Q

Previsão do tempo

20° C
  • Wednesday 27° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 25° C
20° C
  • Wednesday 27° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 26° C
20° C
  • Wednesday 29° C
  • Thursday 27° C
  • Friday 28° C

CrossFit Lusíadas nas Caldas aposta no capital humano

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
CrossFit Lusíadas nas Caldas da Rainha completa um ano no dia 13 maio. O projeto diferenciador de fitness, saúde e bem-estar duplicou em cerca de seis meses o número de sócios ativos. A modalidade presente na Zona Industrial das Caldas da Rainha (Rua da Indústria nº 33) tem conquistado adeptos pelo serviço único, afetivo e familiar. Entre os praticantes encontram-se tanto homens como mulheres, crianças, jovens, adultos e seniores. O CrossFit é para todos, pois permite adaptar o treino à condição física de cada um.
Jaime Almeida e Bruno Simões, responsáveis pela área comercial e marketing, e David Silva, diretor técnico do CrossFit Lusíadas

Em declarações ao JORNAL DAS CALDAS, Jaime Almeida, um dos responsáveis pela área de marketing, disse que o principal desafio é desmistificar que o CrossFit é “um treino agressivo”. Tanto pelos benefícios à saúde quanto pelo convívio que a atividade proporciona, o crossfit pode ser praticado por pessoas de todas as faixas etárias. Um grupo de masters de cerca de 30 ingleses e portugueses com mais de 65 anos aderiu ao CrossFit Lusíadas e está a ser seguido pelo instrutor Frederico Gameiro, que está a terminar a tese de mestrado nesta área. O treino caracteriza-se por aliar movimentos funcionais a um treino de alta intensidade e é constantemente variado. “Os treinos são alterados, mas bastante intensos e baseiam-se no conceito dos WODs (Workout of the Day) bem como no espírito de equipa que ajuda a manter a motivação dos praticantes da modalidade”, explicou Jaime Almeida. Quanto aos exercícios, eles variam entre “treinos de peso corporal tais como agachamentos, abdominais, corrida, saltos e flexões, ao uso de acessórios como cordas, argolas, caixas para saltos, barras e pesos, bicicleta ou remo”. O acompanhamento é personalizado e os grupos de treino têm o máximo 15 pessoas. Todos os exercícios são acompanhados por um instrutor profissional que dá indicações do tipo de treino e tipo de exercícios a conjugar, consoante o objetivo a atingir. “Em cada treino é trabalhado um grupo muscular distinto do dia seguinte, de forma a melhorar o condicionamento físico de forma geral”, relatou. O espaço envolvente é composto por duas box’s, o que permite aulas simultâneas de yoga, pilates, crossfit kids e masters e gymnastics. “O resultado da melhoria do condicionamento físico e das capacidades físicas traz também benefícios relacionados à estética e à saúde, como aumento de massa magra, diminuição do percentual de gordura, melhoria no perfil lipídico, diminuição das dores articulares decorrentes do sedentarismo, melhora da postura entre outros, adiantou. David Silva, diretor técnico (responsável pelo treino) do CrossFit Lusíadas, destacou o facto do treino ser diferente todos os dias e o grau de dificuldade é adaptado a cada pessoa conforme os seus objetivos”. Ana Ramos, residente em Óbidos, frequenta este ginásio há cerca de sete meses e destaca os resultados obtidos física e emocionalmente. “Apesar de terem excelentes condições o investimento no capital humano foi o melhor”, salientou, acrescentando que o que conta para ela “são as pessoas que fazem toda a diferença”. Ana Ramos tem três crianças de 6, 7 e10 anos e todas frequentam o CrossFit Lusíadas.

Fisio Atlantis – espaço de fisioterapia e osteopatia

A Fisio Atlantis é um espaço de fisioterapia e osteopatia, inserido no CrossFit Lusíadas e registado na Entidade Reguladora da Saúde. A sua criação teve como principal objetivo responder às necessidades de saúde e bem-estar da população em geral, com a oferta de serviços e tratamentos inovadores,como ondas de choque (únicos no concelho das Caldas). Faz-se também pressoterapia e eletroterapia. O fisioterapeuta é Carlos Patrício, licenciado em Fisioterapia pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa. Tirou ainda o curso de cinco anos na Escola de Osteopatia de Madrid. É natural de Lisboa, mas escolheu viver nas Caldas por ser “uma cidade mais tranquila do que a capital”. Fisioterapia para este profissional é a trabalhar a pessoa e o sintoma “através de determinados exercícios”. “Fora do gabinete tento usar muito a fisioterapia com os pesos, elásticos e com o próprio peso do corpo, e dentro utilizo a osteopatia, que acelera o processo de regeneração do corpo”, explicou. Carlos Patrício está “vocacionado a nível de fisioterapia, um complemento enriquecedor em conjunto com a osteopatia”. Trabalha maioritariamente casos do foro músculo esquelético, que engloba o tratamento de disfunções dos músculos, ossos e articulações, maioritariamente associadas a dor e inflamação. Este profissional tem muitos pacientes para o tratamento de enxaquecas. A Fisio Atlantis conta com a terapia de ondas de choque, que é uma modalidade não invasiva no tratamento de algumas patologias músculo-esqueléticas e lesões desportivas. Segundo este especialista, esta técnica consiste na administração dirigida de energia acústica nos tecidos corporais através de um aplicador em contacto com a pele. “A passagem pelos tecidos leva a efeitos mecânicos que desencadeiam ações regeneradoras, ótimo para tratar calcificações de tendões e tendinites crónicas, como pode ser utilizado para a simples contratura muscular”, apontou.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Despiste de mota mortal

Um homem de 44 anos morreu na tarde do passado domingo no Cadaval, na sequência do despiste da mota que conduzia.

Brass Dass animou ruas da cidade

No âmbito do programa de Animação de Verão 2022, promovido pela Câmara Municipal de Caldas da Rainha, em parceria com o Centro Cultural e de Congressos de Caldas da Rainha, decorreu no passado sábado mais uma arruada pela cidade.

anima