 e outro para os restantes doentes, indicando que em cada uma das áreas trabalham equipas diferentes.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Pensado um grande parque que crie nas Caldas uma centralidade urbana de cultura, saúde e bem-estar

O Masterplan do Termalismo, apresentado pelo arquiteto urbanista Bruno Soares, na sessão da Assembleia Municipal que decorreu a 16 de abril, defende criar nas Caldas da Rainha um grande Parque das Termas, que totaliza cerca de 40 hectares no seu conjunto. O objetivo principal é fazer a ligação entre o Parque D. Carlos I, a Mata D. Leonor, a Quinta da Boneca, Centro de Artes, o Museu de Cerâmica e o Centro Histórico das Termas, com a instalação de um percurso pedonal estruturante transversal.

masterplan 1

“É preciso criar uma maior consciencialização ambiental na população”

Emídio Sousa fez o seu primeiro ato público como secretário de Estado do Ambiente nas Caldas da Rainha, no âmbito da sessão de abertura da 30ª edição das Jornadas Pedagógicas de Educação Ambiental, que decorreram no Centro Cultural e de Congressos (CCC) entre os dias 19 e 21 de abril.

jornadas

Dino D’ Santiago no concerto de 14 de maio

Este ano o tradicional concerto de 14 de maio com o palco colocado na Praça 25 de Abril, junto ao edifício da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, será protagonizado pelo músico e compositor Dino D' Santiago, atualmente um dos artistas mais aclamados pelo público em Portugal.

dino santiago