Q

Previsão do tempo

10° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
10° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 14° C
10° C
  • Friday 14° C
  • Saturday 13° C
  • Sunday 15° C

Dois amigos das Caldas viajaram até Marrocos num Nissan Micra para levar bens às crianças

Marlene Sousa

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
“Atravessar Marrocos num Nissan Micra k11 e com mais de 20 anos, para entregar material solidário a crianças e escolas desfavorecidas”, foi o que os jovens caldenses Ricardo Araújo e Henrique Amaral fizeram, de 14 a 27 de fevereiro, no âmbito do “Uniraid”, uma competição amigável que desafia estudantes universitários de toda a península ibérica a aliarem os valores de solidariedade e de entreajuda.
Henrique Amaral e Ricardo Araújo participaram num rally humanitário a Marrocos

Ricardo Araújo, de 22 anos, estudante de Engenharia Eletrotécnica e Computadores na Faculdade de Ciências e Tecnologia de Lisboa, e Henrique Amaral, de 23 anos, estudante de Engenharia Automóvel no Politécnico de Leiria (mestrado), com outros amigos, formaram uma equipa. A edição de 2020 desta aventura solidária contou com 51 equipas portuguesas que ajudaram as escolas das pequenas povoações de Gourrama. Para estes dois amigos, ambos ex-alunos da Escola Raul Proença, foi uma experiência “única e inesquecível”, nomeadamente o sentido de entreajuda entre as 166 equipas, ou seja, 332 participantes. “Os sorrisos nas crianças, o calor abrasador, a areia, o pó, foi uma aventura fantástica onde conhecemos participantes e pessoas locais espetaculares”, relataram. Viram “paisagens deslumbrantes, noites com um céu com tantas estrelas que parecia de dia”, mas o que mais os impressionou foi “o trabalho entre equipas para tirar os carros da areia”. “Não estava à espera de tanta entreajuda. As diferenças de cultura, embora grandes, são sempre interessantes de explorar e a comida também foi deliciosa”, disse Ricardo Araújo. O Uniraid não e´ uma corrida de velocidade. É antes uma viagem de aventura em que os participantes têm que completar sete etapas navegando com um roadbook (proibidos de utilizar dispositivos eletrónicos) e ultrapassando todos os tipos de obstáculos, desafios e testes, com o objetivo de atravessar Marrocos de norte a sul entregando 40 quilos de material de solidariedade nas aldeias do deserto. Apesar de revelarem serem amantes de aventura, a participação convenceu-os quando souberam da vertente solidária, que teve um grande peso nesta decisão. “Tudo começou com a ideia de comprar uma 4L (da Renault) e restaurá-la, mas rapidamente apercebemo-nos que o preço atual destes carros (já clássicos) era demasiado alto para nós”, explicaram. Algum tempo depois, já com os sonhos de comprar uma 4L deixados para trás, conheceram o Uniraid. A prova este ano conseguiu entregar perto de 19 toneladas de bens, como roupa, material escolar, material de higiene pessoal, brinquedos e computadores. Ricardo e Henrique partiram de Leiria, pararam em Lisboa para apanhar outros colegas que também participaram e foram por estradas nacionais até Espanha e depois pela autoestrada até Algeciras. Ali apanharam o ferry até Tânger. “Em África o percurso foi Tânger-Meknes-Gourram-Erg Chebbi-Erg Znigui-Nkob-Marrakech e depois o regresso a casa”, contaram. Fizeram cerca de quatro mil quilómetros até chegarem a Leiria. Para a viagem adquiriram um Nissan Micra K11 1, de três portas. “Um carro de cidade normal, com muitos donos antes de nós, mas que não deve ter tido muitas aventuras antes de chegar às nossas mãos”, sublinharam. Como patrocinadores das Caldas da Rainha contaram com o apoio da clínica dentária Saúde Oral e da loja de roupa de criança Neck & Neck.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

GNR leva presentes de alunos a idosos

Alunos da turma 8C da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó, do Bombarral, prepararam presentes alusivos à páscoa para serem distribuídos por idosos que vivem no concelho.

idosos

Barbeiro desaparecido

Um barbeiro brasileiro, de 42 anos, está desaparecido desde 3 de março, havendo suspeitas de que se possa ter afogado no mar na Foz do Arelho, localidade onde residia, mas não havendo testemunhas todas as hipóteses estão em aberto, tendo o caso sido comunicado ao Ministério Público e à Polícia Judiciária.

desaparecido0