Q

Previsão do tempo

15° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 27° C
15° C
  • Wednesday 23° C
  • Thursday 24° C
  • Friday 27° C
15° C
  • Wednesday 25° C
  • Thursday 26° C
  • Friday 30° C

“A Serração da Velha” candidata às 7 Maravilhas da Cultura Popular

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Aceitando o desafio lançado pela União das Freguesias de Caldas da Rainha – Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, o Rancho Folclórico e Etnográfico "As Ceifeiras" da Fanadia submeteu a candidatura da iniciativa ”A Serração da Velha” às 7 Maravilhas da Cultura Popular, na categoria de Rituais e Eventos.
Iniciativa desenvolvida pelo Rancho Folclórico e Etnográfico "As Ceifeiras" da Fanadia

Tradição multicultural da região, que remonta à época medieval e que Gil Vicente usou em 1529 no Auto do Triunfo do Inverno, “A Serração da Velha” representa a expulsão e morte de longo período de agruras do inverno, escuro e frio, e de penitência quaresmal, com personificação numa velha, abrindo assim caminho para a primavera. Esta iniciativa popular é recriada todos os anos em Caldas da Rainha, num programa de animação chamado “Tradições da Vila”, onde os ranchos etnográficos do concelho trazem à cidade uma manifestação cultural de importância turística. É ainda usada em várias zonas do país como objeto de crítica social às pessoas mais velhas da aldeia, apontando comportamentos censuráveis e outras vezes até elogiando. “A Serração da Velha” é feita por um grupo de homens e rapazes, armados de cortiços e serrotes, gaitas de foles, campainhas, latas e chocalhos. Para reprovação dos maus comportamentos é desejada a morte, que simbolicamente se personifica na queima de uma boneca na fogueira. Como resposta, alguns dos visados reagem com azedume, dando troco à algazarra. Outros abrem a porta e convivem com a rapaziada.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Incêndio consome artigos para famílias carenciadas

Um incêndio em instalações da Paróquia de Peniche, que serviam de espaço de armazenamento de artigos para ajudar famílias carenciadas, consumiu parte dos produtos, entre roupas e alimentos, na tarde desta terça-feira, 4 de outubro.

stella

Tributo a Chico Buarque

"Quem Te Viu, Quem Te Vê" é o título de um tributo a Chico Buarque, que acontecerá no dia 13 de outubro, pelas 21h30, no Grande Auditório do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.

chico