Q

Previsão do tempo

15° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
16° C
  • Thursday 16° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 14° C
16° C
  • Thursday 17° C
  • Friday 15° C
  • Saturday 15° C

Autarquia apela à deposição de óleos alimentares usados

EXCLUSIVO

ASSINE JÁ
A Câmara Municipal do Bombarral recorreu aos serviços da Gaspar Serra, Lda. - GS Ambiente, empresa certificada para a recolha e tratamento de óleos alimentares usados, para proceder à manutenção dos vários oleões existentes no concelho, bem com à recolha destes resíduos.
Recolha para tratamento de óleos alimentares usados

A autarquia apela à população para que seja dado o rumo mais adequado aos óleos alimentares usados, que passa pela sua deposição no oleão. É também feito um apelo ao uso adequado destes recipientes, onde devem ser apenas colocados os óleos vegetais, como óleos de girassol, soja, palma e colza, azeite e óleos de conservas, devendo os mesmos estar acondicionados em garrafas ou garrafões de plástico devidamente fechados. Nos oleões não devem ser colocados óleos minerais provenientes dos motores (é um contaminante à valorização dos óleos alimentares usados), bem como margarinas e outros resíduos de alimentos provenientes das frituras. “Os óleos alimentares usados são uma das principais fontes de contaminação da água, sendo cada litro de óleo despejado no ralo do lava loiça responsável pela poluição efetiva de um milhão de litros de água”, refere a autarquia. “Esta contaminação acontece pelo facto do óleo de cozinha ser constituído por uma mistura de ácidos gordos não solúveis na água que quando são lançados no esgoto vão poluir não só a água como o solo e provocar danos nas redes de recolha de águas residuais e posteriormente nas ETAR’s (Estações de Tratamento de Águas Residuais)”, acrescenta.

(0)
Comentários
.

0 Comentários

Deixe um comentário

Últimas

Artigos Relacionados

PSP intervém em jogo de futebol

O Comando Distrital da Polícia de Leiria da PSP transmitiu que no final de um jogo de futebol do escalão júnior realizado no passado sábado no Campo Luís Duarte, nas Caldas da Rainha, o juiz da partida “comunicou ao comandante do policiamento” ter existido uma “suposta tentativa de agressão ao árbitro” por parte do treinador de uma das equipas.