Q

Previsão do tempo

13° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 15° C
13° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 15° C
13° C
  • Monday 14° C
  • Tuesday 16° C
  • Wednesday 15° C

Missa pela internet

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Com as missas, catequeses e outras celebrações suspensas, o pároco Ricardo Figueiredo, em Óbidos, resolveu transmitir missas pela internet, através do facebook.
Missa na Igreja de São Pedro, em Óbidos, transmitida pela internet

As celebrações religiosas com presença de fiéis estão suspensas mas várias paróquias estão a realizar missas pela internet. Em Óbidos, a missa no passado domingo foi transmitida através do facebook.

A Igreja de São Pedro, no castelo de Óbidos, estava quase deserta, apenas tendo no seu interior alguns elementos das paróquias de Óbidos, A-dos-Negros e Gaeiras para assegurar a realização da missa, que pôde ser acompanhada à distância pelo facebook. As leituras e os cânticos contaram com a participação dos poucos fiéis autorizados a ficar durante a celebração, espaçados uns dos outros.

“Esta opção da transmissão da missa através da internet foi uma forma de contornar a impossibilidade das pessoas não poderem participar presencialmente”, disse o pároco Ricardo Figueiredo, que reconheceu a diferença que é não estar rodeado de fiéis.

“Primeiro dói muito o coração de não dar a comunhão, este alimento espiritual, e depois não podermos ter as pessoas para celebrarmos juntos”, manifestou.

O turismo religioso é importante na vila de Óbidos, que não vai poder celebrar a semana santa que se avizinha com procissões e outros rituais. “É uma questão de prudência cancelar”, anunciou.

A Igreja adotou também precauções relativamente aos funerais. “As indicações que nós recebemos foram de ter o mínimo de pessoas possível, só os familiares mais próximos do defunto, e fazer a celebração o mais breve possível para o risco de contágio ser mínimo”, revelou o padre.

Os receios do Covid-19 impõem novos comportamentos e a Igreja cumpre também desta forma as precauções pedidas à população em geral. Contudo, alguns templos religiosos, a pedido do Papa, vão manter-se abertos, ainda que sem atividade.

Reflexão diária

A Paróquia de Salir de Matos, nas Caldas da Rainha, está a colocar diariamente no seu facebook um pequeno vídeo com a reflexão do Evangelho de cada dia. “Será um recurso de oração e vivência de fé”, relatou o padre Samuel Pulickal

Outras paróquias da região estão, de alguma forma, em contacto com os fiéis, quer transmitindo missas ou mensagens pela internet.

O JORNAL DAS CALDAS encontrou no passado domingo, na cidade das Caldas, um pequeno grupo a rezar junto à Igreja de Nossa Senhora do Pópulo, que se encontrava com porta fechada à hora em que normalmente havia missa.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Óbidos volta a ser “Município amigo do desporto”

O Município de Óbidos foi distinguido, pelo quinto ano consecutivo, com o galardão “Município Amigo do Desporto”, atribuído pela Cidade Social, na cerimónia que decorreu no dia 25 de novembro, na Mealhada, e que contou com a presença da vereadora Margarida Reis, com o pelouro do Desporto, Saúde e Bem-estar.

amigo

“RBmoda”, nova loja de moda masculina na Rua das Montras

Abriu no passado sábado mais um espaço dedicado à moda masculina em Caldas da Rainha, a RBmoda, que pertence aogrupo Rebelequation Lda, que já detém a loja de marca portuguesa de moda feminina Ferrache. A nova loja de moda masculina situada em plena Rua das...

ferrache1