Q

Previsão do tempo

15° C
  • Saturday 18° C
  • Sunday 22° C
  • Monday 22° C
15° C
  • Saturday 19° C
  • Sunday 24° C
  • Monday 24° C
15° C
  • Saturday 20° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 25° C

Fruticultores do Cadaval ansiosos com a incerteza da possibilidade de produzir

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Como está a acontecer um pouco pelo país face à situação de emergência de saúde pública decretada, José Bernardo Nunes, presidente da Câmara do Cadaval, está focado no apoio aos “idosos e aos carenciados do concelho”, mostrando-se também preocupados com a ansiedade dos fruticultores, que desempenham a principal atividade económica do concelho.
José Bernardo Nunes, presidente da Câmara do Cadaval

O autarca respondeu a algumas questões do JORNAL DAS CALDAS.

JORNAL DAS CALDAS – Para além das medidas já tomadas no concelho, agora depois do decreto do estado de emergência o que mudou no Cadaval?

José Bernardo Nunes: Concordamos com as medidas tomadas. Era necessário estabelecer regras mais apertadas, sem dúvida. Tudo o que venha contribuir para que possamos reduzir ao máximo os riscos de contacto é bem-vindo. Julgo que neste momento é o que se pode fazer e no geral os cadavalenses têm estado a acatar todas as recomendações da Direção-Geral de Saúde (DGS) e do Governo. É a sensação que tenho.

J.C. – Estão a pensar em criar um hospital de campanha?

J.B.N.: Temos um espaço preparado com 40 camas e um outro com a possibilidade de instalar mais 10, como resposta a alguma solicitação da DGS.

J.C. – Existe algum infetado com a Covid -19 no concelho?

J.B.N: Neste momento, a informação oficial de que dispomos é que temos sete pessoas em vigilância ativa das autoridades.

J.C. – Concorda com as medidas do Governo para apoiar as empresas?

J.B.N: No geral sim, mas ainda falta definir algumas das regras para poder ter uma ideia mais precisa sobre o assunto.

J.C. – Como é que esta crise está a afetar os produtores, nomeadamente do setor da agricultura?

J.B.N: Para já, registamos uma grande ansiedade por parte dos produtores, o que é normal dada a incerteza da capacidade para continuar a produzir, mas também quanto aos mercados e ao consumo. No que respeita aos trabalhos normais para a época, para além de uma procura anormalmente elevada no que diz respeito ao fornecimento de fitofármacos, tudo decorre dentro do que é habitual.

J.C. – Além das medidas do Governo de apoio às empresas o Município tem algum plano para ajudar a minimizar os prejuízos das empresas e produtores instalados no concelho do Cadaval?

J.B.N: Neste momento, aguardamos as medidas do Governo para perceber o que vem aí em concreto. Neste momento, estamos focados na resposta aos casos relacionados com o apoio aos idosos e aos carenciados do concelho, os quais necessitam de uma resposta social já e não podem esperar por medicamentos ou bens essenciais como alimentação.

J.C. – Face à quebra de rendimentos dos munícipes, a autarquia tem algum plano. Por exemplo, estão a estudar a hipótese de famílias e empresas do concelho ficarem isentas do pagamento da água?

J.B.N: É um assunto que podemos ter que vir a equacionar, não descarto essa possibilidade, mas tem de ser um assunto a estudar por todos, Governo central e administração local, pois a Câmara tem de pagar o fornecimento em alta.

J.C. – Que mensagem quer passar à população nesta altura difícil?

J.B.N: Uma mensagem de esperança, que tenham cuidado e sigam as orientações da DGS. Estou certo de que se cada um de nós fizer a sua parte bem feita, podemos ultrapassar esta dificuldade com pouco impacto na nossa comunidade.

J.C. – Está a trabalhar em casa através de reuniões em videoconferência?

J.B.N: Tenho de estar no terreno e acompanho os nossos serviços de perto, como é óbvio tomo todas as precauções. Só as reuniões de Câmara é que estou a fazer por videoconferência.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Jantar convívio em Santa Catarina

O Centro Pastoral de Santa Catarina é palco no dia 4 de maio de um jantar convívio promovido pela Comissão de Pais de Santa Catarina no âmbito das comemorações dos 30 anos da escola da freguesia.

jantar

Semana Hortícola do Oeste

A Semana Hortícola do Oeste realiza-se no auditório da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, em Peniche, no dia 2 de maio. Na sua 11ª edição, o tema é “A terra das couves e as couves sem terra”.

Bombeiros pedem criação de carreira

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Bombarral entregou na tarde da passada quarta-feira, na Câmara Municipal, uma carta a alertar para a necessidade da criação da carreira de bombeiro.

carta