Q

Previsão do tempo

21° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 21° C
22° C
  • Sunday 23° C
  • Monday 23° C
  • Tuesday 21° C
22° C
  • Sunday 25° C
  • Monday 25° C
  • Tuesday 23° C

“A Serração da Velha” candidata às 7 Maravilhas da Cultura Popular

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
Aceitando o desafio lançado pela União das Freguesias de Caldas da Rainha – Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório, o Rancho Folclórico e Etnográfico "As Ceifeiras" da Fanadia submeteu a candidatura da iniciativa ”A Serração da Velha” às 7 Maravilhas da Cultura Popular, na categoria de Rituais e Eventos.
Iniciativa desenvolvida pelo Rancho Folclórico e Etnográfico "As Ceifeiras" da Fanadia

Tradição multicultural da região, que remonta à época medieval e que Gil Vicente usou em 1529 no Auto do Triunfo do Inverno, “A Serração da Velha” representa a expulsão e morte de longo período de agruras do inverno, escuro e frio, e de penitência quaresmal, com personificação numa velha, abrindo assim caminho para a primavera. Esta iniciativa popular é recriada todos os anos em Caldas da Rainha, num programa de animação chamado “Tradições da Vila”, onde os ranchos etnográficos do concelho trazem à cidade uma manifestação cultural de importância turística. É ainda usada em várias zonas do país como objeto de crítica social às pessoas mais velhas da aldeia, apontando comportamentos censuráveis e outras vezes até elogiando. “A Serração da Velha” é feita por um grupo de homens e rapazes, armados de cortiços e serrotes, gaitas de foles, campainhas, latas e chocalhos. Para reprovação dos maus comportamentos é desejada a morte, que simbolicamente se personifica na queima de uma boneca na fogueira. Como resposta, alguns dos visados reagem com azedume, dando troco à algazarra. Outros abrem a porta e convivem com a rapaziada.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Workshop de Forró 

A Associação Óbidos Dance organiza um Workshop de Forró com a colaboração do Espaço Baião - Centro Cultural e Escola de Dança, no dia 18 de maio, entre as 16h00 e as 18h00, no Largo de São Marcos, nas Gaeiras.

workshop forro

Colóquio “Portugal na Idade do Gelo”

A Arméria - Movimento Ambientalista de Peniche e o Rotary Clube de Peniche organizam no dia 10 de maio, pelas 21h00, no Auditório Municipal de Peniche, o colóquio "Portugal na Idade do Gelo: do sistema do Almonda à Gruta do Caldeirão, passando pela Furninha", tendo como orador convidado João Zilhão.