Q

Previsão do tempo

13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
13° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C
14° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 16° C

Mindfulness no ambiente escolar pode trazer benefícios a alunos e professores

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O tema da prática de Mindfulness esteve em destaque no passado dia 5 na palestra que decorreu no Centro de Recursos Comunitário, organizada pelo Gabinete de Psicologia da União das Freguesias de Caldas da Rainha - Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório.
A psicóloga Andreia Mendes explicou os benefícios da prática de Mindfulness

A oradora foi a psicóloga clínica Andreia Mendes, com pós-graduação em Terapias Cognitivas Comportamentais de 3ª Geração e Mindfulness, que partilhou com o público, maioritariamente professores e educadores, a sua experiência e perspetiva desta prática,

Segundo Andreia Mendes, Mindfulness é mais do que um tipo de meditação, é a “atenção plena – consciência do momento presente”. “É estarem conscientes do que se está a passar consigo, com os seus pensamentos, com as suas emoções, com o seu corpo, no sítio e na experiência que estão a viver”, explicou.

A prática tem ganho destaque na sociedade, porque está a dar algumas respostas ou caminhos para “as vidas muito preenchidas, atarefadas e por vezes desgastantes”. “Mindfulness permite-nos manter a atenção naquilo que é realmente importante. Aumenta a atenção, reduzindo o tempo em que a mente anda a vaguear, sendo que por vezes ela navega no passado ou no futuro, e muito pouco no presente”, disse a psicóloga.

“As técnicas associadas ajudam a decidir em consciência e não em impulso”, assegurou a oradora, adiantando que permite a “gestão emocional diária mais ajustada”.

Diminuição da dor crónica, ansiedade e depressão, melhoria no tratamento das perturbações somatoformes (busca persistente de assistência médica) são outros benefícios.

O uso das práticas de atenção plena Mindfulness no ambiente escolar tem-se tornado cada vez mais frequente. De acordo com Andreia Mendes, que é diretora do Centro Clínico de Apoio à Infância “Children’s World”, elas “ajudam os estudantes a aumentar a sua capacidade de manter a atenção, regular melhor as suas emoções e adquirir maior habilidade nas inter-relações sociais”. Auxiliam ainda “num autoconceito positivo, no tomar de consciência do pensamento, diferenciar pensamentos bons e maus, e na promoção de sentimentos de gratidão face às experiências do quotidiano”.

A psicóloga, que implementou esta prática há dois anos no Colégio Rainha D. Leonor, indicou que os alunos que praticam Mindfulness “são crianças e jovens com melhor capacidade de autorregular a atenção, emoções, comportamentos e a motivação”.

Mas não são só os estudantes que beneficiam deste tipo de meditação, os professores que praticam Mindfulness são “docentes que gerem melhor a sala de aula, os conteúdos e têm menos stress”.

A sessão, destinada a professores, auxiliares de ação educativa, profissionais ligados à área de educação e demais interessados no tema, contou com dois momentos de meditação com o objetivo de “tomarem consciência do que é Mindfulness”.

Andreia Mendes mostrou alguns exercícios de Mindfulness que os professores podem “colocar em prática na sala de aula”.

A psicóloga falou também dos benefícios que os praticantes de Mindfulness têm nas organizações, proporcionando um ambiente de trabalho com reduzidos índices de stress, maior cooperação e produtividade. “Existe uma melhoria de performance do colaborador (maior atenção e mais comportamentos de segurança), melhoria nas relações pessoais e profissionais, aumento de bem estar físico e psicológico”.

São conhecidas as empresas internacionais que fomentam a prática de Mindfulness como a Google, a Amazon, Intel, Apple e em Portugal a Altice-PT e BMW-Portugal

A palestra “Mindfulness e Educação Consciente” foi a primeira de um ciclo de ações organizado pelas psicólogas Sara Oliveira e Sílvia Freitas, do Gabinete de Psicologia da União das Freguesias de Caldas da Rainha – Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório. A próxima será sobre os 4 d’s – dislexia, disortografia, disgrafia e discalculia.

Os professores e educadores de infância associados que participam nestas ações de formação serão certificados pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua do Centro de Formação de Associação de Escolas Centro-Oeste.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

“Flash mob” comemorou 30 anos da EB de Santo Onofre

Um “flash mob” com a participação de cerca de uma centena de pessoas para assinalar os 30 anos da Escola Básica de Santo Onofre foi o momento alto do Dia Aberto daquele estabelecimento escolar, que decorreu no passado sábado.

dji 0226 0161

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.