Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C

Unidade de Saúde Pública alertou para medidas que visam evitar a propagação da doença

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A situação atual de pandemia Covid-19 e à previsão de crescimento exponencial do número de casos nos próximos dias levou a Unidade de Saúde Pública Zé Povinho (USPZP), do Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte (ACeS Oeste Norte), a elaborar um comunicado dirigido à população, revelando que “as autoridades de saúde da região têm, ao longo dos últimos dias, efetuado um conjunto de atividades no sentido de minimizar o número de casos com vista a proteger a saúde da nossa população”.
Jorge Nunes, delegado de saúde, deixa uma mensagem a todos os cidadãos no sentido da responsabilidade que todos temos no combate a esta doença

Entre essas tarefas foi “elaborado um plano de contingência para o efeito, onde consta um conjunto de medidas e procedimentos a adotar pelos profissionais de saúde deste agrupamento de centros de saúde bem como um outro plano de contingência para as instituições/empresas da região que foi disponibilizado às respetivas associações para envio aos seus associados”.

Jorge Nunes, delegado de saúde e coordenador da USPZP, destacou o “excelente trabalho que tem sido levado a efeito em articulação com os parceiros, nomeadamente as Câmaras Municipais, Proteção Civil, Centro Hospitalar do Oeste, Juntas de Freguesias, INEM, corpo de bombeiros, entidades religiosas, entre outros, para além das já efetuadas com todas as unidades de saúde do ACeS Oeste Norte”.

Esta Unidade de Saúde Pública, em articulação com a PPCIRA (Programa Nacional de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência a Antimicrobianos), do ACeS Oeste Norte, tem vindo a desenvolver um conjunto de “ações de formação junto dos profissionais de saúde”.

Diz o comunicado que “as autoridades de saúde da região estão a fazer todos os esforços no sentido de minimizar a curva epidémica e proteger a saúde da população”.

Foram divulgadas medidas práticas que visam evitar ao máximo a propagação da doença, como tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo, lavar as mãos frequentemente, durante 20 segundos, com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%. Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória, evitar tocar na cara com as mãos e evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado.

Jorge Nunes aconselha a população a seguir os importantes conselhos das autoridades de saúde, sendo de salientar manter as medidas de distanciamento social nos transportes públicos do dia-a-dia para e no próprio local de trabalho, evitar deslocações desnecessárias, ficar em casa sempre que possível, privilegiar o atendimento ao público em separado e o tratamento em ambulatório, respeitar as regras sociais e cumprir as regras de saúde pública.

“Queremos ainda deixar uma mensagem a todos os cidadãos no sentido da responsabilidade que todos temos no combate a esta doença, sendo que a evolução desta pandemia pode depender tanto pessoal como socialmente do nosso comportamento”, salientou o delegado de saúde.

Da parte das autoridades de saúde e dos profissionais de saúde em geral, e ainda em articulação estreita com as instituições e serviços da região, “podem ter a certeza que tudo iremos fazer para que esta pandemia tenha o seu fim no mais curto espaço de tempo possível, e com os menores danos possíveis”, adiantou.

Segundo o delegado de saúde, “todos estamos envolvidos neste problema, que não pode ser tratado de forma leve”, referiu.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161