Q

Previsão do tempo

17° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 19° C
  • Saturday 21° C
17° C
  • Thursday 19° C
  • Friday 20° C
  • Saturday 21° C
17° C
  • Thursday 20° C
  • Friday 21° C
  • Saturday 22° C

“A Serração da Velha” candidata às 7 Maravilhas da Cultura Popular

11 de Março, 2020
Aceitando o desafio lançado pela União das Freguesias de Caldas da Rainha – Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, o Rancho Folclórico e Etnográfico "As Ceifeiras" da Fanadia submeteu a candidatura da iniciativa ”A Serração da Velha” às 7 Maravilhas da Cultura Popular, na categoria de Rituais e Eventos.
Iniciativa desenvolvida pelo Rancho Folclórico e Etnográfico "As Ceifeiras" da Fanadia

Tradição multicultural da região, que remonta à época medieval e que Gil Vicente usou em 1529 no Auto do Triunfo do Inverno, “A Serração da Velha” representa a expulsão e morte de longo período de agruras do inverno, escuro e frio, e de penitência quaresmal, com personificação numa velha, abrindo assim caminho para a primavera. Esta iniciativa popular é recriada todos os anos em Caldas da Rainha, num programa de animação chamado “Tradições da Vila”, onde os ranchos etnográficos do concelho trazem à cidade uma manifestação cultural de importância turística. É ainda usada em várias zonas do país como objeto de crítica social às pessoas mais velhas da aldeia, apontando comportamentos censuráveis e outras vezes até elogiando. “A Serração da Velha” é feita por um grupo de homens e rapazes, armados de cortiços e serrotes, gaitas de foles, campainhas, latas e chocalhos. Para reprovação dos maus comportamentos é desejada a morte, que simbolicamente se personifica na queima de uma boneca na fogueira. Como resposta, alguns dos visados reagem com azedume, dando troco à algazarra. Outros abrem a porta e convivem com a rapaziada.

Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Detido na Foz do Arelho por tráfico de droga

Um homem de 27 anos foi detido na Foz do Arelho na passada quarta-feira por tráfico de estupefacientes. No decorrer de uma ação de patrulhamento da GNR das Caldas da Rainha, com o reforço dos postos de São Martinho do Porto e do Bombarral, os militares depararam-se...

246347459 2428007130663237 4279653524251237677 n

Dupla fez roubo em supermercado e foi apanhada a assaltar restaurante

Dois jovens foram imobilizados por clientes quando tentavam assaltar um restaurante em Casais do Baleal, no concelho de Peniche, na noite de passada quinta-feira, depois de terem levado 290 euros de um supermercado na Foz do Arelho, sob ameaça de arma de fogo. Presentes a tribunal, foram deixados em liberdade com apresentações semanais às autoridades policiais, enquanto decorre o processo judicial.

assalto