Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C

Primeiro português infetado regressou curado à Nazaré

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Primeiro caso conhecido de um português infetado, entretanto curado, Adriano Maranhão regressou no passado dia 10 do Japão até à sua terra-natal, a vila da Nazaré.
Adriano Maranhão à porta da sua casa, na vila da Nazaré

Cerca de duas semanas e meia depois de ter recebido a indicação que estava infetado, voltou à Nazaré “satisfeito por estar junto da minha família”, contou o canalizador, de 41 anos.

A deteção do vírus aconteceu numa altura em que pouco conhecimento havia destes casos. “Foi um bocado complicado porque como ninguém dentro do navio tinha essa informação. Foi lidar às escuras e não sabíamos contra o que estávamos a lutar”, relatou.

Com a função de canalizador há cinco anos na empresa Princess Cruises, Adriano estava no cruzeiro Diamond Princess desde 13 de dezembro. Soube da existência do vírus a bordo a 4 de fevereiro e continuou a exercer as suas funções, enquanto o navio ficou de quarentena, ao largo do Japão.

O teste à saliva foi feito no dia 20 de fevereiro, data prevista para regressar para Portugal, o que se tornou impossível por vir a confirmar estar contaminado.

Começou aí a luta, travada a partir de Portugal pela esposa, Emmanuelle Maranhão, para o retirar do barco e dar entrada num hospital, o que aconteceu dias depois. O alívio veio com os resultados negativos a novos testes realizados a 26 e 28 de fevereiro, que lhe permitiram obter o certificado de alta hospitalar que assegurava que Adriano Maranhão não estava contaminado, podendo regressar a Portugal.

Ao longo deste período só tomou dois comprimidos paracetamol. Nada mais, ou seja, não foi medicado para eliminar o vírus. Aliás, ainda não há nenhuma vacina. Como é que então se curou? “A única explicação que me deram é que já devia estar quase no fim do processo de incubação e que o meu corpo estava a expulsar o vírus. O meu sistema imunológico contribuiu para este sucesso”, sublinhou.

Contudo, reconheceu que “não estou imune e posso voltar novamente a ser contaminado por uma pessoa infetada”. Mas essa é uma situação comum a todas as pessoas.

Quanto ao estigma que poderá recair sobre ele nos primeiros tempos agora de regresso à Nazaré, admitiu que “as pessoas poderão ficar um bocado receosas em cumprimentar-me, mas eu compreendo e estou a encarar bem, e para além disso também eu posso apanhar o vírus em contacto com essas pessoas”. De qualquer forma, no seguimento das indicações das autoridades de saúde para as populações evitarem cumprimentos, beijos e abraços os contactos são já evitados.

Hélder Vigia, de 49 anos, técnico de manutenção, da Nazaré, e Daniel Silvério, de 54 anos, de Alcobaça, carpinteiro, que igualmente estavam a bordo do Diamond Princess mas que não acusaram o vírus, cumprindo no entanto um período de 14 dias de quarentena, também tiveram autorização de regresso a Portugal.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss