Q

Previsão do tempo

9° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 13° C
9° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 13° C
9° C
  • Tuesday 13° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 13° C

Município investe um milhão de euros no reforço costeiro

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
O Município de Peniche vai investir 1,1 milhões de euros em duas ações de promoção da adaptação às alterações climáticas e prevenção e gestão de riscos consideradas prioritárias.
Investimento no cordão dunar da baía norte e na estabilização da arriba do Porto de Areia Sul

O montante em causa encontra-se inscrito no orçamento municipal, aprovado para o ano de 2020. Uma das ações tem como objetivo promover a recuperação ambiental do cordão dunar da baía norte, abrangendo as praias da Cova da Alfarroba, Baía e Baleal Campismo e contempla a construção de três estruturas de acesso sobrelevadas às referidas praias, a instalação de regeneradores dunares, a demolição do antigo campo de tiro e a renaturalização da área envolvente, incluindo o espaço ocupado pelo antigo hipódromo. Estas intervenções implicam ainda o reordenamento parcial dos acessos rodoviários e dos parques de estacionamento das referidas praias, num investimento que irá contribuir decisivamente para a recuperação e preservação deste cordão dunar, ao mesmo tempo que criará melhores condições de acesso para os utilizadores da praia e para a imagem de Peniche enquanto destino turístico. A outra ação consiste na estabilização da arriba do Porto de Areia Sul, junto à concessão existente, permitindo repor as condições de segurança para pessoas e bens, que atualmente não se verificam no local, e que motivaram o seu encerramento ao público. A solução técnica a adotar consiste na instalação de redes metálicas com sistema anti-corrosão, fixadas através de um sistema de pregagens, cabos de aço e outros elementos de fixação e aperto, em detrimento de opções de maior impacto visual, como seria a utilização de betão projetado. Ambas as ações resultaram da assinatura de contratos interadministrativos de delegação de competências entre a Agência Portuguesa do Ambiente e o Município de Peniche, que tornaram possível que intervenções da responsabilidade daquela agência fossem executadas pela parte da edilidade local. Estas duas intervenções têm início previsto para o ano de 2020, tendo as respetivas candidaturas sido aprovadas pelo “Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos”, com uma comparticipação financeira a fundo perdido de 75% do valor total do investimento.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

Museu Nacional Resistência e Liberdade arranca em fevereiro

Tem início em fevereiro a empreitada com vista à instalação do Museu Nacional Resistência e Liberdade na Fortaleza de Peniche, devendo a mesma estar concluída no primeiro trimestre de 2023, de modo a que possa ser inaugurado a 25 de abril de 2023, um ano antes das comemorações do 50º aniversário da Revolução dos Cravos.

museu

Cercina reforça respostas sociais

A Cercina – Cooperativa de Ensino, Reabilitação, Capacitação e Inclusão da Nazaré, reunida em assembleia geral no dia 29 de dezembro, aprovou por unanimidade o Plano de Atividades e Orçamento para 2022.

Eventos com alunos da ESAD.CR

“Descaminho” é o título de uma mostra de performance a ser apresentada nos dias 13 e 14 de janeiro, entre as 20h e as 24h, no Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha.