Q

Previsão do tempo

10° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 14° C
11° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 14° C
11° C
  • Tuesday 15° C
  • Wednesday 15° C
  • Thursday 14° C

Alerta para burlas associadas ao Covid-19

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) do Bombarral alertou para os riscos de burla que podem surgir durante a atual situação de pandemia.
Cartaz de alerta da GNR

“Foram já registados casos de tentativa de burla por dois homens, vestidos de enfermeiros, que vão porta a porta e se oferecem para fazer testes ao Covid-19”, divulgou o SMPC.

“Os enfermeiros não andam porta a porta a fazer testes para o Covid-19”, esclarece.

Para evitar a ocorrência de situações de risco, o SMPC recomenda à população para não abrir a porta a desconhecidos nem a supostos serviços de operadoras de telecomunicações e televisão.

O comando territorial de Leiria da GNR acrescentou que “os idosos, que vivem em zonas isoladas, são o principal alvo deste tipo de burla, com o objetivo de furtar ou roubar as poupanças de uma vida”.

“Os métodos utilizados passam por, de forma credível, bater à porta das vítimas fazendo crer que, no âmbito da situação vivida no nosso país, são profissionais de saúde e que pretendem rastrear os idosos quanto ao Covid-19 ou, noutros casos, a dar conta da oferta de serviços de telecomunicações. Em ambos os casos, os idosos acabam por ser vítimas de furto”.

O comando distrital de Leiria da PSP complementa a informação, tendo em conta que poderão existir alguns técnicos na área das telecomunicações que estejam realmente no terreno a trabalhar: “Não permita o acesso ao interior da sua residência se não for uma intervenção solicitada por si”.

A exibição de identificação é uma forma dos verdadeiros profissionais poderem trabalhar sem serem vistos com desconfiança, mas é preciso também ter cuidado pois os documentos identificativos podem igualmente ser forjados.

Deste modo, recomenda a PSP, “desconfie de técnicos da água, luz ou gás que substituem contadores e dos médicos que vão a casa sem que os tenha chamado”.

Qualquer caso suspeito deve ser reportado às autoridades policiais.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Associação comercial reduz pegada ecológica

A ACCCRO – Associação Empresarial das Caldas da Rainha e Oeste vai realizar no dia 3 de dezembro uma ação de sensibilização e de distribuição de árvores, para que estas sejam plantadas em locais a selecionar pelas juntas de freguesia.

dsc 0488

Almoço pedagógico

O polo de Peniche da Escola Profissional Alda Brandão de Vasconcelos realizou um almoço pedagógico no Restaurante BrisaMar, no Hotel PinhalMar Peniche, confecionado e servido pelos alunos do Curso Profissional Técnico de Cozinha/Pastelaria.

solidario

Professor caldense concorre às eleições legislativas

Carlos Ubaldo, de 57 anos, professor na Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro, em Caldas da Rainha, é o nº 3 na lista do Bloco de Esquerda no distrito de Leiria nas próximas eleições legislativas, depois de ter sido o candidato à Câmara Municipal das Caldas da Rainha nas últimas eleições autárquicas.