Q

Previsão do tempo

13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 14° C
13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
  • Monday 14° C
13° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C
  • Monday 15° C

Alerta para burlas associadas ao Covid-19

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) do Bombarral alertou para os riscos de burla que podem surgir durante a atual situação de pandemia.
Cartaz de alerta da GNR

“Foram já registados casos de tentativa de burla por dois homens, vestidos de enfermeiros, que vão porta a porta e se oferecem para fazer testes ao Covid-19”, divulgou o SMPC.

“Os enfermeiros não andam porta a porta a fazer testes para o Covid-19”, esclarece.

Para evitar a ocorrência de situações de risco, o SMPC recomenda à população para não abrir a porta a desconhecidos nem a supostos serviços de operadoras de telecomunicações e televisão.

O comando territorial de Leiria da GNR acrescentou que “os idosos, que vivem em zonas isoladas, são o principal alvo deste tipo de burla, com o objetivo de furtar ou roubar as poupanças de uma vida”.

“Os métodos utilizados passam por, de forma credível, bater à porta das vítimas fazendo crer que, no âmbito da situação vivida no nosso país, são profissionais de saúde e que pretendem rastrear os idosos quanto ao Covid-19 ou, noutros casos, a dar conta da oferta de serviços de telecomunicações. Em ambos os casos, os idosos acabam por ser vítimas de furto”.

O comando distrital de Leiria da PSP complementa a informação, tendo em conta que poderão existir alguns técnicos na área das telecomunicações que estejam realmente no terreno a trabalhar: “Não permita o acesso ao interior da sua residência se não for uma intervenção solicitada por si”.

A exibição de identificação é uma forma dos verdadeiros profissionais poderem trabalhar sem serem vistos com desconfiança, mas é preciso também ter cuidado pois os documentos identificativos podem igualmente ser forjados.

Deste modo, recomenda a PSP, “desconfie de técnicos da água, luz ou gás que substituem contadores e dos médicos que vão a casa sem que os tenha chamado”.

Qualquer caso suspeito deve ser reportado às autoridades policiais.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Infantis obidenses vencem em futsal

Em jogo da 4ª jornada da Divisão Distrital - Grupo B de futsal em infantis, no pavilhão da EB 2-3 D. Luís de Ataíde, em Peniche, defrontaram-se no passado dia 24 o Peniche Amigos Clube “B” e a Associação Desportiva de Óbidos. O resultado foi de 2-6.

futsal

Concerto solidário com Guiné

Um concerto solidário de angariação de bens para apoio do trabalho missionário na Guiné vai ter lugar no dia 30 de março, às 20h30, e no dia 31 de março, às 16h00, nos Pimpões, nas Caldas da Rainha.

concerto