Q

Previsão do tempo

25° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 25° C
  • Saturday 25° C
26° C
  • Thursday 25° C
  • Friday 26° C
  • Saturday 25° C
25° C
  • Thursday 28° C
  • Friday 28° C
  • Saturday 27° C

“Mulheres do Cadaval” vão ser evocadas

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Biblioteca Municipal do Cadaval promove, no próximo domingo, pelas 15h00, uma tarde comemorativa do Dia Internacional da Mulher. Para além da leitura de poemas e da conversa comunitária “As mulheres do séc. XXI”, a iniciativa incluirá a abertura da mostra “Mulheres do Cadaval – Exposição Biográfica”. Valentina de Abreu é uma das figuras locais homenageadas.
Valentina de Abreu é uma das quatro mulheres visadas na mostra

A exposição aparece na sequência da Coleção “Cadaval – História e Memória”, segundo adianta Tânia Camilo, técnica da Biblioteca Municipal do Cadaval. “Surgiu a vontade de fazer sobressair algumas das mulheres biografadas nos livros que compõem a coleção”, explica. “A exposição será o mote para o crescimento deste conhecimento, através da colaboração da comunidade na recolha de elementos biográficos de mais mulheres que, por diversos motivos, se destacaram no concelho, ou, sendo de cá oriundas, tiveram um destaque na cena nacional”, acrescenta a responsável. “Foram, nesta primeira exposição, destacadas quatro mulheres já biografadas nos livros da coleção Cadaval – História e Memória, às quais se juntaram mais duas, uma falecida em 2019, e outra sugerida pela União de Freguesias de Lamas e Cercal”, indica. Uma das quatro mulheres visadas na mostra é Valentina de Abreu, mulher particularmente acarinhada pelos cadavalenses, pelo papel relevante que desempenhou no concelho. “Trata-se de uma exposição biográfica, dando rostos aos nomes e aos seus feitos. É uma exposição em crescimento, como tudo o que à história se remete. Contamos que, com o passar do tempo, outras mulheres sejam acrescentadas a este rol”, declara Tânia Camilo. A mostra ficará, depois, patente ao público até dia 21 de março, no horário de funcionamento da Biblioteca – segunda a sexta, das 09h30 às 18h30, e ao sábado, das 10h30 às 17h00. As mulheres do séc. XXI serão tema de conversa A comemoração cadavalense do Dia Internacional da Mulher contará, ainda, pelas 15h30, com um momento de leitura de poemas sobre mulheres, seguido da conversa comunitária “As mulheres do séc. XXI”, com Elsa Ligeiro (Alma Azul, editora e produtora de eventos culturais). Trata-se de uma conversa informal e aberta a todos os participantes, a qual versará acerca do papel das mulheres na atualidade. A mesma será antecedida da leitura de poemas dedicados à mulher, da autoria do seguinte leque de escritores: Florbela Espanca, Ana Luísa Amaral, José Craveirinha, Maria Teresa Horta, Vinicius de Moraes, Sophia de Mello Breyner Andresen, Noémia de Sousa, Carlos Drummond de Andrade e Natália Correia, entre outros. A leitura será intercalada com uma pequena introdução a cada uma das poesias, a partir do livro “As Mulheres Visíveis – Antologia de Poemas sobre Mulheres” (António Jacinto Pascoal).

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Exposição “Desenhus du Brunus nu Citrus”

Durante os meses de agosto e setembro podem ser vistas nas paredes do Citrus Coffee, na Praça da Fruta, nas Caldas da Rainha, 16 obras, entre caricaturas, cartunes e ilustrações, da autoria do caldense Bruno Prates Ferreira.

bruno

Esculturas feitas de plástico alertam para a poluição das praias e oceanos

A Nazaré é um dos locais que recebem as esculturas da artista Soraia Domingos, feitas com plástico e resíduos não passíveis de serem reciclados, recolhidos na costa portuguesa pela Marinha Portuguesa, ao abrigo do projeto TransforMAR, do Lidl. Todo o restante material plástico, passível de ser reciclado, será convertido em t-shirts.

plastico