Q

Previsão do tempo

14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 14° C
14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C
14° C
  • Friday 16° C
  • Saturday 14° C
  • Sunday 15° C

Mergulhadores da Marinha inativam engenho de fumo na Nazaré

Francisco Gomes

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A equipa de prontidão de inativação de engenhos explosivos da Marinha, o Destacamento de Mergulhadores Sapadores Nº1, foi acionada ao final da tarde da passada sexta-feira na sequência do avistamento de um possível engenho explosivo encontrado na Nazaré.
Destacamento de Mergulhadores Sapadores Nº1 esteve no local

?????O alarme chegou ao comando local da Polícia Marítima da Nazaré, tendo o capitão do porto coordenado esta operação, ativando diversos meios para o local, tendo a Polícia Marítima estabelecido um perímetro de segurança com cerca de 200 metros. Após a chegada ao local, cerca das 19h30, os mergulhadores iniciaram de imediato os trabalhos de preparação para deflagração do engenho, tratando-se de um “marine marker”, engenho que produz fumo utilizado em ambiente marinho para sinalização de posições, o qual viria a ser detonado com sucesso cerca das 21h00. Devido à confluência de diversas rotas marítimas e aéreas, este tipo de engenho é encontrado com alguma frequência na costa portuguesa e requer precauções no seu manuseamento, pois na sua composição contém fósforo branco que na presença de oxigénio deflagra (inicia combustão a alta temperatura), podendo causar queimaduras graves se em contacto com a pele. Ainda que aparente um estado estável e seguro este tipo de engenhos poderá encontrar-se acionado e totalmente funcional, contendo ainda parte da sua carga. Aquando da sua deteção estes engenhos não devem ser manuseados ou removidos, devendo informar-se de imediato as autoridades.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

ASAE apreende mais de 4 toneladas de carne imprópria para consumo

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), através da Unidade Regional do Sul - Unidade Operacional de Santarém, procedeu, no final da semana passada, à execução de quatro mandados de busca, realizados “no âmbito do combate ao crime de abate clandestino e comercialização de géneros alimentícios anormais avariados ou corruptos”, nos concelhos de Batalha e Caldas da Rainha.

carne

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.

Bárbara Costa no “Centro das Conversas”

A iniciativa “Centro das Conversas”, realizada no passado dia 20, no Shopping Center La Vie Caldas da Rainha, contou com a presença de Bárbara Costa, Miss Petite Mesoamérica Portugal 2024 e vencedora do Mesoamerica International 2024, concurso de beleza e dança.

miss