Q

Previsão do tempo

13° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 14° C
  • Friday 15° C
13° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 15° C
13° C
  • Wednesday 13° C
  • Thursday 15° C
  • Friday 15° C

Autarquia apela à deposição de óleos alimentares usados

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara Municipal do Bombarral recorreu aos serviços da Gaspar Serra, Lda. - GS Ambiente, empresa certificada para a recolha e tratamento de óleos alimentares usados, para proceder à manutenção dos vários oleões existentes no concelho, bem com à recolha destes resíduos.
Recolha para tratamento de óleos alimentares usados

A autarquia apela à população para que seja dado o rumo mais adequado aos óleos alimentares usados, que passa pela sua deposição no oleão. É também feito um apelo ao uso adequado destes recipientes, onde devem ser apenas colocados os óleos vegetais, como óleos de girassol, soja, palma e colza, azeite e óleos de conservas, devendo os mesmos estar acondicionados em garrafas ou garrafões de plástico devidamente fechados. Nos oleões não devem ser colocados óleos minerais provenientes dos motores (é um contaminante à valorização dos óleos alimentares usados), bem como margarinas e outros resíduos de alimentos provenientes das frituras. “Os óleos alimentares usados são uma das principais fontes de contaminação da água, sendo cada litro de óleo despejado no ralo do lava loiça responsável pela poluição efetiva de um milhão de litros de água”, refere a autarquia. “Esta contaminação acontece pelo facto do óleo de cozinha ser constituído por uma mistura de ácidos gordos não solúveis na água que quando são lançados no esgoto vão poluir não só a água como o solo e provocar danos nas redes de recolha de águas residuais e posteriormente nas ETAR’s (Estações de Tratamento de Águas Residuais)”, acrescenta.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Artigos Relacionados

Seniores masculinos do Sporting das Caldas com dupla vitória

O Sporting Clube das Caldas (SCC) recebeu o Clube Kairós, dos Açores, em jogo atrasado da terceira jornada da segunda fase, série A2, do campeonato nacional, e venceu com alguma naturalidade a equipa açoriana, apesar de ter perdido o segundo set.

voleibol

Sérgio Leandro dirige Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar

Sérgio Leandro vai tomar posse como diretor da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM) nesta quarta-feira, pelas 15h00, em Peniche, sucedendo a Paulo Almeida. A cerimónia contará com a presença do ministro do mar, Ricardo Serrão Santos.

sergio